O teste de força em rebocadores portuários

O teste de força em rebocadores portuários

Os rebocadores de apoio portuário são embarcações de tamanho reduzido e alta potência instalada, dispondo de grande capacidade de manobra, fortes características de estanqueidade e alta força de tração. Estas embarcações normalmente são destinadas ao auxílio de navios, principalmente em áreas de navegação restrita como um interior de porto ou uma bacia de evolução. 

A força de tração estática é um dos aspectos mais importantes de um rebocador (em inglês, bollard pull). O Bollard Pull pode ser considerado como a força de reboque de um rebocador, ou seja, a tração imposta ao cabo de reboque medida em toneladas.

Este é um dos principais indicadores de desempenho deste tipo de embarcação, sendo também um dos critérios de classificação de um rebocador. 

O certificado de tração estática emitido no teste de Bollard Pull, é obrigatório em todo rebocador com potência propulsora instalada superior a 300 HP, de acordo com as Normas da Autoridade Marítima do Brasil.

O Teste de Tração Estática (TTE) ou Bollard Pull Test é realizado para determinar a tração estática máxima que um rebocador poderá dispor em condição de trabalho. O teste consiste em passar um cabo e uma célula de carga entre um cabeço no cais e o rebocador, com o Comandante do rebocador aplicando a potência do rebocador gradativamente até o máximo. Dessa forma, é possível registrar a potência de tração (em toneladas) nas diferentes condições de potência dos motores.

Respondendo à chegada de navios cada vez maiores, armadores de rebocadores estão sempre subindo o degrau do Bollard Pull, disponibilizando rebocadores cada vez mais potentes nos portos brasileiros e mundiais.

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Bons ventos a todos e toda máquina a vante!

Texto: 1ª Edição publicada na Revista Manutenção sob licença CC BY-SA Creative Commons  
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
IMAGEM disponibilizadas pelo Bruno sob licensa Creative Commons BY-SA
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Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0

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APRESENTAÇÃO:

Bruno Silva é Chefe de Máquinas em embarcações de Apoio Marítimo (Offshore) e Apoio Portuário. Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Engenharia e Tecnologia. Trabalhou com infraestrutura de redes, sistemas, segurança de TI e Transformação Digital. Na área naval, comissionou a construção das embarcações mais modernas do país, ministrou treinamentos marítimos e trabalhou em laboratórios de inovação. Bruno possui formação multidisciplinar em várias áreas de atuação. Toda sua carreira foi desenvolvida com foco em inovação e novas tecnologias, especializando-se em Smart Maintenance (Manutenção 4.0).