> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://revistamanutencao.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Exército Brasileiro implantou Laboratório de Inovação em Engenharia de Manutenção
- URL: https://revistamanutencao.com.br/noticias/inovacao/exercito-brasileiro-implantou-laboratorio-de-inovacao-em-engenharia-de-manutencao/
- Published: 2017-11-01T03:41:09.000Z
- Updated: 2026-11-01T19:27:19.000Z
- Description: O Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), organização militar subordinada à Diretoria de Fabricação, dentro dos trabalhos de transformação iniciados por ocasião de seu 60º aniversário, está implantando o Laboratório de Inovação em Engenharia de Manutenção (LIEM).
- Author: Redação
- Tags: Inovação, Notícias, Manutenção, Engenharia, Exército, Engenharia Reversa, Impressora 3D, #import-joomla, #source-db-wayback, #Import 2026-11-01 14:12

O Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), organização militar subordinada à Diretoria de Fabricação, dentro dos trabalhos de transformação iniciados por ocasião de seu 60º aniversário, está implantando o Laboratório de Inovação em Engenharia de Manutenção (LIEM).

O LIEM tem como missão pesquisar, desenvolver e implantar soluções para a manutenção de sistemas e materiais de emprego militar (SMEM) e a nacionalização de componentes, por meio de integração e alinhamento com a Tríplice Hélice. A proposta é trabalhar os conceitos de confiabilidade, manutenibilidade, disponibilidade e suportabilidade, possibilitando a criação e aplicação de ideias inovadoras, onde for possível melhorar a operação e manutenção de SMEM. A nacionalização de componentes é um processo que requer responsabilidade técnica e conhecimento sobre o material.

É baseada na chamada engenharia reversa, cujo objetivo é a obtenção do projeto de um componente a partir de espécimes. A nacionalização também compreende o desenvolvimento de novos fornecedores, aumentando a cadeia de fornecimento do SMEM. Assim, a nacionalização pode ser entendida como uma excelente oportunidade para trabalhos conjuntos com a Base Industrial de Defesa (BID).

![liem exercito brasileiro](https://storage.ghost.io/c/4e/b0/4eb0591b-c365-4e1f-b96e-c10832741266/content/images/2017/11/liem-exercito-brasileiro.jpg)

Centro de usinagem disponibilizada pelo Exército Brasileiro através da Lei nº 12.527/2011

Em agosto, o Arsenal de Guerra de São Paulo inaugurou a era da manufatura aditiva, ao adquirir uma impressora 3D Da Vinci Pro, modelo mais vendido no mundo que utiliza a tecnologia Fabricação por Filamento Fundido (FFF). Essa impressora está incorporada ao LIEM e já contribui para o desenvolvimento de protótipos, que podem ser usados dentro do ciclo de nacionalização de componentes ou para o desenvolvimento de novos dispositivos de apoio à manutenção.

![impressora 3d do exercito](https://storage.ghost.io/c/4e/b0/4eb0591b-c365-4e1f-b96e-c10832741266/content/images/2017/11/impressora-3d-do-exercito.jpg)

Impressora 3D disponibilizada pelo Exército Brasileiro através da Lei nº 12.527/2011

Com essas ações, o Arsenal de Guerra de São Paulo demonstra a capacidade do Sistema Fabril do Exército em dominar o processo de desenvolvimento e produção de componentes e SMEM no país, fazendo o uso das técnicas mais avançadas e dos recursos e competências disponíveis, contribuindo para a operacionalidade da Força Terrestre.

| **Texto:** Primeira edição [publicada](https://revistamanutencao.com.br/noticias/inovacao/exercito-brasileiro-implantou-laboratorio-de-inovacao-em-engenharia-de-manutencao/ "Clique para visualizar") na [Revista Manutenção](https://revistamanutencao.com.br/ "Clique para visualizar") sob lei de acesso à informação | [![Lei de acesso à informação](https://storage.ghost.io/c/4e/b0/4eb0591b-c365-4e1f-b96e-c10832741266/content/images/2016/02/lei-de-acesso.png)](http://www.planalto.gov.br/ccivil%5F03/%5Fato2011-2014/2011/lei/l12527.htm?ref=revistamanutencao.com.br "Lei de acesso à informação") |  |
| ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- | ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |  |

**Imagens:** As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas  
**LIEM** disponibilizada pelo [Exército Brasileiro](http://www.eb.mil.br/?ref=revistamanutencao.com.br) através da Lei nº 12.527/2011  
**Centro de usinagem** disponibilizada pelo [Exército Brasileiro](http://www.eb.mil.br/?ref=revistamanutencao.com.br) através da Lei nº 12.527/2011  
**Impressora 3D** disponibilizada pelo [Exército Brasileiro](http://www.eb.mil.br/?ref=revistamanutencao.com.br) através da Lei nº 12.527/2011