SENOP
SENOP disponibilizada pelo Jornal de Itaipú através através da Lei nº 12.527/2011

Relação entre disponibilidade hídrica e manutenção é fator de sucesso da Usina de Itaipu

(Itaipú) O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Vianna, destacou, durante a abertura do 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop), nesta quarta-feira (4), a experiência da empresa ao considerar, a partir de 2011, a disponibilidade hídrica na programação das atividades de manutenção das suas unidades geradoras de energia. O evento continua até sexta-feira (6), no Hotel Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu.

Segundo Vianna, a relação entre o aproveitamento da água e a disponibilidade das máquinas é um dos motivos para os altos índices de produção da usina, que em 2016 bateu novamente o recorde mundial de geração anual, alcançando a marca de 103 milhões de megawatts-hora (MWh) – energia suficiente para abastecer Foz do Iguaçu por 200 anos ou o mundo inteiro por dois dias. E tudo isso sem comprometer a segurança das pessoas, dos equipamentos e do meio ambiente.

“Programamos nossas manutenções de acordo com as informações meteorológicas. É o que chamamos de ‘a dança com as águas’”, explicou o diretor, durante a palestra intitulada “Usina Hidrelétrica de Itaipu: produção com alta performance”. De acordo com Vianna, em uma situação de escassez hídrica, a empresa pode optar por antecipar a manutenção de uma máquina, para que ela esteja disponível no momento de maior vazão. “Essa análise tem que ser dinâmica.”

Vianna ilustrou o impacto positivo dessa mudança de gestão com um exemplo prático. Em 2012, ano em que a binacional também havia estabelecido, na ocasião, um novo recorde mundial de produção (98,2 milhões de MWh), nenhum dos quatro fatores críticos relacionados à produção de energia (água, disponibilidade das máquinas, sistema de transmissão e demanda) esteve entre os quatro melhores desempenhos alcançados pela empresa nos 16 anos anteriores. A nova forma de gerenciar a relação entre esses quatro fatores, no entanto, foi preponderante.

“A questão da produtividade [de uma usina hidrelétrica] não envolve apenas a operação, mas todos os entes participantes, internos e externos. Envolve a operação, a manutenção, o ONS, a Eletrobras. Trouxemos os hidrólogos e meteorologistas para dentro do processo de decisão”, revelou.

Segundo o diretor-geral brasileiro, os próximos desafios de Itaipu serão a atualização tecnológica (a usina começou a gerar energia há mais de três décadas) e a revisão do anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade.

O seminário

O 8º Senop reúne cerca de 250 profissionais de 70 empresas do setor elétrico brasileiro. O evento é considerado o maior do País voltado para as equipes de operação em tempo real do Sistema Interligado Nacional (SIN) – que integra a produção e a transmissão de energia elétrica em quase todo o Brasil.

manutencao disponibilidade sucesso itaipuSu

O seminário foi aberto na manhã desta quarta-feira (4). Além de Vianna, também compareceram o diretor técnico da Itaipu, José María Sánchez Tilleria; o representante da diretoria do Operador Nacional do Sistema (ONS), Angelo Franceschi; e o secretário executivo adjunto do Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional (Bracier), Antônio Carlos Menezes.

A promoção é do ONS, com organização da Itaipu Binacional e apoio institucional do Bracier. “Essa edição [do Senop] já é um sucesso. Pela adesão dos profissionais e pela forte presença das empresas de geração, transmissão e distribuição de energia”, afirmou o coordenador técnico do seminário, Delfim Maduro Zaroni, do ONS. A coordenação geral é do superintendente de Operação de Itaipu, Celso Torino.

Vianna lembrou que a primeira edição do Senop, em 2001, foi organizada pela Copel, quando ele trabalhava na empresa. Desde então, o evento já passou pelos Estados de Minas Gerais, Pará, Ceará e Santa Catarina e também pelo Distrito Federal. Neste ano, volta ao Paraná.

“Tenho acompanhado a evolução desse seminário desde a primeira edição e o fato de ter começado com [foco nos] sistemas e depois ter migrado para uma abrangência maior [incluindo as instalações) é muito importante”, afirmou Vianna. “Porque o sistema brasileiro é dificílimo de ser operado e tem se tornado mais difícil ainda, com inclusão das fontes intermitentes – como a solar e a eólica”, acrescentou.

No seminário estão previstas 29 apresentações técnicas (ATs), dois painéis técnicos e um painel estratégico sobre “Atualização tecnológica como base para a inovação nos processos de operação em tempo real” – com representantes de Itaipu, ONS, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do Ministério de Minas e Energia (MME).

via Press Release
manserv

 
Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.