Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
ZjJoZXR0YnZvanNzaHN0cmI2bGFiaGEwaDExNTY2MjI2MTU0 Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0

Foto disponibilizada por MAXINST sob licença grátis com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
JW Service - Engenharia
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

(via Maxinst) Não restam dúvidas sobre a capacidade da tecnologia de elevar o nível de maturidade da gestão de ativos em empresas. Esse potencial é multiplicado quando entram em cena as possibilidades da indústria 4.0 e da computação cognitiva. Recursos como a Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Realidade Virtual (VR), Aumentada (AR) e Mista (MR) elevam a tomada de decisão a um nível superior.

Ainda que os recursos sejam transformadores, é impossível colher resultados sem que a equipe esteja apta a explorar essas possibilidades ao máximo. A realidade é que é difícil encontrar profissionais totalmente preparados para essa nova era. Nos últimos anos, surgiram especializações na área e um bom volume de material para estudo online, mas o Brasil ainda engatinha nesse sentido em comparação a outros países como a Alemanha.

Assim, a transformação digital em empresas não pode se encerrar na adoção de softwares e hardwares atualizados. É necessário promover a atualização da equipe.

A gestão de ativos na Indústria 4.0

Gerir e realizar a manutenção de ativos com a ajuda de sensores e sistemas embarcados significa contar com o poder da integração de dados. Os sistemas de realidade aumentada, big data, blockchain, BIM e analytics geram informações que são centralizadas em uma única plataforma. Assim, é possível ter uma perspectiva completa da operação, que gera insights cognitivos valiosos para indústrias de todos os setores.

No nosso blog, temos vários conteúdos que explicam como essas tecnologias se aplicam à gestão de ativos.

- Como os sistemas de computação cognitiva e os dispositivos de realidade virtual (VR), aumentada (AR) e mista (MR) iniciaram uma revolução

- Inteligência artificial aplicada na área de manutenção: uma nova era está começando

- Gestão de ativos a partir dos dados de IoT: mais eficiência e competitividade

- Entenda como a inteligência artificial pode e deve ser aplicada na manutenção industrial

- Cinco Inovações que a Computação Cognitiva trouxe para a Gestão de Manutenção e Ativos

- Como a indústria 4.0 pretende atuar para monitorar a saúde, segurança e o bem- estar dos mantenedores

Capacitando a equipe

Quando o foco das empresas não é desenvolver tecnologias para a indústria 4.0 – como é o caso do setor de energia, transportes e telecomunicações, por exemplo – não é necessário contar com especialistas no assunto internamente. Uma capacitação voltada para a real necessidade da equipe, no entanto, é fundamental para que a tecnologia adotada seja utilizada em sua plena função.

Contar com a expertise dos fornecedores é uma estratégia possível. A Maxinst, por exemplo, como parceira IBM, promove estudos e treinamentos para capacitar e certificar a equipe interna. Assim, os prestadores de serviços estão sempre alinhados às novidades do mercado.

O serviço de suporte também é ferramenta importante, principalmente para adaptar a equipe de uma empresa que contrata uma tecnologia como essa. A Maxinst oferece pacotes de franquias que se adaptam a diferentes necessidades. Empresas com infraestruturas menos complexas podem contar com uma franquia de 20h semanais, enquanto aquelas que correm riscos graves com a indisponibilidade têm a opção do suporte 24/7.

Ao implementar a tecnologia, a Maxinst oferece um treinamento para equipe de TI do contratante. Com a estratégia adequada, essa área pode se transformar em propagadora do conhecimento. Por fim, há o modelo de operação assistida. A partir do go live, o cliente é acompanhado pela Maxinst por um período de até três meses.

Conhecimento para se destacar como profissional

Do ponto de vista de quem é parte da equipe, especializar-se em assuntos relacionados à indústria 4.0 por conta própria é uma forma de se destacar dentro da empresa. Para isso, o profissional precisa ter um perfil curioso, buscar cases e soluções, levar essas pautas para discussão interna.

A sugestão de buscar conhecimento junto aos fabricantes de hardware de software também vale aqui. Empresas assim podem ajudar com um projeto de mapeamento e sugerir melhorias. Entender as possibilidades da indústria 4.0 é o primeiro passo para identificar oportunidades de otimizar processos, aumentar a operação, reduzir custos.

Indicações de cursos e conteúdos

Senai 4.0

Além da consultoria para empresas, o Senai 4.0 oferece cursos presenciais para educação profissional em vários níveis – da iniciação à pós graduação. Há também a opção de microlearning, com atividades voltadas para aprendizagem a curto prazo.

Fundação Vanzolini

Instituição ligada à USP, a Fundação Vanzolini também oferece curso presencial de atualização no assunto. A escola fica em São Paulo.

Certificações IBM

Uma alternativa para quem não pode se dedicar a um curso presencial são as certificações oferecidas pela IBM. Qualquer pessoa pode se cadastrar e assistir às aulas online, realizando um teste no final que garante uma badge - uma espécie de reconhecimento online de que o conteúdo foi assimilado.

Para transformar a badge em uma certificação, porém, é necessário realizar o teste presencialmente em um órgão certificador habilitado. Em São Paulo, a Impacta realiza esse tipo de serviço. 

via MAXINST

MAXINST 

 

Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Foto disponibilizada por MAXINST sob licença grátis com atribuição  

 

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
maxinst Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção
Maxinst
Nome: Maxinst
Website: http://maxinst.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Especialistas em Gestão de Ativos e Serviços


   Redes sociais: 
linkedin Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção
 
facebook Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção
 
twitter Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção
 
google Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção
 
youtube Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Maxinst empresa de tecnologia da informação, especializada em soluções para gestão de ativos e serviços. Parceiro IBM. Especialistas em reduzir custos através de tecnologias que otimizam as operações de sua empresa. Implantamos soluções para controle e planejamento, que reduzem custos com manutenção e infraestrutura de TI, aumentando a produtividade. Nossas habilidades, processos e técnicas nos permitem enfrentar qualquer desafio em: Gestão de ativos corporativos (EAM) e Internet das Coisas (IoT) Gestão de serviços TI e não-TI; Gestão das operações em TI (ITSM) Gestão da infraestrutura de TI

CERTIFICAÇÕES:

certificacoes-maxinst Como capacitar profissionais para gerir ativos na indústria 4.0 - Revista Manutenção


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Facebook

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE