Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
cmM2Y3ZxbWNhNTExN2E0M2xudDZjMzFpbTYxNTYzOTM2NjI0 Literatura - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Artigos científicos

Grade Lista

Lei de Hooke disponibilizada pelo Google Books livre de DRM

Engenharia

Objeto de estudo da Física, mais especificamente da Mecânica Clássica, a Resistência dos Materiais (RESMAT) fundamenta-se compulsoriamente na compreensão da Lei de Hooke, que foi elaborada em 1676 e publicada somente dois anos mais tarde, em Londres pelo cientista Inglês Robert Hooke, que descreveu os pormenores do comportamento de deformação elástica e plástica dos materiais em função da tensão perpendicular aplicada a eles, através de um simples ensaio de tração com molas, registrado no livro Lectures de Potentia Restitutiva, or of spring explaining the power of springing bodies, que em português significa Aulas de Tensão Restauradora, ou da mola demonstrando o poder de elasticidade dos corpos.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 100% (2 Votos)
Ler mais...

O cenário econômico competitivo, resultado da globalização, força as empresas a enfrentarem desafios diários com relação à custo, qualidade e agilidade. À vista disso, as organizações buscam melhorias em seus processos e na sua gestão, para que, além de aumentar sua produtividade hoje, esteja preparada para diferentes cenários do mercado amanhã. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta a ideia de que a Manutenção Autônoma, alinhada com as práticas da Manufatura Enxuta, pode ser uma solução para o aumento da produtividade, eficiência e eliminação de desperdícios. O presente trabalho tem como objetivo, através da pesquisa de estudo de caso em uma empresa da indústria de alimentos e o embasamento teórico da literatura, consolidar recomendações para implantação da Manutenção Autônoma que permita auxiliar organizações de diferentes segmentos. O trabalho limita-se às etapas de planejamento e implantação do programa, e ainda propõe uma nova ferramenta, com a finalidade de tornar o programa mais sólido. No sentido de aumentar a eficiência e produtividade das organizações, conclui-se que a Manutenção Autônoma apresenta-se como solução sem grandes investimentos, e sim, por meio das práticas da Manufatura Enxuta com recursos internos e pensamento de médio e longo prazo.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 60% (2 Votos)
Ler mais...

Várias estratégias de manutenção são empregadas nos complexos industriais, tendo, como destaque, modelos de gestão que buscam ações preventivas, como TPM (Total Productive Maintenance), RCM (Reliability Centered Maintenance), e outras preventivas baseadas na condição, no tempo, em paradas, dentre outras. Ao aprofundar este tema, tanto do ponto de vista do planejamento quanto da aplicação, percebe-se que o grande desafio para otimização do custo dessas estratégias está em “o que fazer” e “quando fazer”; ou seja, qual escopo e com que periodicidade. Observa-se, no contexto industrial, que há conhecimento das equipes de manutenção em avaliar o comportamento das falhas, definir a vida útil dos principais sistemas que compõem os processos, programar todas as necessidades de reparo e controlar as paradas de um processo. Contudo, percebe-se que há limites em relação à previsão de periodicidade ótima, devido à grande complexidade de combinações possíveis de escopo e momento ideal para a parada de um processo. Esta percepção motivou o presente estudo, para o qual se traçou o objetivo de desenvolver um modelo matemático que otimizasse os custos de manutenção, por meio do estudo da vida útil dos sistemas, fundamentados pelo uso, tempo, condição e custos. A modelagem matemática utilizada foi implementada computacionalmente por meio do MATLAB®. Assim, foi possível analisar o comportamento das variáveis envolvidas na otimização da periodicidade, o custo residual por troca prematura, a periodicidade ótima, o escopo, os custos com manutenção corretiva/preventiva, o tempo de parada de processo e a identificação dos sistemas significativos para aplicação de projeto e para dimensionamento da vida útil dentro do conceito RCM. Para aplicar o modelo, foi desenvolvida uma metodologia que auxilia o usuário durante as simulações com a utilização da ferramenta computacional. A análise foi aplicada numa empresa da indústria cerâmica de grande porte, composta de mais de 43 processos com 5.000 ativos. Para as simulações foram utilizadas linhas de processo contínuo e equipamentos; contudo, a sistemática poderá ser utilizada em empresas de outros setores industriais.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 100% (2 Votos)
Ler mais...

No presente trabalho foi desenvolvido e avaliado um protótipo de equipamento de análise de vibração de baixo custo, incluindo o micro controlador Arduino Due, e acelerômetros da nova tecnologia de micro máquinas MEMS, visando os requerimentos mínimos estabelecidos num programa de Manutenção Preditiva padrão. O Arduino Due é a última versão dos micro controladores Arduino e permite a comunicação entre o acelerômetro e o computador, já que incorpora os protocolos de comunicação SPI e USB. O acelerômetro digital MEMS é o elemento fundamental do protótipo, considerando a sua natureza capacitiva e custo muito inferior ao sensor piezo elétrico padrão, torna-se uma alternativa no desenvolvimento do protótipo. A avaliação do protótipo foi realizada em laboratório e em campo, mas, mostra diferenças consideráveis ao ser comparado com o equipamento de análise do laboratório. As principais deficiências do protótipo são instabilidade nas medições ou medições diferentes em dias diferentes, os espectros de frequências apresentam variações de amplitude e impossibilidade de realizar uma análise em tempo real. Mesmo assim, deve-se lembrar que os elementos selecionados para o desenvolvimento do protótipo são os mais econômicos do mercado, e portanto, um aumento na qualidade pode incidir favoravelmente nos resultados das medições em futuras pesquisas.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

(via TAGOUT) Conhecer bem os procedimentos de bloqueio e etiquetagem é fundamental para executar um trabalho seguro em qualquer indústria. Pensando nisso, a Tagout desenvolveu um canal bem completo no Youtube onde você pode aprender o passo a passo de como realizar diversos procedimentos.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

Última edição

A manutenção do ativo Brasil após o ensaio neodesenvolvimentista

A manutenção do ativo Brasil após o ensaio neodesenvolvimentista

Janeiro / 2018 - Quais são as perspectivas para o Brasil, após ensaio neodesenvolvimentista, interrompido pelo anacrônico neoliberalismo e sob influência neoimperialista?

Arquivo

Edições:
 
 

Acervo de Manutenção

Diversos arquivos grátis. Confira!
Diversos arquivos grátis. Confira!

Manutenção pelo mundo

Artigos técnicos

Grade Lista

(JW Engenharia) Vamos aprender a calcular e também quais são os materiais mais indicados para fazer uma emenda de correia a frio. Os transportadores de correia são elementos vitais para a produção. Por isso, quando se realiza uma emenda em campo, é preciso atenção a fatores como comprimento da emenda, ferramentas adequadas, cola correta, limpeza das lonas, tempo de cura etc.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

(Via BRUNO SILVA) Uma das metas importantes à bordo é deixar a embarcação com o maior índice “pronto a operar”, então, cumprir uma OM (Ordem de manutenção) com segurança e eficiência, garante o máximo de vida útil e disponibilidade do equipamento.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 100% (1 Voto)
Ler mais...

(Via Starrett) O PowerCalc foi desenvolvido pela Starrett para ajudar os profissionais na compra, utilização e obtenção de resultados. Já pensou em ter todas as especificações de um produto e comprá-lo com segurança, sem o risco de errar? É justamente com essa finalidade que a Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, oferece ao mercado com o sistema PowerCalc. O programa possibilita que o cliente consulte e tenha especificações completas das serras Starrett, oferecendo posteriormente o modelo ideal para cada tipo de serviço.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

(IGUS) A Esteira porta cabos E2.10 possui um design interior amigável ao cabo e é montada de forma rápida e fácil, graças ao abridor de Esteiras porta cabos.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

 O universo da iluminação LED oferece diversas opções específicas para cada necessidade. No caso das indústrias, que geralmente possuem espaços amplos e que precisam ser bem iluminados, a melhor solução é a Luminária industrial High bay. 

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

(BRLUX) Conseguir usar melhor os recursos disponíveis é uma das formas mais eficazes de cortar custos e melhorar o faturamento dos negócios. Por isso, reduzir o consumo de energia em empresas tem se tornado um objetivo cada vez mais recorrente.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

A batalha por competitividade e crescimento direciona o olhar das empresas aos avanços da transformação digital e isso é algo que vem a cada dia se aproximando mais da adoção da automação e robotização de seus processos e atividades. 

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

Segurança em primeiro lugar! A rotina de operação ou de manutenção de uma indústria envolve riscos diários. Ainda mais quando exige o uso de energia elétrica para execução de uma atividade, o que ocorre frequentemente.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

(via IGUS) A Igus, especialista Alemã em sistemas de esteiras porta cabos e cabos elétricos possui em seu site uma sessão voltada para ferramentas que promovem ganho de tempo e facilitam o planejamento. 

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Ler mais...

Assinantes

 Registramos  2375  assinantes 

Calculadora de MTBF

 

TD = Tempo Disponível para a produção/operação no formato decimal.
QF = Quantidade de Falhas (somente manutenção corretiva).

Calculadora de MTTR

 

TP = Tempo Parado para manutenção corretiva no formato decimal.
QF = Quantidade de Falhas (somente manutenção corretiva).

Disponibilidade

 

TD = Tempo Disponível para a produção/operação no formato decimal.
TP = Tempo Parado para manutenção no formato decimal.

Visitantes online

  Há  26  visitantes e  4  assinantes online 

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE