1 Eventos

Gestão de Ativos
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit

Fazer a Gestão da Manutenção de ativos físicos é um processo que exige ferramentas apropriadas para que possamos reunir as melhores técnicas e estratégias. É de extrema importância que o Gestor de Manutenção de ativos tenha o controle deste processo e que ele esteja organizado.

Quando temos um processo bem definido e as estratégias bem estabelecidas, podemos obter êxito. Uma maneira objetiva de estruturarmos esse processo pode ser através do PDCA.

(Plan) Planejar – Essa etapa do Planejar é o planejamento propriamente dito, temos os ativos devidamente cadastrados, planos de manutenção baseados em análise de criticidade , planejamento, programação e detalhamentos das atividades e intervenções ?

Caso não tenha o planejamento macro, comece estabelecendo o planejamento semanal, e depois mensal, desta forma estará se organizando e planejando, notará que sua Gestão da Manutenção ficará mais objetiva e assertiva.

(Do) Executar – Uma vez planejadas e programadas as manutenções , é o momento de executar, consideramos aqui o plano de Manutenção, as OS que devemos executar , será que estamos executando todas as intervenções planejadas? Se não estamos, é hora da avaliar planejamos demais ou executamos de menos ? Esse equilíbrio dará a resposta correta quanto a saúde dos seus ativos.

(Check) Verificar – Neste momento devemos minunciosamente com base em dados e fatos analisar a performance, se estamos atingindo os objetivos previamente estabelecidos, e identificando que não estamos, opa sinal vermelho ai!

É hora de pararmos e analisarmos, três ferramentas que considero apropriadas para que possamos identificar os desvios são: Diagrama de Ishikawa, MASP-A e 5 Porquês, essas ferramentas nos auxiliam para que possamos identificar a causa raiz e em alguns casos a causa que contribuiu para que não alcançássemos os objetivos. Essas ferramentas além de serem excelentes para analise de falha no processo também podem ser utilizadas para analise de falhas dos ativos.

Em relação aos indicadores de manutenção, se não faz um controle , implemente e perceberá que sua gestão ficará mais objetiva , conheça os indicadores que devem ser medidos  eles devém ser cuidadosamente analisados pois, os números falam além do obvio, quando identificado por exemplo um MTBF muito curto pergunte-se o que pode estar acontecendo será que a estratégia de manutenção preventiva, preditiva estão corretas? Tem recursos suficientes para as devidas manutenções?
E quando o MTTR está muito alto pergunte-se quais são os motivos que estão levando minha equipe a demorar para liberar o ativo? Será que a demora se deve à falta de materiais ou liberação por parte do almoxarifado? Sua equipe possui Procedimento Operacional padrão adequado, são treinados e capacitados para aquela manutenção?

Utilizar as ferramentas adequadas ajudará a realizar a gestão da manutenção de maneira mais focada nos objetivos.

(Act) Agir – Uma vez identificada a falha, uma oportunidade de melhoria ou o motivo pelo qual o objetivo não foi atingido, devemos agir para minimizar os impactos, e reverter a situação outra ferramenta da qualidade que ajudará é 5W2H. Essa ferramenta consiste em um plano de ação. Nele descrevemos o evento, estabelecemos uma ação para reverter o cenário, nomeamos um executor, colocamos prazo para execução da ação, dentre outros detalhes se necessário.

A Gestão da Manutenção de ativos envolve várias etapas incluindo a Gestão das pessoas que trabalham na manutenção até o controle efetivo dos indicadores de manutenção que evidenciarão se o caminho percorrido está gerando resultados satisfatórios.

Em oportunidade faça uma reunião com sua equipe é importante reforçar que são os esforços individuais que geram o resultado coletivo.
Igualmente importante é mostrar o papel de cada membro da equipe, como individualmente ele contribuirá para alcance dos resultados, ele precisa perceber a importância dele ali, saber que ele faz diferença!

Não tenha duvidas , um processo de gestão da manutenção bem estruturado lhe trará mais segurança , e menos impactos negativos a produção!

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença CC BY-SA Creative Commons  
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
IMAGENS disponibilizadas pela Arlete Tigre sob licença Creative Commons BY-SA
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
arlete-tigre Como garantir Sucesso na Gestão da Manutenção de Ativos físicos? - Revista Manutenção
Arlete Tigre
Nome: Arlete Tigre
Website: https://tractian.com/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestão da Manutenção


   Redes sociais: 
 
facebook Como garantir Sucesso na Gestão da Manutenção de Ativos físicos? - Revista Manutenção
 
youtube Como garantir Sucesso na Gestão da Manutenção de Ativos físicos? - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Gerente de Gestão da Manutenção na TRACTIAN, startup que descomplica a manutenção preditiva e avisa quando as máquinas vão quebrar. Também é Colunista da Revista Manutenção.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Estudou Logística (Universidade de Guarulhos) mas, não atuou na área, por estar inserida na área da Manutenção a viu a necessidade de buscar conhecimento técnico e formou-se Técnica Mecânica, atuou como Coordenadora de Equipe de Manutenção por 05 anos, buscou conhecimentos específicos para Gestão da Manutenção através de cursos relacionados a Engenharia de Manutenção e Engenharia de Confiabilidade. Pós Graduada em Engenharia de Produção ( Universidade Cruzeiro do Sul), MBA Executivo Gestão de Pessoas e Liderança ( Universidade Braz Cubas).


Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE