Mulheres
Mulheres disponibilizada pela TV Aparecida através do Youtube sob licença de conteúdo incorporado

Mulheres integram a equipe de elite de manutenção da Esquadrilha da Fumaça

Uma afiliada da Rede Globo e a TV Aparecida, fizeram reportagens sobre a inclusão de mulheres na manutenção, através da carreira militar, e para isso ambas emissoras entrevistaram a Sargenta Rogéria Marin Pimentel e a Patricia Maria Gabriel do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), ou seja da famigerada Esquadrilha da Fumaça, que integram a equipe de elite, responsável por realizar a manutenção das aeronaves utilizadas nas demonstrações do esquadrão. 

Ambas as reportagens evidenciam o aumento significativo da presença feminina nas oficinas de manutenção, apesar de todos os paradigmas retrógrados que tornam esse ambiente de trabalho hostil para mulheres, devido à resistência masculina que impede ou atrasa a inclusão e a integração igualitária nas oficinas de manutenção.

Vídeo reprodução do Youtube sob licença de conteúdo incorporado

Ainda em 2016, na área de Equipamentos de Voo (BEV), depois da saída do Encarregado Suboficial Carlos Maurício Ribeiro de Souza, que trabalhou por quatro anos na Fumaça - o Esquadrão apresentou em 2016 sua primeira sargenta da área de manutenção de aeronaves. A Sargento Rogéria Marin Pimentel, antes da Seção de Equipamentos de Voo da Divisão de Suprimento e Divisão (DMS – T27) na AFA, ela emocionou-se muito com a notícia. Após sua aprovação, ela revelou:

Estou muito feliz e orgulhosa de ter sido escolhida e poder fazer parte da equipe. Desde pequena, acompanho as demonstrações na minha cidade natal, Canoas (RS), e sempre admirei e vibrei demais. Nunca achei que poderia ter a oportunidade de vir à Pirassununga me candidatar e conseguir essa vaga tão desejada

Sargenta Marin

Já em 2017, a Esquadrilha da Fumaça admitiu a segunda mulher para a área de manutenção de aeronaves, a Sargento Especialista em Eletricidade e Instrumentos Patricia Maria Gabriel. Antes de vir para a Fumaça, ela trabalhava na área de manutenção de aeronaves na seção de elétrica e instrumento da divisão de suprimento e manutenção (DSM 3) do T-25 na AFA.

Ao ser comunicada da notícia, ela ressaltou que "transbordou de alegria". E afirmou:

Antes de ingressar na FAB, ainda não conhecia muito bem o que era a Fumaça. Mas depois que entrei e soube do Esquadrão ser tão bem conceituado, eu me interessei muito e até escolhi vir para a AFA para, futuramente, tentar ser Fumaceira. Agora considero esta uma oportunidade única de trabalho na minha vida profissional. Estou muito feliz de ser a nova Fumaceira. Por ser mulher, nunca coloquei obstáculos para mim mesma. Sempre tentei fazer tudo que estava ao meu alcance e nunca considerei que estive menos preparada para trabalhar na área em comparação aos homens. Ser mulher nunca foi empecilho para a minha carreira

Sargenta Patrícia

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.