Inspeção com drone
Inspeção com drone disponibilizada pela Manserv através de vídeo no Youtube

Manserv utiliza tecnologia e inova ao utilizar drones na inspeção de telhados

(Manserv) Utilizando um moderno veículo aéreo não tripulado (VANT), ou drone, como é mais conhecido, a Manserv Facilities desenvolveu uma solução pioneira para aumentar a eficiência e segurança durante a inspeção de telhados de instalações fabris e empresariais. A nova solução, em prática desde outubro de 2015 na planta de uma grande multinacional americana do ramo farmacêutico, em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, alcançou uma redução média de horas trabalhadas de 70% em comparação ao processo feito somente com a interferência humana.

A tecnologia começou a ser desenvolvida após uma série de estudos elaborados pela companhia, no início de 2015, envolvendo as unidades de negócio de Engenharia e Operações de Facilities. Essa ação buscava aprimorar dois aspectos importantes e essenciais para o trabalho na visão da Manserv: a eficiência e a segurança de seus colaboradores.

Definido o novo sistema, a Manserv investiu cerca de R$ 30 mil na capacitação da sua equipe de telhadistas, formada por três profissionais, que passaram por treinamentos práticos e teóricos em instituições especializadas, tornando-se operadores de voo especializados em inspeção.

 

Capacitação e segurança

Para que pudessem operar o drone, os telhadistas foram submetidos a um rigoroso curso, com etapas teórica e prática e treinamento no campus da Universidade de São Paulo (USP). Após receberem a certificação, aprimoraram as suas técnicas de voo com horas complementares feitas em uma aeronave piloto adquirida também pela Manserv. Em sua nova colocação, os operadores agora podem concluir a inspeção do telhado em menos de duas horas. No método utilizado anteriormente, para a realização de todo o processo, era necessário mobilizar a mão de obra de um telhadista e um assistente, para que juntos realizassem a tarefa. Ambos teriam que dispor de, ao menos, seis horas para concluí-la.Nesse sentido, a aeronave, equipada com uma câmera de altíssima resolução (4K), permite que sejam analisados locais de difícil acesso, que podem ser vistos em detalhes, graças à regulagem de zoom do equipamento. Outra funcionalidade do veículo é a possibilidade de gravar todo o trajeto para análises posteriores. Além disso, o dispositivo também conta com um sofisticado sistema de inteligência artificial, que, em caso de perda de sinal ou de fatores, como vento forte e chuva, aciona automaticamente a função piloto automático do drone, realizando o trajeto reverso e retornando ao ponto inicial de decolagem.

via Press Release
manserv

 
Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.