Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
NDk0aml0amVuYzc4OHY3YjY3bzcxcm9sazIxNTY4NTk0NzMy Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos
Reload Captcha

BM Slide Login

Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos

Foto Gestão de Ativos disponibilizada por MAXINST sob licença grátis com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro

(Maxinst) Já faz tempo que o entendimento do poder da tecnologia foi assimilado pelas empresas. Muito longe de ser um luxo ou um recurso opcional, hoje ferramentas tecnológicas são vistas como decisivas para a melhoria contínua da eficiência operacional. E é claro que a gestão de ativos corporativos compartilha da mesma lógica.

Com as soluções tecnológicas implantadas pela Maxinst, negócios de médio e grande porte são capazes de prever falhas em equipamentos e, assim, tomar ações mais inteligentes. Isso passa por entender quais são as áreas deficitárias, a partir de dados gerados pelo sensoriamento ou input manual dos mesmos. Assim, a empresa tem informação segura para desenvolver estratégias para aumentar o volume de produção ou otimizar o uso de recursos humanos e maquinário, reduzindo custos e aumentando a segurança.

A melhora em indicadores como o OEE (eficácia geral do equipamento, ou Overall Equipment Effectiveness, na sigla em inglês) é a medida da eficácia. Conheça algumas funcionalidades das soluções IBM e entenda como elas colaboram para trazer resultados como esses.

Plano de tarefa (ou plano de trabalho)

A funcionalidade “plano de tarefa” é uma aplicação dentro do IBM Maximo. A função é auxiliar a área de manutenção a criar modelos para planos de trabalho. Ou seja, a descrição do que vai ser feito e quais serão os recursos necessários. Ela se aplica a planos de manutenção preventiva, manutenção preditiva ou outros trabalhos planejados.

Na prática, toda vez que for necessário realizar uma sequência de atividades determinada, a equipe poderá contar com um plano já desenhado, contendo os tempos previstos, especialidades necessárias, materiais e peças sobressalentes.

Aplicação de manutenção preventiva

Ao associar esse plano de trabalho a uma rotina de manutenção, o sistema é capaz de gerar ordens de serviço (OS) automaticamente, na periodicidade determinada, contendo todos os detalhes para a execução do serviço.

Ou seja, a equipe só precisa especificar uma vez qual é o plano de trabalho e determinar sua periodicidade – uma vez por semana, a cada 300 horas, uma vez por ano. É menos retrabalho e mais padronização, além de mais uma garantia de que o serviço será executado na periodicidade ideal.

Além disso, é possível incluir uma rota em cada OS. Considerando a distribuição dos equipamentos dentro da planta, o sistema permite determinar a melhor ordem para a execução do serviço, determinando uma sequência com base na proximidade física dos ativos em vez de uma simples ordenação numérica ou alfabética. Assim, quem executa a ação cumpre o serviço no menor tempo possível, com a maior produtividade.

Essa ordenação pode ser determinada manualmente, mas o sistema tem suporte para uma infinidade de tecnologias associadas. A determinação da rota pode ser feita pelo próprio sistema, a partir de uma análise da representação gráfica da planta. Ou, com o georreferenciamento ativo em um dispositivo mobile, quem realiza a manutenção pode consultar em um mapa a localização dos ativos e determinar a melhor ordem para a execução do serviço.

Monitoramento de condições

É uma aplicação que permite configurar alertas e ações automáticas quando equipamentos atingem níveis predeterminados. É possível configurar escalas para as medições, determinando quais resultados correspondem a níveis de alerta ou níveis críticos. Quando os dados são enviados para a plataforma, uma informação é enviada automaticamente ao responsável caso os números correspondam ao alerta ou situação crítica. Isso reduz o tempo de resposta até a geração de uma ordem de serviço para corrigir o problema. Assim, as chances de danos aos ativos são menores.

Mais uma vez, a aplicação pode receber os dados de medição de diferentes maneiras. Isso se dá tanto por inserção manual, pelo trabalho do inspetor com acesso a um aplicativo desktop ou mobile, quanto pelo envio de dados em nuvem, via sensores ou medidores interligados.

Maximo Anywhere

Ainda sobre formas de otimizar o envio de dados sobre os ativos para a plataforma, o Maximo Anywhere é uma aplicação de mobilidade que otimiza essa etapa. Falamos sobre ela no artigo sobre a gestão de ativos no setor de óleo, gás e energia.

Em vez de coletar os dados em uma planilha e depois inseri-los na plataforma, o inspetor pode contar com uma aplicação para smartphone ou tablet que leva os dados para o sistema automaticamente.

Conta também com informações como mapas e rotas, e leitor de código de barras para identificação dos equipamentos. Assim, trabalhadores móveis acessam e atualizam ordens de serviço e contabilizam itens de inventário com sincronização em tempo real.

MAHI (IBM Maximo Asset Health Insights)

Dando um passo além em relação ao monitoramento de condições, esta aplicação permite visualizar a saúde geral do equipamento, de um modo mais abrangente.

A partir da configuração de indicadores operacionais, financeiros e de segurança, o MAHI cruza dados para gerar gráficos que entregam insights de forma rápida. Os cálculos revelam, por exemplo, qual tem sido o curso de manutenção de cada equipamento ou qual a data prevista para um ativo ser desativado.

Otimizar a visualização significa tornar mais eficiente o monitoramento dos ativos corporativos. Quando as análises se tornam mais ágeis, as empresas podem tomar decisões sobre os ativos com mais antecedência, precisão e inteligência. É possível eliminar rotinas de manutenção preventivas desnecessárias, planejar melhor o reparo e a substituição de peças, e até prever quando um equipamento apresentará problemas.

IBM Cognos BI

Esta aplicação permite parametrizar com facilidade os relatórios de BI, uma necessidade de médios e grandes negócios. Em vez de gerar vários relatórios distintos e editar ou cruzar os dados manualmente, o profissional pode visualizar, com poucos cliques, a disponibilidade de certos equipamentos em setores selecionados de uma fábrica, por exemplo.

A interface é web e foi projetada para escalabilidade, disponibilidade e abertura. É integrável e compatível com diversas infraestruturas tecnológicas presentes no mercado.

IBM Watson IoT Platform

A gestão de ativos corporativos ganha outra dimensão quando combinada com a potência da aprendizagem de máquina e da Internet das Coisas (IoT).

Como já mencionamos, a tecnologia para gestão de ativos corporativos comercializada pela Maxinst permite coletar dados sobre as condições dos equipamentos via sensores, que enviam as informações continuamente para a plataforma IoT. Combinando essa tecnologia ao IBM Watson, a inteligência artificial da IBM, esta aplicação traz análises e ações automáticas, sem a necessidade de configuração prévia.

Assim, a tecnologia detecta padrões irregulares, determina quais são as possíveis causas do problema e sugere ações de reparação. Não é um simples relatório, mas um diagnóstico do evento.

Por exemplo, se um equipamento emitiu alertas de alta temperatura muitas vezes durante um dia, poderia ser necessário que um engenheiro desmontasse o equipamento e encaminhasse peças para a análise em laboratório. A inteligência artificial agiliza essa identificação por ser capaz de processar uma quantidade vasta de dados, aperfeiçoando os insights toda vez que recebe um feedback sobre a assertividade da análise.

Para entender mais sobre como as soluções Maxinst podem otimizar a gestão de ativos no seu negócio, entre em contato.

via MAXINST

MAXINST

 

 

Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Foto Gestão de Ativos disponibilizada por MAXINST sob licença grátis com atribuição 
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
maxinst Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos
Maxinst
Nome: Maxinst
Website: http://maxinst.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Especialistas em Gestão de Ativos e Serviços


   Redes sociais: 
linkedin Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos
 
facebook Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos
 
twitter Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos
 
google Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos
 
youtube Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Maxinst empresa de tecnologia da informação, especializada em soluções para gestão de ativos e serviços. Parceiro IBM. Especialistas em reduzir custos através de tecnologias que otimizam as operações de sua empresa. Implantamos soluções para controle e planejamento, que reduzem custos com manutenção e infraestrutura de TI, aumentando a produtividade. Nossas habilidades, processos e técnicas nos permitem enfrentar qualquer desafio em: Gestão de ativos corporativos (EAM) e Internet das Coisas (IoT) Gestão de serviços TI e não-TI; Gestão das operações em TI (ITSM) Gestão da infraestrutura de TI

CERTIFICAÇÕES:

certificacoes-maxinst Como as soluções Maxinst garantem melhoria de eficiência operacional da gestão de ativos corporativos


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE