Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
NXIzbGhtcW8xZ2JxbGczMDNrb2Ywc3ZvYTYxNTYzOTM2OTEy Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!! - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!!

Imagens e vídeos disponibilizada por TAGOUT sob licença grátis com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
JW Service - Engenharia
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

(via TAGOUT) Conhecer bem os procedimentos de bloqueio e etiquetagem é fundamental para executar um trabalho seguro em qualquer indústria. Pensando nisso, a Tagout desenvolveu um canal bem completo no Youtube onde você pode aprender o passo a passo de como realizar diversos procedimentos.

Os Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs) são essenciais para o desenvolvimento de qualquer atividade industrial. Esses dispositivos são instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva. Eles têm o objetivo de proteger os trabalhadores, só que em relação aos riscos coletivos existentes nos processos.
Por isso, saber como bloquear de maneira eficaz é muito importante para evitar acidentes e garantir a segurança de toda a equipe. Dá uma olhada nos cinco vídeos que separamos para você!


1 - Cadeados de bloqueio

Os cadeados de bloqueio servem para impedir o religamento mecânico e elétrico de máquinas, equipamentos ou painéis elétricos. Eles devem estar acompanhados da sinalização de bloqueio adequada, como a etiqueta de bloqueio ou identificação contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável.

2 - Garras de bloqueio 6 furos não condutora e os Dispositivos de Bloqueio Universal (DBU) para disjuntores

As garras de bloqueio são ideais para o travamento de disjuntores em geral. Os seis furos permitem que até seis profissionais bloqueiem uma única fonte de energia. A garra é feita de material rígido, resistente à alta temperatura e não condutor elétrico.O Dispositivo de Bloqueio Universal para Disjuntores (DBU) é utilizado para bloquear disjuntores que atendem a norma DIN monopolar, bipolar e tripolar, NEMA e Disjuntor Caixa Moldada. Ele é composto por uma capa de plástico ABS vermelho,com base de nylon rígido preto, um parafuso de latão de fixação manual e um orifício para colocação do cadeado frontal ou lateralmente.

A utilização do mesmo bloqueio por mais de um técnico assegura que a máquina ou equipamento permaneça bloqueado até que todos os envolvidos na manutenção ou inspeção tenham concluído as suas atividades. Para isso, cada funcionário de manutenção coloca o seu cadeado e sua etiqueta de identificação em um dos seis furos da garra de bloqueio. O equipamento só é liberado depois que todos os envolvidos tenham concluído e retirado seus respectivos cadeados e etiquetas, aumentando a segurança e eficácia do processo de bloqueio.

3 - Válvula de bloqueio borboleta ou wafer

As válvulas de bloqueio são aquelas que permitem a passagem de determinada substância apenas para um dos lados, bloqueando a direção contrária. A válvula de bloqueio borboleta ou wafer conta com um disco de roda ao redor do eixo, paralelo ao fluido em sistema aberto e perpendicular ao fluido com sistema fechado. É eficiente para baixa pressão.

4 - Bloqueio de válvula registro ou gaveta

Um dos dispositivos bastante utilizados é o bloqueio de válvula registro, também conhecido como bloqueio de válvula gaveta. A Tagout possui dispositivos de bloqueio de válvula registro (gaveta) nas medidas 10,5" a 13,5" (270 A 340 mm). O bloqueio de válvula gaveta é feito em plástico polipropileno na cor vermelha. O dispositivo vem acompanhado de um adesivo impresso a laser com secagem a raio UV.

5 - Válvula de bloqueio esfera monobloco

A válvula de bloqueio esfera monobloco possui obturador esférico no corpo tubular e tem passagem cilíndrica. Pode ficar na posição aberta ou fechada. Para realizar o bloqueio, você deverá usar também um cabo de aço revestido de PVC, o prensa cabo de 6 furos e o Dispositivo de Bloqueio Universal para Disjuntores (DBU).

 via TAGOUT

TAGOUT

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons

Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Imagens e vídeos disponibilizada por TAGOUT sob licença grátis com atribuição

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
marcio-tosmann Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!! - Revista Manutenção
João Tosmann
Nome: João Tosmann
Website: http://www.tagout.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Engenheiro Eletricista


   Redes sociais: 
linkedin Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!! - Revista Manutenção
 
facebook Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!! - Revista Manutenção
 
twitter Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!! - Revista Manutenção
 
google Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!! - Revista Manutenção
 
youtube Cinco vídeos de bloqueio e etiquetagem que você precisa ver!! - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

João Marcio Tosmann é engenheiro eletricista e diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem. É autor de diversos artigos sobre segurança do trabalho, com objetivo de promover a discussão de temas relacionados a saúde e ao bem-estar dos profissionais no local de trabalho e a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

É formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM. Possui experiência em projetos de manutenção industrial e logística em autopeças. Atuou como membro da diretoria do Complexo Industrial Automotivo General Motors (CIAG) e líder de projetos de novos veículos como Celta (General Motors) e EcoSport (Ford). Atualmente é diretor da Tagout, com sede em Vinhedo (SP), indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem voltados para o mercado brasileiro, além de consultoria e treinamento.


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Facebook

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE