Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
dXZsNWRvZHBzMnQzNzkwM3FrYTF1bDk5OTUxNTYzOTM2ODgz Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos

Mantenedores disponibilizada por BRLUX sob copyright

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
JW Service - Engenharia
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

(BRLUX) Reduzir os custos e aumentar os lucros. Isso é o que desejam 10 em cada 10 empresas. No entanto, é fundamental em pensar em como tornar isso possível e, em seguida, colocar o plano em prática. E um dos caminhos fundamentais de viabilizar esse objetivo é por meio da área de manutenção.

Obviamente, quanto melhor for a qualidade dos materiais utilizados nos vários setores da corporação, menor será a necessidade de reparos ou substituições. Porém, sempre é possível tomar alguns cuidados simples que ajudam a conter os gastos.

Confira como diminuir os custos de manutenção em 10 passos:

1 - PLANEJE A MANUTENÇÃO COM ANTECEDÊNCIA
Mantenha um cronograma de manutenção que fique alinhado diretamente à escala de produção. Ou seja, nos períodos nos quais a atividade da empresa for mais intensa, identifique quais são os setores e materiais que necessitam de manutenção preventiva. Isso ajuda a evitar gastos maiores com substituições de peças.

2 - OUÇA OS FUNCIONÁRIOS
Incentive a participação dos funcionários na hora de criar um plano de manutenção. Afinal, eles conhecem melhor do que ninguém os pontos falhos da fábrica, pois trabalham diariamente com os equipamentos e sabem quais são os que apresentam mais problemas.

3 - SAIBA QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS DOS EQUIPAMENTOS
Conhecer profundamente as características dos equipamentos utilizados na fábrica é fundamental para ter total controle sobre a manutenção. Dessa forma, você pode identificar quais são os que precisam de uma atenção maior porque possuem características mais frágeis ou porque recebem uma carga de trabalho maior.

4 - INSPECIONE OS EQUIPAMENTOS PERIODICAMENTE
Planeje mensalmente os períodos de manutenção e procure fazê-las de forma preventiva. Uma peça desgastada, por exemplo, se for trocada com antecedência, não causará problemas maiores gerados pela quebra ou pela necessidade de parar a produção para realizar o reparo. Nas inspeções periódicas também é possível obter informações importantes sobre o funcionamento das máquinas naquele ambiente e sobre o desgaste que elas sofrem.

5 - ESTABELEÇA UM PLANO DE MANUTENÇÃO EMERGENCIAL
Cada fábrica precisa de uma atenção maior em setores diferentes. Assim, é preciso identificar os motivos que levam essas áreas a sofrerem mais desgaste e, a partir dessas informações, traçar um plano de manutenção emergencial. O objetivo é fazer com que, em uma situação que ocorra de forma inesperada, todos os funcionários já saibam quais serão os procedimentos a serem tomados tanto na manutenção quanto na segurança da equipe.

6 - MANTENHA UM ESTOQUE DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Uma situação muito comum em boa parte das fábricas é a falta de peças de reposição quando acontece uma emergência. A maneira mais simples de evitar esses imprevistos é manter um estoque das peças que sofrem mais desgaste e também de peças menores.

7 - TENHA UM HISTÓRICO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO
Identifique quais são os equipamentos que apresentam o maior custo de manutenção em determinado período. Dessa forma, avalie se não é possível substituí-los por equipamentos mais modernos ou de outra marca.

8 - TENHA TODAS AS INFORMAÇÕES ARQUIVADAS
Ter um arquivo com as informações de manutenção da fábrica é essencial. Assim, quando houver uma emergência, a solução pode ser definida e aplicada de forma muito mais rápida, evitando paradas na produção que geram ainda mais custos.

9 - MANTENHA UM HISTÓRICO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO
Registre e mantenha um arquivo com todos os dados das manutenções realizadas na fábrica. Dessa forma, você saberá o tempo necessário para cada reparo, quais são os equipamentos que apresentam mais problemas e qual é o impacto no ritmo da fábrica.

10 - TREINE A EQUIPE
Ofereça treinamentos aos funcionários da fábrica, independentemente do setor, para que eles consigam identificar possíveis problemas que os equipamentos apresentem. Ao notar que algo não está funcionando bem em alguma máquina, por exemplo, a manutenção pode ser realizada de forma muito mais eficiente.

via BRLUX

BRLUX

 

Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Mantenedores disponibilizada por BRLUX sob copyright 
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
brlux Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos - Revista Manutenção
BRLUX
Nome: BRLUX
Website: brluxled.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


   Redes sociais: 
linkedin Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos - Revista Manutenção
 
facebook Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos - Revista Manutenção
 
twitter Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos - Revista Manutenção
 
google Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos - Revista Manutenção
 
youtube Como reduzir os custos de manutenção industrial em dez passos - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

BRLUX A iluminação industrial pode e deve ser transformada. É isso que move a BRLUX a trabalhar continuamente na busca por soluções e inovações que envolvem a iluminação industrial LED e que caminhem rumo ao futuro. Por esse motivo a empresa localizada na região metropolitana de Curitiba conta com parceiros e fornecedores fortes para ajudar a formar a base que dará sustentação à vanguarda da iluminação industrial. Além disso, como pensar à frente também envolve novos processos comerciais, a BRLUX faz com que as luminárias industriais LED sejam parte de um processo que se completa com a nossa consultoria em iluminação industrial, processo no qual profissionais capacitados desenvolvem soluções de acordo com as suas necessidades. E para se adequar ainda mais e melhor às necessidades do cliente, oferecemos garantia estendida das nossas luminárias industriais LED, soluções essas que podem ser adquiridas por meio do nosso programa LED INVESTIMENTO ZERO, iniciativa na qual é possível investir em nossas soluções em iluminação LED industrial sem que seja preciso gastar a sua verba de investimento.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Chip LED NICHIA: Nossa Engenharia tem parceria com a Nichia Corporation, fabricante japonesa de Chips LED na qual o engenheiro Shuji Nakamura desenvolveu a pesquisa que lhe valeu o prêmio nobel de física. Revelando ao mundo o componente azul do LED a Nichia se tornou pioneira na fabricação de LED e na história da Iluminação Industrial, sendo a responsável pela descoberta essencial para a criação dos LEDs de Alto Brilho na cor branca. Drivers PHILIPS Enquanto o mercado fornece Luminárias com os Drivers simples, a BRLUX utiliza em suas Luminárias apenas a Linha Premium de Drivers da Philips (Modelo Xitanium).


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Facebook

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE