1 Eventos

Motores em estoque - Hibernados

Manutenção
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit

O trabalho em motores hibernados tem como objetivo estabelecer o padrão adotado de manutenção preventiva dos motores a serem verificados no almoxarifado da sua empresa. Visando ainda, o registro do estado do equipamento após a manutenção e ser subsídio nas análises de histórico de falhas dos equipamentos, bem como garantir a conservação do estado do equipamento quando da necessidade de utilização.

Este plano deu-se devido à indisponibilidade de utilização de motores hibernados, ocasionada principalmente por falha em rolamentos e baixa isolação, podemos citar que:

- falhas nos rolamentos, constatadas pela Preditiva, são exemplos de que os rolamentos são danificados com o tempo em relação a não utilização
- baixa isolação, as incidências são menores, porém existentes e prejudicam o processo de utilização imediata dos motores, quando da necessidade

Para cada uma das etapas abaixo, foi estudado o objetivo, a melhor forma de execução e os resultados que seriam gerados.
O monitoramento é feito através de técnicas de inspeção visual, medições elétricas e lubrificação periódica, por uma equipe formada por Técnicos em Elétrica, eletricistas e lubrificadores. As técnicas utilizadas avaliam o estado de conservação dos motores, tanto externamente quanto internamente.

Para que fosse possível esta avaliação dividimos o estudo em quatro etapas, como segue:

a) giro do eixo

b) check list

c) medição de resistência elétrica

d) lubrificação

Além das técnicas preventivas realizadas conforme plano será necessário após a manutenção em oficina, o envolvimento do motor em filme stresch e disposição ao longo da carcaça de saches de sílica em gel dessecante.
Estes saches auxiliam no controle da umidade e oxidação em equipamentos.

Foi elaborado um procedimento onde é visível cada fluxograma por etapa de trabalho, tornando simples, eficaz e de fácil entendimento o plano e o cronograma baseado no histórico e recomendações de fabricantes.

O grande diferencial observado com este plano é o diagnóstico preditivo e preventivo antecedente a possíveis falhas, permitindo assim disponibilidade dos motores quando da necessidade da sua requisição, o que desencadeia na performance da unidade de produção, bem como um custo planejado na manutenção do motor com redução no consumo de rolamentos e planejamento da mão de obra. 

Uma cópia em inteiro teor deste artigo pode ser visualizada através do LINK abaixo.
Somente ASSINANTES da Revista Manutenção podem BAIXAR o arquivo e a assinatura é gratuita. ASSINAR

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença CC BY-SA Creative Commons  
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
IMAGENS disponibilizadas pela Juliana Farah sob licença Creative Commons BY-SA
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
juliana-farah Plano preventivo motores hibernados - Revista Manutenção
Juliana Farah
Nome: Juliana Farah
Website: www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gerente de Manutenção Confiabilidade


   Redes sociais: 
 
facebook Plano preventivo motores hibernados - Revista Manutenção
 
youtube Plano preventivo motores hibernados - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Idealizadora do projeto EELa Engenharia Estratégia Liderança e do grupo de apoio e incentivo as mulheres o EELa para ELAS, compartilha de uma maneira simples e objetiva conhecimentos e experiências em gestão, estratégia, pessoas e engenharia, contribuindo com nossa comunidade e INSPIRANDO as pessoas a acreditarem no seu potencial

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Profissional graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília (2011), Pós graduanda em Competências Comportamentais e Especialista em Engenharia da Confiabilidade, atua há 18 anos na área de Manutenção Industrial, em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde solidificou a carreira profissional como Técnica Mecânica, Analista de Vibração, Engenheira Mecânica, Coordenadora Técnica de Paradas de Manutenção e Gerente de Manutenção com ênfase em Engenharia de Confiabilidade e Manutenção. Docente da Pós Graduação em Engenharia da Confiabilidade na Universidade Santa Cecília, presencial e online.


Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE