Trabalhador
Foto disponibilizada por fastseg.blogspot.com.br sob licença grátis com atribuição

Paradas de manutenção

Paradas de manutenção é o nome que se dá ao conjunto de intervenções, corretivas, preventivas e preditivas, que devem ocorrer em determinado intervalo de tempo pré-definido, cuja finalidade é a realização de manutenção em equipamentos ou sistemas, que não podem sofrer este tipo de intervenção enquanto a fábrica está produzindo ou em operação.

Durante este evento surgem algumas situações de riscos, considerando os critérios de SSM, devido à elevada concentração de mão de obra, bem como ao fluxo de energias, que estavam contidas durante a operação e outras que se manifestam devido às intervenções de manutenção.

Alguns serviços serão feitos, conforme a lista de serviços de parada: de engenharia para execução dos novos projetos; atividades de manutenção realizadas por mão de obra especializada em mecânica, elétrica, instrumentação, solda ou serviços complementares, como é o caso da montagem de andaimes, uso de guindastes e outros que permitam a execução das tarefas. Ou seja, a parada de manutenção tem inicio e término.

Cada parada de manutenção é diferente das anteriores no caso de serviços, prazos e recursos requeridos, além do que trabalham equipes múltiplas tais como: manutenção, operação, inspeção, engenharia, suprimentos e compras.

Para se determinar a parada deve-se levar em conta três fatores:

  1. Necessidades de produção => reduzir o máximo de tempo para não atrapalhar a produção.
  2. Histórico das paradas => analisar o tempo e tarefas das anteriores para medir o tempo para realização.
  3. Quantidade de tarefas e serviços => é de acordo com a quantidade de tarefas e serviços que se mede o tempo para fim da parada. 

Ao fazer o planejamento da parada, consegue identificar a grandeza da mesma, visto que se considerará todas as informações operacionais envolvidas. 

Toda parada é importante elaborar um relatório para servir como base para as próximas, onde neste deverá conter:

- objetivos da parada
- os custos
- segurança
- qualidade
- inspeção
- ferramentaria
- suprimentos de materiais
- mão-de-obra
- contratação de terceiros
- relatório de conclusão

As atividades que deverão ser realizadas são: Manutenção Preventivas, Corretivas e Preditivas, mas para isso é necessário planejar recursos financeiros, pessoal e equipamentos para que tudo seja resolvido.

Manutenção Preventivas => sempre é planejada, sendo realizada de maneira periódica com base em um cronograma e/ou índice de funcionamento.

Manutenção Corretivas => consiste na correção imediata de problemas que inviabilizam o bom funcionamento de máquinas e equipamentos.

Manutenção Preditivas =>  baseada numa inspeção sistemática e na observância quanto à modificação dos parâmetros ou condições de desempenho, identificando problemas que já estão ocorrendo.

As paradas são importantes para o bom desempenho da fábrica, parabéns aos profissionais que fazem isso com tanto empenho e dedicação, proporcionando um ambiente de segurança e funcionamento total da planta industrial. 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup}
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Foto disponibilizada por 
fastseg.blogspot.com.br
 sob licença grátis com atribuição

 

claudia-diaz Paradas de manutenção - Revista Manutenção
Editora-Chefe

   Redes sociais: 
linkedin Paradas de manutenção - Revista Manutenção
 
facebook Paradas de manutenção - Revista Manutenção
 
twitter Paradas de manutenção - Revista Manutenção
 
google Paradas de manutenção - Revista Manutenção
 
youtube Paradas de manutenção - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Editora-Chefe e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da área de manutenção.

Responsável pelas relações comerciais, desenvolvimento de fornecedores, novos clientes, elaboração de propostas técnicas e comerciais, emissão de notas fiscais, boletos e faturamento.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Profissional bilíngue da área de logística e transportes, atua há mais de dez anos com agendamento de fretes, seguros, riscos, em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira como Analista de Transportes e assuntos burocráticos.