Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
dXVpZ2t2ZGprOXNhaHI3a3I1cDcwc29raTAxNTc0MDkzMjMw Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Gestão de ativos: como inteligência e integração podem reduzir custos e riscos na indústria

Gestão de Riscos disponibilizada por Maxinst sob licença grátis com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro

(via MAXINST) Em qualquer segmento da indústria, a gestão de ativos é essencial e impacta diretamente a performance de toda a empresa e suas metas. É por meio dela que a capacidade de operação se mantém funcionando plenamente, permitindo a entrega final de produtos dentro dos prazos estabelecidos. A equipe de profissionais da gestão de ativos também se beneficia diretamente, porque tem a tranquilidade de trabalhar em um ambiente de informação seguro e mais organizado.

Mas esse trabalho exige uma equipe muito bem preparada, além de um acompanhamento permanente e detalhado: quanto mais rico em informações é seu inventário, mais próximo ele está da realidade da sua empresa e mais apto você para entendê-la.

E é aqui que podem começar os problemas. Quais as principais métricas de performance da gestão de ativos? Como fazer esse acompanhamento de forma eficaz? E, munido dessas informações, quais decisões tomar e quando intervir?

Neste post, entenda como é possível realizar esse trabalho de forma inteligente e integrada, reduzindo os seus custos e aumentando a confiabilidade da sua gestão de ativos.

Dados: a base de uma boa gestão, desde que devidamente analisados

O trabalho de gestão se inicia antes mesmo de a empresa adquirir um ativo. Isso porque o processo de decisão de uma nova aquisição, por exemplo, já exige uma deliberação sobre a necessidade de adquiri-lo, qual modelo buscar e seus impactos na empresa.

E, após a aquisição, a gestão continua durante todo o ciclo de vida desse ativo, monitorando custos de manutenção, produção, consumo de energia, temperatura, vibração, pressão e muitas outros parâmetros. Isso tudo até o momento de descarte definitivo. Como explica o consultor técnico da Maxinst, Newanderson Gomes Miranda, é um trabalho delicado.

“Gerenciar um volume de dados gigantesco, mesmo para um time de profissionais experiente, pode ser difícil, exigindo uma leitura completa e totalmente confiável. Além de ser caro manter uma equipe dedicada, há ainda o risco do erro humano. Porém, felizmente, hoje já temos opções mais eficientes que as antigas vistorias com prancheta e as planilhas manuais”, destaca.

Inteligência e integração: mais eficiente e confiável

Hoje, graças ao armazenamento de dados em nuvem, melhoria em velocidade e mobilidade de conexão, e também da Internet of Things (IoT), a comunicação de máquina a máquina, esse trabalho pode ser muito mais eficiente, e o melhor: realizado em tempo real.

Por meio da instalação de sensores diretamente no sistema de produção ou gestão de uma empresa, que coleta, envia dados via bluetooth e produz análises, um profissional de gestão de ativos tem informações fidedignas da operação e pode tomar a decisão acertada.

“O que antes era uma vistoria preventiva trimestral se tornou um monitoramento atualizado em intervalos de tempo muito menores, programados de acordo com a necessidade do negócio. Além disso, a parte mais mecânica, e consequentemente pesada do trabalho, é realizado também por um computador que lê milhões de bytes em minutos”, explica Gomes.

Além da confiabilidade, os modernos sistemas de gestão de ativos facilitam a integração, sejam etapas diferentes de uma indústria, ou mesmo unidades e filiais em pontos geograficamente separados, uma vez que o armazenamento de dados é em nuvem.

Serve para meu negócio?

Ter uma plataforma de gestão de ativos moderna já é uma realidade de empresas de médio a grande porte, e segmentos variados como óleo e gás, energia e utilities, facilities, construção civil, frotas e veículos, transportes, portos, aeroportos entre outros. Ela pode ser implementada de forma personalizada para cada tipo de negócio, adicionando ou retirando funções, de acordo com a necessidade do negócio.

No Brasil, a Maxinst é uma das parceiras Gold Business Partner da IBM, referência mundial em tecnologia e inovação, e oferece uma equipe capaz de entender a necessidade de empresas de diferentes portes, e desenvolver um produto voltado para cada negócio. Com experiência de 15 anos de mercado, a empresa implementa e integra toda sua gestão de ativos a partir do framework do Maximo, da IBM.

Se quiser entender melhor a gestão de ativos e como a tecnologia está mudando esse trabalho, fique ligado no nosso blog. 

via MAXINST

MAXINST

 

 

Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Gestão de Riscos disponibilizada por Maxinst sob licença grátis com atribuição 
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
maxinst Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção
Maxinst
Nome: Maxinst
Website: http://maxinst.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Especialistas em Gestão de Ativos e Serviços


   Redes sociais: 
linkedin Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção
 
facebook Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção
 
twitter Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção
 
google Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção
 
youtube Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Maxinst empresa de tecnologia da informação, especializada em soluções para gestão de ativos e serviços. Parceiro IBM. Especialistas em reduzir custos através de tecnologias que otimizam as operações de sua empresa. Implantamos soluções para controle e planejamento, que reduzem custos com manutenção e infraestrutura de TI, aumentando a produtividade. Nossas habilidades, processos e técnicas nos permitem enfrentar qualquer desafio em: Gestão de ativos corporativos (EAM) e Internet das Coisas (IoT) Gestão de serviços TI e não-TI; Gestão das operações em TI (ITSM) Gestão da infraestrutura de TI

CERTIFICAÇÕES:

certificacoes-maxinst Gestão de ativos: como inteligência e integração  podem reduzir custos e riscos na indústria - Revista Manutenção


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE