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Conheça o primeiro Sistema de Tratamento de Água de Lastro de Navio homologado!

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A água de lastro é a água do mar captada pelo navio para garantir a segurança operacional e sua estabilidade. Em geral, os tanques são abastecidos de água do mar para aumentar ou diminuir o calado dos navios durante as operações portuárias.

Impacto Ambiental

A água de lastro pode causar uma bioinvasão, devido ao fato de trazer espécies exóticas dentro dos tanques dos navios. Os organismos que são introduzidos pela água de lastro variam de milímetros até peixes de 30 centímetros, que podem se estabelecer em um novo habitat.

Existem algumas invasões de espécies que são históricas tais como: mexilhão-zebra nos EUA, dinoflagelados na Austrália, e água-viva carnívora nos EUA) resultaram em prejuízos da ordem de US$ 10 milhões e tiveram profundas e largas repercussões ecológicas.

Já no Brasil, verifica-se que houve a invasão do mexilhão dourado "L. fortunei" proveniente da água de lastro dos navios que atracaram nos portos da Argentina. Esta é uma espécie nativa de rios e arroios chineses e do sudeste asiático e, apenas recentemente, por razões desconhecidas, vem expandindo sua distribuição em todo o mundo.

O impacto do mexilhão dourado no Brasil tem sido grande e tem causado problemas de saúde pública, entupimento de tubulações, filtros de usinas hidroelétricas e bombas de aspirações de água, degradação das espécies nativas e problemas relacionados com a pesca.

Por este motivo, convenções internacionais como a MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), estabelece regras para controle da poluição por substâncias líquidas nocivas a granel, proibindo os navios de esvaziarem seus tanques com águas de lastro próximos de terra.

Tecnologia a favor do ambiente

O Sistema de Gerenciamento de Água de Lastro Ultravioleta (BWMS) da Wärtsilä AQUARIUS®, fornece tecnologia inovadora para o tratamento da água de lastro usando um processo simples de dois estágios envolvendo filtração e irradiação ultravioleta (UV), em toda a gama de condições operacionais e ambientais do navio.

O sistema não utiliza substâncias ativas, é fácil de integrar e manter, e é homologado de acordo com a Convenção da IMO, é o único sistema do tipo aprovado e certificado pelo Sistema de Gestão Alternativo (AMS) da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América - USCG. Ele também foi certificado com requisitos à prova de explosão (EX) e pode, portanto, ser usado em áreas perigosas a bordo.

Com essa nova tecnologia, os navios terão a liberdade de utilização de água de lastro sem restrições.

 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Sistema Wartsila Aquarius reprodução Image bank site 
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DETALHES SOBRE O AUTOR
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Bruno Silva
Nome: Bruno Silva
Website: http://www.revistamanutencao.com.br/
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Chefe de Máquinas


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APRESENTAÇÃO:

Carioca, nascido em 10 de abril de 1984, Bruno Silva é Chefe de Máquinas em embarcações mercantes e especialista em sistemas informatizados de manutenção com certificação Microsoft e ITIL; Consultor e Coach para pessoas físicas, empreendedores e organizações.

Colunista da Revista Manutenção e produtor de conteúdo colaborativo da coluna do colaborador e feed de notícias do SAP JAM (Ferramenta social utilizada no grupo Wilson, Sons - empresa de grande porte do segmento marítimo).

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Chefe de Máquinas em embarcações de apoio à plataformas (Offshore) e apoio portuário formado pela Marinha Mercante no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA, e instituições credenciadas pelo Departamento de Portos e Costas - DPC da Marinha do Brasil. Bruno possui registro no CREA-RJ, detém uma série de certificados exigidos pela Marinha do Brasil, obtidos em cursos homologados pela IMO (Organização Marítima Internacional), tais como primeiros socorros, combate a incêndios, responsabilidade social, sobrevivência pessoal, combate à pirataria, entre outros, e ainda conta com formações técnicas em Mecânica, Eletrônica e Inspeção de Equipamentos.

Atualmente, Bruno é Chefe de Máquinas no grupo Wilson, Sons, empresa de grande porte do segmento marítimo com mais de 180 anos. Ainda no segmento marítimo, teve experiência no comissionamento de novas embarcações Diesel Elétricas com propulsores azimutais quando fazia parte do grupo Oceanpact, empresa do segmento marítimo referência em resposta a emergência no mar, e foi Chefe de Máquinas no Offshore em embarcações de pesquisa, e embarcações dos tipos Oil Spill Response Vessel - OSRV, Fast Supply e Line Handling.

Em suas experiências em “terra”, destaca-se seu seu período no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJERJ, onde foi Supervisor de Manutenção, e seu período na SAAM SMIT, empresa holandesa com mais de 100 anos de experiência, onde atuou na fase de expansão da empresa no Brasil, com papel fundamental na implementação do sistema informatizado de manutenção, o ABS NS5, da ABS Nautical Systems, mesmo sistema utilizado pela frota de embarcações da Transpetro (Petrobras).

Bruno também foi premiado duas vezes no programa "Mar de Ideias", um projeto do grupo Wilson, Sons que premia ideias inovadoras de baixo custo de implementação e alta eficiência e ganhos, com ideias inovadoras em relação a planejamento de manutenção (pedidos de reparo) e plano de blackout, para restabelecimento de energia a bordo de embarcações.


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