UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UFSC
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS COM MÚLTIPLOS COMPONENTES:
Um modelo de programação dinâmica
HIERONIM NAPIERALA
FLORIANÓPOLIS
1999
Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Título de “Mestre em Engenharia da Produção”, área de concentração Pesquisa Operacional e Sistemas. |
Orientador: Prof. Sérgio Fernando Mayerle, Dr.
Esta dissertação foi julgada adequada para a obtenção do título de
MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
e aprovada em sua forma final pelo programa de Pós-Graduação
Banca Examinadora:
DEDICATÓRIA
Não há.
AGRADECIMENTOS
Ao Prof. Dr. Sérgio Fernando Mayerle, pelo apoio e orientação eficiente.
À Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Ao Departamento de Administração da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondom.
À Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, pelo incentivo.
À CAPES, pela viabilidade da realização deste trabalho.
RESUMO
Nos últimos anos deu-se muita ênfase à manutenção de veículos. Isto se deve a várias razões, tais como, inflação, disponibilidade de veículos para manutenção, confiabilidade de componentes, etc. Há uma vasta bibliografia referente à manutenção ótima de equipamentos que falham estocasticamente. Nesses estudos foram propostos muitos modelos matemáticos objetivando determinar o instante adequado para a substituição dos componentes, reposição em falha e conserto mínimo. Normalmente, considera-se o equipamento como uma unidade única o que implica simplificar demasiadamente o sistema de manutenção. Nesse trabalho pretende-se elaborar um modelo para sistemas complexos, portanto, compostos por vários componentes, objetivando atingir uma política ótima de manutenção, considerando-se o custo médio por período, a longo prazo.
Palavras chave: Não há.
ABSTRACT
In the last years it has been given a lot of emphasis to the maintenance of vehicles. This is due to several reasons, such as, inflation, availability of vehicles for maintenance, reliability of components, etc. There is a vast bibliography regarding the optimum maintenance of equipments that fail stochastically. These studies have proposed many mathematical models, that objectify to determine the adequate instant substitution of the components, replacement in failure and minimal repair. Usually, it has been considered that the equipment as an unique unit, which implies to simplify too much the maintenance system. This work, intends to elaborate a model for the complex systems, therefore, composed by several components, that envisage to obtain a best policy of maintenance, based on the medium cost for the long term basis.
Key Words: Não há.
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