Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
anBkdWI3ZmhwMjI2N20zZ3J0YTQ4ZWNzbzMxNTY2MjI1NjA4 Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
JW Service - Engenharia
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

Em artigo publicado no mês de maio, que leva o título de: 40 anos de desindustrialização, o Economista e Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Carlos Bresser-Pereira, descreveu de forma pormenor o processo de desindustrailização que acomete o Brasil desde meados da década de oitenta (80s), quando a economia do país puxou o freio de mão, devido a crise da dívida externa, mantendo-se praticamente paralisada durante toda a década de noventa (90s), em consequência da adoção de um regime de política econômica liberal, que infelizmente não foi superado na década seguinte e que ressurgiu agora em meados de 2018, através de meia dúzia de aprendizes de feiticeiros, cujo o objetivo estratégico não declarado é retardar ainda mais o desenvolvimento industrial e econômico do país para atender aos interesses escusos do mercado financeiro-rentista.

grafico industria de transformacao x pib

O artigo esclarece de forma lúcida os últimos quarenta anos do Brasil em termos de desenvolvimento industrial e conta ainda com o gráfico acima, elaborado por Paulo César Morceiro, que é Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e descreve a participação da indústria de transformação no PIB, através do estudo: Influência metodológica na desindustrialização brasileira e correções na composição setorial do PIB, publicado em Research Gate em janeiro de 2019.

Estudo que apresenta evidências empíricas que colocam em dúvida a tese da sobre-industrialização de Bonelli e Pessôa (2010). Ademais, o estudo apresenta séries oficiais mais extensas da participação da indústria de transformação no PIB na mesma metodologia que permitem um melhor entendimento da desindustrialização brasileira no período anterior e posterior a abertura comercial, período de difícil interpretação devido às mudanças metodológicas. A partir de um método novo – que eliminou o problema do dummy financeiro e das mudanças metodológicas – este estudo exibe séries corrigidas da participação setorial no PIB de 1947 a 2017 compatibilizadas para a metodologia atual do IBGE. A série corrigida está mais aderente aos ciclos econômicos e permite um melhor entendimento da desindustrialização do Brasil.

Em suma, o artigo de Bresser-Pereira é uma leitura indispensável para quem deseja compreender o processo de desindustrialização do Brasil, assim como o artigo de Paulo Morceiro representa uma leitura complementar, que pode ajudar a elucidar de onde viemos, onde estamos e para onde iremos.

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
fauzi-mendonca Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira - Revista Manutenção
Fauzi Mendonça
Nome: Fauzi Mendonça
Website: http://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Engenheiro em Eletrônica


   Redes sociais: 
linkedin Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira - Revista Manutenção
 
facebook Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira - Revista Manutenção
 
twitter Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira - Revista Manutenção
 
google Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira - Revista Manutenção
 
youtube Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da área de manutenção.

Desenvolvedor Web nas horas vagas, é o responsável pelo design, layout, diagramação, pela elaboração da identidade visual e da logomarca da Revista Manutenção.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pela FAT (Faculdade Anhanguera de Tecnologia) de São Bernardo, atua há mais de treze anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Facebook

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE