Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
aW9yZXNlOHY3dDdpN2E4YTEwa3FpZmM5MDcxNTc2NDQ3Njg5 EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro

(Maxinst) O conjunto das melhores práticas (Benchmarking) utilizadas no planejamento estratégico das empresas para colocar em evidência e manter o valor gerado pelos ativos e mitigar riscos é definido como Gestão de Ativos, que por sua vez converge conceitualmente com o conceito de Manutenção, que tem origem no termo de origem no latim "mantenus tenere" cujo significado é: Manter aquilo que se possui.

A Gestão de Ativos pode ser definida como o conjunto de práticas utilizadas para manter o valor daquilo que uma empresa possui, enquanto a Manutenção pode ser definida como o conjunto de técnicas utilizadas para manter funcionando aquilo que uma empresa possui e utiliza para gerar valor, logo apesar de convergir conceitualmente, ambos conceitos divergem a nível de software, uma vez que os famigerados softwares CMMS (Computerized Maintenance Management System) limitam-se a atender apenas os requisitos da manutenção, ou seja, preocupam-se apenas com a gestão de serviços no que está relacionado ao registro, a execução e ao histórico do que foi realizado em máquinas e equipamentos (ativos físicos de produção ou de apoio).

Os softwares CMMS desprezam a integridade financeira dos ativos e o equilíbrio entre custos, desempenho e riscos, enquanto os softwares EAM (Enterprise Asset Management) são mais abrangentes, uma vez que são desenvolvidos para atender além dos requisitos da manutenção, os padrões internacionais de desempenho, através da integração de todas as áreas das empresas, em busca de melhorar os índices de desempenho e a competitividade.

Diante do embate antagônico entre softwares CMMS e EAM, as empresas desenvolvedoras estão adequando-se a essa nova realidade, transformando seus softwares CMMS em EAM, para atender os requisitos das Normas ABNT NBR ISO 5500X publicadas em meados de 2014, cuja tendência é transformar a Gestão de Ativos em consenso para elevar o nível de maturidade dos negócios.

Em suma a manutenção continua exercendo papel tático fundamental no planejamento das empresas, enquanto a Gestão de Ativos assume um viés estratégico, de modo a garantir que a nível de sistema, tenhamos dados para analisar e determinar não só quando realizar a manutenção (OPEX), mas também quando um determinado ativo deve ser substituído a nível de gestão de investimentos (CAPEX).

Desta maneira os sistemas EAM destacam-se, justamente por possibilitar o planejamento estratégico de médio e longo prazo, análise do Ciclo de Vida do Ativo (LCA), Custo do Ciclo de Vida do Ativo (LCC) coletando e armazenando dados para serem analisados e gerar as informações necessárias para que empresas se tornem-se cada vez mais competitivas e eficazes, o que não é possível realizar através dos sistemas CMMS, uma vez que eles são desenvolvidos especificamente para gerir os ciclos de manutenção dos ativos, limitando-se ao controle de serviços e recursos (humanos, materiais, peças e insumos).

via MAXINST

MAXINST 

Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Sistemas disponibilizada por rawpixel via Freepik sob licença grátis com atribuição 
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
maxinst EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção
Maxinst
Nome: Maxinst
Website: http://maxinst.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Especialistas em Gestão de Ativos e Serviços


   Redes sociais: 
linkedin EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção
 
facebook EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção
 
twitter EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção
 
google EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção
 
youtube EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Maxinst empresa de tecnologia da informação, especializada em soluções para gestão de ativos e serviços. Parceiro IBM. Especialistas em reduzir custos através de tecnologias que otimizam as operações de sua empresa. Implantamos soluções para controle e planejamento, que reduzem custos com manutenção e infraestrutura de TI, aumentando a produtividade. Nossas habilidades, processos e técnicas nos permitem enfrentar qualquer desafio em: Gestão de ativos corporativos (EAM) e Internet das Coisas (IoT) Gestão de serviços TI e não-TI; Gestão das operações em TI (ITSM) Gestão da infraestrutura de TI

CERTIFICAÇÕES:

certificacoes-maxinst EAM x CMMS: O embate antagônico entre a gestão de ativos e a manutenção - Revista Manutenção


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE