> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://revistamanutencao.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# BYD disputa compra de maior mineradora de lítio no Brasil
- URL: https://revistamanutencao.com.br/noticias/negocios/byd-disputa-compra-de-maior-mineradora-de-litio-no-brasil/
- Published: 2024-01-22T16:23:41.000Z
- Updated: 2026-11-01T18:28:57.000Z
- Description: Empresa chinesa negocia compra da Sigma Lithium na corrida global para garantir acesso a matéria prima para produção dos veículos elétricos.
- Author: Redação
- Tags: Negócios, Notícias, #import-joomla, #source-db-wayback, #Import 2026-11-01 14:12

BYD está em negociações para adquirir a Sigma Lithium, a maior mineradora de lítio do Brasil, conforme revelado pelo "Financial Times" em um acordo estimado em R$ 14,3 bilhões. A Sigma opera minas de lítio no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, e a aquisição possibilitaria à fabricante chinesa assegurar matéria-prima para suas baterias de [veículos elétricos](https://revistamanutencao.com.br/noticias/negocios/honda-anuncia-planos-para-uma-nova-linha-de-veiculos-eletricos/).

A demanda pelo Lítio deve crescer em mais de 40 vezes até 2040, segundo a projeção realizada pela Agência Internacional de Energia. Mesmo que 65% das reservas estejam no Chile, Bolívia e Argentina, a China ainda concentra 90% do processamento do mineral. 

Vale ressaltar que a[ BYD tem planos de produzir automóveis](https://revistamanutencao.com.br/noticias/negocios/byd-lidera-vendas-globais-de-veiculos-eletricos/) de passeio em Camaçari (BA), com a mesma instalação industrial abrigando a fabricação de caminhões, ônibus elétricos, e uma unidade de processamento de lítio e ferro-fosfato.

Além disso, também há registros de interesse anterior da Tesla e da Volkswagen na Sigma Lithium, com especulações sobre a [possível aquisição. ](https://revistamanutencao.com.br/noticias/novidades-do-setor/rumo-a-eficiencia-mover-a-proxima-fase-do-rota-2030-no-brasil/)