Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
bjBqbmhnY2NhY2swcmgzMWM3cDZsbHE1ZzAxNTM3NTg4NDI5 Literatura - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Artigos científicos

Grade Lista

Lei de Hooke disponibilizada pelo Google Books livre de DRM

Engenharia

Objeto de estudo da Física, mais especificamente da Mecânica Clássica, a Resistência dos Materiais (RESMAT) fundamenta-se compulsoriamente na compreensão da Lei de Hooke, que foi elaborada em 1676 e publicada somente dois anos mais tarde, em Londres pelo cientista Inglês Robert Hooke, que descreveu os pormenores do comportamento de deformação elástica e plástica dos materiais em função da tensão perpendicular aplicada a eles, através de um simples ensaio de tração com molas, registrado no livro Lectures de Potentia Restitutiva, or of spring explaining the power of springing bodies, que em português significa Aulas de Tensão Restauradora, ou da mola demonstrando o poder de elasticidade dos corpos.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 100% (1 Voto)
Ler mais...

O cenário econômico competitivo, resultado da globalização, força as empresas a enfrentarem desafios diários com relação à custo, qualidade e agilidade. À vista disso, as organizações buscam melhorias em seus processos e na sua gestão, para que, além de aumentar sua produtividade hoje, esteja preparada para diferentes cenários do mercado amanhã. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta a ideia de que a Manutenção Autônoma, alinhada com as práticas da Manufatura Enxuta, pode ser uma solução para o aumento da produtividade, eficiência e eliminação de desperdícios. O presente trabalho tem como objetivo, através da pesquisa de estudo de caso em uma empresa da indústria de alimentos e o embasamento teórico da literatura, consolidar recomendações para implantação da Manutenção Autônoma que permita auxiliar organizações de diferentes segmentos. O trabalho limita-se às etapas de planejamento e implantação do programa, e ainda propõe uma nova ferramenta, com a finalidade de tornar o programa mais sólido. No sentido de aumentar a eficiência e produtividade das organizações, conclui-se que a Manutenção Autônoma apresenta-se como solução sem grandes investimentos, e sim, por meio das práticas da Manufatura Enxuta com recursos internos e pensamento de médio e longo prazo.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 60% (2 Votos)
Ler mais...

Várias estratégias de manutenção são empregadas nos complexos industriais, tendo, como destaque, modelos de gestão que buscam ações preventivas, como TPM (Total Productive Maintenance), RCM (Reliability Centered Maintenance), e outras preventivas baseadas na condição, no tempo, em paradas, dentre outras. Ao aprofundar este tema, tanto do ponto de vista do planejamento quanto da aplicação, percebe-se que o grande desafio para otimização do custo dessas estratégias está em “o que fazer” e “quando fazer”; ou seja, qual escopo e com que periodicidade. Observa-se, no contexto industrial, que há conhecimento das equipes de manutenção em avaliar o comportamento das falhas, definir a vida útil dos principais sistemas que compõem os processos, programar todas as necessidades de reparo e controlar as paradas de um processo. Contudo, percebe-se que há limites em relação à previsão de periodicidade ótima, devido à grande complexidade de combinações possíveis de escopo e momento ideal para a parada de um processo. Esta percepção motivou o presente estudo, para o qual se traçou o objetivo de desenvolver um modelo matemático que otimizasse os custos de manutenção, por meio do estudo da vida útil dos sistemas, fundamentados pelo uso, tempo, condição e custos. A modelagem matemática utilizada foi implementada computacionalmente por meio do MATLAB®. Assim, foi possível analisar o comportamento das variáveis envolvidas na otimização da periodicidade, o custo residual por troca prematura, a periodicidade ótima, o escopo, os custos com manutenção corretiva/preventiva, o tempo de parada de processo e a identificação dos sistemas significativos para aplicação de projeto e para dimensionamento da vida útil dentro do conceito RCM. Para aplicar o modelo, foi desenvolvida uma metodologia que auxilia o usuário durante as simulações com a utilização da ferramenta computacional. A análise foi aplicada numa empresa da indústria cerâmica de grande porte, composta de mais de 43 processos com 5.000 ativos. Para as simulações foram utilizadas linhas de processo contínuo e equipamentos; contudo, a sistemática poderá ser utilizada em empresas de outros setores industriais.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 100% (2 Votos)
Ler mais...

No presente trabalho foi desenvolvido e avaliado um protótipo de equipamento de análise de vibração de baixo custo, incluindo o micro controlador Arduino Due, e acelerômetros da nova tecnologia de micro máquinas MEMS, visando os requerimentos mínimos estabelecidos num programa de Manutenção Preditiva padrão. O Arduino Due é a última versão dos micro controladores Arduino e permite a comunicação entre o acelerômetro e o computador, já que incorpora os protocolos de comunicação SPI e USB. O acelerômetro digital MEMS é o elemento fundamental do protótipo, considerando a sua natureza capacitiva e custo muito inferior ao sensor piezo elétrico padrão, torna-se uma alternativa no desenvolvimento do protótipo. A avaliação do protótipo foi realizada em laboratório e em campo, mas, mostra diferenças consideráveis ao ser comparado com o equipamento de análise do laboratório. As principais deficiências do protótipo são instabilidade nas medições ou medições diferentes em dias diferentes, os espectros de frequências apresentam variações de amplitude e impossibilidade de realizar uma análise em tempo real. Mesmo assim, deve-se lembrar que os elementos selecionados para o desenvolvimento do protótipo são os mais econômicos do mercado, e portanto, um aumento na qualidade pode incidir favoravelmente nos resultados das medições em futuras pesquisas.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

Última edição

A manutenção do ativo Brasil após o ensaio neodesenvolvimentista

A manutenção do ativo Brasil após o ensaio neodesenvolvimentista

Janeiro / 2018 - Quais são as perspectivas para o Brasil, após ensaio neodesenvolvimentista, interrompido pelo anacrônico neoliberalismo e sob influência neoimperialista?

Arquivo

Edições:
 
 

Acervo de Manutenção

Diversos arquivos grátis. Confira!
Diversos arquivos grátis. Confira!

Manutenção pelo mundo

Artigos técnicos

Grade Lista

Ao longo dos últimos anos, nosso laboratório de calibração de medidores de vazão efetuou uma grande quantidade de serviços para os mais diferentes tipos de tecnologias comumente utilizadas nas Indústrias de Processo e Manufatura como: Medidores de Vazão do Tipo Eletromagnético, Coriolis, Vortex, Turbina, Ultrassônicos, Engrenagens Ovais, Hidrômetros, Rotâmetros e para diversos segmentos como Sucroalcooleiro, Papel e Celulose, Alimentos, Bebidas, Têxtil, Químico, Petroquímico, Farmacêutico, Siderúrgico, Mineração, Automotivo, Saneamento, entre outros e destacamos entre todos os trabalhos executados, a manutenção do revestimento dos medidores de vazão eletromagnéticos. Basicamente quando é necessário efetuar este trabalho, consideramos como sendo uma manutenção completa, ou seja, abertura do mesmo para remoção ou substituição de bobinas, eletrodos, fiação interna e por fim o revestimento, pois basicamente todos estes itens são substituídos quando não são recuperados.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 100% (1 Voto)
Ler mais...

(IGUS) A empresa especializada em plásticos está expandindo a sua gama de porcas de avanço rápido feitas com polímero de alto desempenho iglidur E7 isento de manutenção.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

Muitas vezes, buchas de plástico de alta performance são confundidas com buchas metálicas com película de PTFE, que são uma tecnologia muito ultrapassada. Ao longo das últimas 3 décadas, houve uma revolução no avanço e uso de plásticos altamente projetados em aplicação de buchas.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

Assunto recorrente nas salas de reuniões por onde transitam os gestores, no planejamento e controle de manutenção, no chão de fábrica e inclusive nas entrevistas de emprego, a manutenção preditiva é uma metodologia utilizada na conservação de ativos, realizada a partir da análise de dados obtidos através de instrumentos específicos durante inspeções em campo, ou seja, enquanto as máquinas e equipamentos estão operando e por consequência sujeitas a gerar as evidências necessárias para indicar ou não a necessidade de se programar uma manutenção preventiva ou corretiva.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 40% (1 Voto)
Ler mais...

Ar comprimido é uma fonte de energia essencial na grande maioria das indústrias modernas. Seja no processo produtivo, na instrumentação, no acionamento de equipamentos do processo ou na embalagem, por exemplo. Apesar de sua relevância operacional, pouca atenção tem sido dada à sua produção energeticamente eficiente. Consumo de energia e manutenção mecânica representam os principais custos desta forma de energia que é 6 a 8 vezes mais cara que a energia elétrica.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 100% (3 Votos)
Ler mais...

(IGUS) A igus apresentou o primeiro cabo de bus Profinet de alta resistência na SPS IPC Drives. Muitas vezes, os cabos de bus, devido à sua pequena seção transversal e construção mais frágil, alcançam o seu limite mecânico em aplicações suspensas. Por isso, a igus desenvolveu o cabo de bus CFSPECIAL.182.060 para Profinet com elementos de alívio de tensão especiais no revestimento exterior de PUR, que separam os elementos de bus sensíveis das altas forças tensoras. Agora, todas as aplicações verticais, como equipamentos de armazenagem e recuperação, podem ser equipadas com sinais de bus de forma confiável e segura.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

(TAGOUT) Chaves de fenda, alicates, martelos, marretas, tesouras, estiletes. Que trabalhador nunca se deparou come estas e outras ferramentas manuais em sua rotina de atividades? Apesar de parecerem inofensivas, por não estarem ligadas à corrente elétrica, estes instrumentos podem oferecer diversos riscos ao operador e outras pessoas que estão à sua volta.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

As Normas Regulamentadoras, em especial a NR12 surgiram no Brasil, em 1978 e depois reformuladas em 2010 com o objetivo de atender os requisitos de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos e para fornecer diretrizes relacionadas a Medicina e Segurança do Trabalho, que devem ser observadas por todas as empresas regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Essa norma vem sendo atualizada para vários setores da indústria brasileira, pois os índices de acidentes nas indústrias têm sido expressivos, prejudicando os operários e aumentando os gastos da Previdência Social com pagamentos de Auxílio Acidente e Auxílio Doença. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as diretrizes da NR 12, verificando a sua aplicação para a redução de incidência de acidentes.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

(TAGOUT) Você sabia que cerca de 23 mil acidentes são registrados por ano na construção civil? Segundo o Ministério do Trabalho, o setor é o quinto em ocorrências, apesar de inúmeros esforços de empresas e organizações que buscam mudar esta realidade.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

Assinantes

 Registramos  1840  assinantes 

Anúncios patrocinados

Calculadora de MTBF

 

TD = Tempo Disponível para a produção/operação no formato decimal.
QF = Quantidade de Falhas (somente manutenção corretiva).

Calculadora de MTTR

 

TP = Tempo Parado para manutenção corretiva no formato decimal.
QF = Quantidade de Falhas (somente manutenção corretiva).

Disponibilidade

 

TD = Tempo Disponível para a produção/operação no formato decimal.
TP = Tempo Parado para manutenção no formato decimal.

Visitantes online

  Há  25  visitantes e  5  assinantes online 

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE