CREA-SP integra comitê do Governo Federal para discutir desburocratização da relação entre cidadãos e empresas com o Estado, e a simplificação do acesso à serviços públicos pela internet, através do Programa Bem Mais Simples Brasil (PBMSB), criado ainda na Gestão Dilma Rousseff, através do Decreto Nº 8.414, de 26 de fevereiro de 2015.
Com essa iniciativa o CREA-SP se faz interlocutor do Banco Mundial que publica o relatório anual, Doing Business, com a avaliação do ambiente de negócios de 190 países, para medir o impacto das legislações na atividade empresarial; com objetivo de incentivar a competição entre os países para alcançar uma regulamentação mais eficiente; e oferecer padrões de referência sobre reformas no ambiente de negócios de cada país.
Integrantes do comitê se reuniram em 19 e 20 de outubro em São Paulo, com o objetivo de propor medidas para melhorar a posição do Brasil no Ranking elaborado pelo Doing Business, sendo que ao CREA-SP foi dada a tarefa de levantar e avaliar os ítens em que o Brasil apresenta baixa pontuação na avaliação do Banco Mundial, para que nas próximas reuniões o conselho possa propor um plano de ação para que o governo possa deliberar sobre o assunto, através da legialação.
PBMSB disponibilizado pelo Palácio do Planalto sob licença Creative Commons BY-SA
Desde a publicação do Doing Business em 2003, o projeto expandiu, recebendo contribuíções de governos, acadêmicos e profissionais com o objetivo comum de reunir evidências e estabelecer critérios para a compreensão e a melhoria do ambiente regulatório das empresas no mundo inteiro.
Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
PBMSB disponibilizada por Palácio do Planalto sob licença Creative Commons BY-SA