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(Agência Senado) Planejamento correto e manutenção eficiente são essenciais para aumentar a qualidade e para diminuir o risco de acidentes nas obras públicas. Foi o que apontaram os convidados de audiência pública promovida nesta quinta-feira (15) pela Comissão Senado do Futuro (CSF). Para o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal, Antonio Coimbra, a infraestrutura brasileira vem sofrendo com o aumento da sobrecarga de veículos. Daí a importância de um programa eficiente de manutenção. Como exemplo, ele informou que o governo do DF tem um plano de monitoramento e recuperação para a Ponte JK, que já apresenta problemas em sua estrutura.

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A Lei 13.589 sancionada em Brasília no dia 4 de janeiro de 2018, determina que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

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O viaduto que desabou na terça-feira (6), sobre quatro (4) veículos e atingiu um restaurante em Brasília, estava sem manutenção e deveria ter sido interditado em 2009, quando o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) alertou sobre os riscos e a necessidade de "MANUTENÇÃO URGENTE", porém morosidade na conclusão do relatório publicado somente em 2012 e irresponsabilidade da administração pública, atrasaram e mantiveram a manutenção do viaduto no ostracismo por praticamente dez (10) anos.

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Usineiro criativo, Carlos Adalberto inventa peças e recupera discos de freio

Mecânica de veículos leves e pesados, borracharia, elétrica, funilaria, retífica, tapeçaria e pintura. As 1.048 viaturas que compõem a frota da CET dispõem de uma oficina completa. Própria, ela funciona como a engrenagem de um motor, com setores trabalhando em cadência precisa.

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