Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
YzYycXMydmVuM2ZlaWsyMHRhbTE1ZmNrMTYxNTQyNTU0MjM1 Manserv inova com drones na inspeção de telhados - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

0 Eventos

Manserv utiliza tecnologia e inova ao utilizar drones na inspeção de telhados

Inspeção com drone disponibilizada pela Manserv através de vídeo no Youtube

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

(Manserv) Utilizando um moderno veículo aéreo não tripulado (VANT), ou drone, como é mais conhecido, a Manserv Facilities desenvolveu uma solução pioneira para aumentar a eficiência e segurança durante a inspeção de telhados de instalações fabris e empresariais. A nova solução, em prática desde outubro de 2015 na planta de uma grande multinacional americana do ramo farmacêutico, em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, alcançou uma redução média de horas trabalhadas de 70% em comparação ao processo feito somente com a interferência humana.

A tecnologia começou a ser desenvolvida após uma série de estudos elaborados pela companhia, no início de 2015, envolvendo as unidades de negócio de Engenharia e Operações de Facilities. Essa ação buscava aprimorar dois aspectos importantes e essenciais para o trabalho na visão da Manserv: a eficiência e a segurança de seus colaboradores.

Definido o novo sistema, a Manserv investiu cerca de R$ 30 mil na capacitação da sua equipe de telhadistas, formada por três profissionais, que passaram por treinamentos práticos e teóricos em instituições especializadas, tornando-se operadores de voo especializados em inspeção.

Capacitação e segurança

Para que pudessem operar o drone, os telhadistas foram submetidos a um rigoroso curso, com etapas teórica e prática e treinamento no campus da Universidade de São Paulo (USP). Após receberem a certificação, aprimoraram as suas técnicas de voo com horas complementares feitas em uma aeronave piloto adquirida também pela Manserv. Em sua nova colocação, os operadores agora podem concluir a inspeção do telhado em menos de duas horas. No método utilizado anteriormente, para a realização de todo o processo, era necessário mobilizar a mão de obra de um telhadista e um assistente, para que juntos realizassem a tarefa. Ambos teriam que dispor de, ao menos, seis horas para concluí-la.Nesse sentido, a aeronave, equipada com uma câmera de altíssima resolução (4K), permite que sejam analisados locais de difícil acesso, que podem ser vistos em detalhes, graças à regulagem de zoom do equipamento. Outra funcionalidade do veículo é a possibilidade de gravar todo o trajeto para análises posteriores. Além disso, o dispositivo também conta com um sofisticado sistema de inteligência artificial, que, em caso de perda de sinal ou de fatores, como vento forte e chuva, aciona automaticamente a função piloto automático do drone, realizando o trajeto reverso e retornando ao ponto inicial de decolagem.

via Press Release
manserv

 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Inspeção com drone disponibilizada pela Manserv através de vídeo no Youtube
DETALHES SOBRE O AUTOR
redacao Manserv inova com drones na inspeção de telhados - Revista Manutenção
Redação
Nome: Redação
Website: http://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Editores, redatores e revisores


   Redes sociais: 
Linkedin
 
Facebook
 
Google+
 
Youtube
 
Twitter
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, assim como na gestão de ativos, recursos e serviços.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão citada acima e com os valores pormenorizados no seguinte documento: Institucional.html


COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)

Redes sociais

Anúncios

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE