Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
ZHJkdWc1dnFiaDRvdjc4cTh0Y2RndGVlZTIxNTc0MTIyMTA4 Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM

Sistemas EAM disponibilizada por Maxinst via Freepik sob licença grátis com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro

Determinar qual é o melhor tipo de sistema informatizado necessário para fazer a gestão de manutenção e ativos de uma empresa é uma tarefa morosa que depende de tempo, dinheiro, conhecimento empírico, pesquisa e de diversos outros critérios, porém se o tipo de sistema já estiver determinado e a opção for por uma plataforma Enterprise Asset Management (EAM), uma outra dúvida comum que costuma surgir é a seguinte: Quais são os principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM?

A maioria dos gestores de manutenção e ativos deparam-se com essa dúvida em algum momento de suas carreiras e devido à pouca literatura existente em língua portuguesa, eles acabam não elaborando adequadamente uma pesquisa técnica de mercado para determinar a melhor ou mais adequada solução em software para gestão de manutenção e ativos corporativos e rendem-se ao critério comercial do menor preço ou do melhor custo benefício. 

Portanto se se você está diante deste dilema ou ainda não passou por essa situação, prepare-se, pois mais cedo ou mais tarde, você terá que deliberar sobre este assunto.

Foi pensando em subsidiar a pesquisa dos gestores de manutenção e ativos que a equipe de Engenharia de Software da Maxinst resolveu por luz sobre o assunto e relacionar os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM:

1 - O sistema deve atender plenamente aos requisitos das normas da família ISO 55.000

Geralmente as empresas que procuram por um Sistema de Gestão de Ativos (EAM), estão em busca de adequar-se as melhores práticas do mercado (Benchmarking), ou seja, desejam adquirir um sistema que atenda plenamente aos requisitos das normas da família ISO 55.00X, logo o primeiro critério a ser considerado na pesquisa de mercado é se o sistema atende plenamente o que determina as normas ISO 55.000, ISSO 55.001 e 55.002.

2 - O sistema deve ser flexível para integrar-se a outros sistemas e plataformas

Pré-requisito fundamental para um sistema EAM é a flexibilidade para integrar-se a outros sistemas e plataformas, como por exemplo aos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) e as plataformas de Business Intelligence (BI), que atualmente são fundamentais para que as empresas possam não só armazenar (Data Warehouse) como também manipular (Data Mining) grande quantidade de dados de forma dinâmica para que eles sejam transformados em informações úteis, necessárias para auxiliar no processo deliberativo da gestão.

3 - O Sistema deve possuir suporte nativo para as tecnologias da Indústria 4.0

Outro pré-requisito fundamental para um sistema EAM é o suporte nativo ou integrar-se facilmente com tecnologias embarcadas e conectadas, como por exemplo realidade aumentada, mista, virtual e a famigerada telemetria, que juntas formam a internet das coisas, ou seja, uma rede online de dispositivos que se conectam e se comunicam entre eles de forma inteligente.

4 - O Sistema deve possuir suporte nativo para as tecnologias Deep Learning e Machine Learning

Não basta que o sistema suporte as tecnologias da Indústria 4.0, pois é necessário que eles saibam manipular e utilizar as informações armazenadas para deliberar independentemente da ação humana, ou seja, é necessário que ele aprenda a detectar padrões e repetições para conseguir prever eventos e disparar gatilhos, através de recursos de inteligência artificial, para otimizar processos, mitigar riscos e maximizar os resultados (lucro).

5 - Suporte e pós-venda adequados e a preço justo

Não adianta um sistema EAM atender a todos os critérios citados anteriormente e não dispor do suporte adequado no pós venda, logo compreender a capacidade de atendimento, o lead time para atendimento de solicitações de suporte, personalizações, o custo da hora homem (hh) de desenvolvimento e o índice pelo qual o contrato de prestação de serviços será vinculado e reajustado, é fundamental para garantir que sua empresa não vá ficar refém do desenvolvedor de software.

A depender do contexto, da necessidade e da aplicação, os critérios podem mudar e outras prioridades podem surgir ou serem admitidas, contudo para as empresas que desejam se preparar para a Indústria 4.0 e consequentemente elevar o nível de maturidade na gestão de ativos, os critérios citados acima farão, se considerados, toda a diferença na hora de adquirir/contratar um sistema EAM.

Em suma, a decisão de adquirir um sistema informatizado do tipo EAM para realizar de forma eficaz a gestão de ativos corporativos devem ser planejada alinhada com a estratégia de negócio e do mercado, portanto conhecer os principais, assim como os melhores sistemas disponíveis no mercado é fundamental, para evitar transtornos e desperdícios e a recomendação do time de Engenharia de Software da Maxinst para você é: Ouse solicitar uma apresentação ou demonstração da Plataforma Maxinst EAM que é baseada no IBM® Maximo, produto líder de mercado para o segmento de gestão de ativos.   

O Maxinst EAM possui o grande diferencial de agregar competências como modelos de processos baseados nas melhores práticas em gestão de ativos (ISO 55000), instalação, manutenção, sustentação e suporte, melhorias contínuas e atualizações, entregues como serviço para as organizações.

Trata-se de uma plataforma 100% em nuvem segura (cloud), exclusiva da Maxinst e projetada para melhorar a eficiência operacional e o desempenho de ativos integrados às tecnologias da indústria 4.0.

Portanto, se você chegou até aqui com dúvidas e ainda não encontrou respostas para todas elas, entre em contato conosco com a Engenharia de Software da Maxinst para consultar um especialista, que poderá te ajudar a dimensionar a solução mais adequada para a sua necessidade. 

 

via MAXINST

MAXINST

 

 

Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Sistemas EAM disponibilizada por Maxinst via Freepik sob licença grátis com atribuição  
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
maxinst Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção
Maxinst
Nome: Maxinst
Website: http://maxinst.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Especialistas em Gestão de Ativos e Serviços


   Redes sociais: 
linkedin Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção
 
facebook Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção
 
twitter Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção
 
google Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção
 
youtube Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Maxinst empresa de tecnologia da informação, especializada em soluções para gestão de ativos e serviços. Parceiro IBM. Especialistas em reduzir custos através de tecnologias que otimizam as operações de sua empresa. Implantamos soluções para controle e planejamento, que reduzem custos com manutenção e infraestrutura de TI, aumentando a produtividade. Nossas habilidades, processos e técnicas nos permitem enfrentar qualquer desafio em: Gestão de ativos corporativos (EAM) e Internet das Coisas (IoT) Gestão de serviços TI e não-TI; Gestão das operações em TI (ITSM) Gestão da infraestrutura de TI

CERTIFICAÇÕES:

certificacoes-maxinst Os 5 principais critérios que devem ser considerados na escolha de um sistema EAM - Revista Manutenção


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE