Intensivão 2.0
Intensivão 2.0

Intensivão 2.0 debateu assuntos relevantes para o mercado da manutenção

Foram quatro dias transmitindo conteúdos de qualidade com mais de oito horas voltados para manutenção, tudo isso foi resultado de um forte planejamento e muito trabalho em equipe. A missão da Revista de Manutenção junto com a TRACTIAN,  é gerar conteúdo 100% acessível, gratuito e com relevância para o mercado da manutenção para gerar impacto positivo na vida de quem trabalha com manutenção. 

Realizado entre os dias 26/04 e 29/04, o Intensivão 2.0 - Técnicas de Manutenção Preditiva foi estruturado nos mínimos detalhes. Com palestras ao vivo, e pensando em otimizar o acesso, facilitar a geração de certificado e confirmação de presença, nossa equipe desenvolveu uma plataforma exclusiva para os participantes, a TRACTIAN Academy. 

A organização do evento contou com a participação de membros da Revista Manutenção e da TRACTIAN. Sendo Alex Vedan e Fauzi Mendonça responsáveis pela condução do evento. 

Como forma de oferecer acessibilidade informacional, alcançar mais participantes e buscar a inclusão comunicacional entre pessoas com deficiência auditiva, o Intensivão 2.0 também contou com a interpretação simultânea da Arlete Tigre, para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, sendo um marco histórico para a área de manutenção. 

Ao todo já foram mais de 6 (seis) mil inscritos e 3 (três) mil certificados emitidos, com participantes de diversos locais do Brasil e do mundo, países como Angola, Portugal, Canadá, Costa Rica, Paraguai e muitos outros marcaram presença.  

Confira os destaques do intensivão 2.0

A primeira noite de palestras foi comandada por Rodrigo Lopes que possui mais de 28 anos na área de manutenção. Com a temática “O papel estratégico da preditiva no PCM”, abordou estratégias, técnicas do PCM, gestão ágil de projetos da manutenção e inovação. “Quando temos uma manutenção preditiva bem instalada e utilizando as técnicas corretas, nós não recebemos uma ligação falando que determinado componente quebrou, porque temos o equipamento na palma da mão”, explica.

rodrigo lopes

A segunda palestra, realizada na noite do dia seguinte, foi ministrada por Sérgio Manzoli, que abordou o assunto “Lubrificação em Ação”. Durante suas falas, Manzoli explicou sobre os problemas da contaminação que envolve o óleo industrial. 

“Mais de 75% das falhas nos sistemas hidráulicos e de lubrificação podem ser atribuídas aos excessos de contaminação. Você sempre vai ter contaminação e o que tem de acontecer, é você estar preparado para limpar mais rápido do que consegue sujar”.

sergio2

 

Micelli Camargo, professor universitário e gerente de assistência técnica, foi o terceiro a ministrar a palestra na semana, com o tema “Termografia como ferramenta da Preditiva”, explicando a importância do método. “A análise da termografia também funciona com base no histórico. Quero começar a usar a termografia, qual é o primeiro passo? Colete dados”, finalizou. 

micelli

O último dia de palestras ficou por conta da Juliana Farah, gerente de manutenção da Suzano Papel e fundadora do ELLA, que explicou sobre “Análise de Vibração e Monitoramento”. 

“Todos os modos de falha comuns possuem componentes distintos de frequência de vibração que podem ser isolados e identificados. A amplitude que vai definir a severidade daquele possível defeito, isso é análise de vibração”, destacou.

ju

 

Perdeu o evento? Acesse o canal do Youtube da TRACTIAN  para assistir às palestras. Acompanhe os perfis da TRACTIAN e da Revista Manutenção no LinkedIn para ficar por dentro das próximas edições e para acessar muito conteúdo técnico sobre manutenção preditiva e demais temas.

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.