Navio Yara Birkeland
Navio Yara Birkeland reprodução Press Release da Yara

Conheça o primeiro navio 100% elétrico e autônomo do mundo e os impactos da indústria 4.0 no setor naval

As 3 primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as máquinas a vapor, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza por três pilares tecnológicos:

- Alta capacidade de armazenamento das informações;
- Identificação de tendências por análise de dados;
- Integração ou fusão de várias tecnologias.

Você já parou para pensar que o mundo da manutenção será diretamente impactado por essa revolução independente da sua área de atuação?

A exemplo dos pioneiros da indústria automobilística, na indústria naval já acontece uma invasão de robôs em curso em um dos setores que exigem uso intenso de mão de obra - a construção naval. Em busca de custos mais baixos e mais rapidez na construção, a Hyundai Heavy Industries e a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, como exemplo, já estão usando automação para construir partes importantes de gigantescos navios de contêineres, alguns com até 400 metros de comprimento.

A Hyundai Heavy afirma ser novidade global o uso de um robô industrial de 670 quilos (projetado e testado internamente) capaz de dobrar e soldar chapas de aço para as partes de vante e ré dos navios por meio de conectividade remota entre a máquina e o software de design. As principais características dessa nova fase da indústria são a utilização cada vez mais comum de câmeras e sensores nos processos industriais, o ajuste e manutenção de máquinas feito remotamente e a baixa emissão de ruídos, com máquinas cada vez mais silenciosas e pouco fluxo de trabalhadores.

Navio Yara Birkeland

Fruto dessa nova geração de conceitos industriais, o navio YARA Birkeland é uma embarcação autônoma de contêineres com emissão zero de gases, desenvolvido em conjunto pelas empresas Kongsberg e Yara. O navio foi nomeado em homenagem ao fundador da Yara, Kristian Birkeland, e será o primeiro navio contêiner 100% elétrico e autônomo do mundo após seu lançamento, previsto para 2019.

A Kongsberg é responsável pelo desenvolvimento, fornecimento e integração de sensores, sistemas de acionamento elétrico, baterias e controle de propulsão. O YARA Birkeland entrará em serviço inicialmente com o navio tripulado, e após essa fase inicial de teste começará a operação sem tripulação, ou seja, de forma totalmente remota e autônoma, em uma rota marítima entre os portos de Brevik, Herøya e Larvik, no sul da Noruega. Com isso, irá reduzir o transporte de caminhões movidos a diesel em cerca de 40.000 viagens por ano, minimizando os níveis de NOx e CO2.

O navio autônomo de contêiner terá um comprimento total de 79,5m, e contará com um sistema de ancoragem automática que não exigirá preparações especiais nos portos, permitindo sua atracação e desatracação na forma autônoma.

A navegação e as operações autônomas do navio serão controladas por diversos sensores de proximidade, incluindo um radar, um dispositivo de detecção e alcance de luz, um sistema de identificação automática (AIS), um sistema de imagem e por câmeras infravermelho.

Os sistemas de comunicação da YARA Birkeland incluirão um rádio de banda larga marítima e uma conexão de rede virtual privada (VPN) através da Inmarsat.

O navio irá navegar com uma velocidade entre 6 e 10 nós, e estará equipado com propulsores azimutais e bow thrusters Brunvoll, alimentados por um pacote robusto de baterias. Em relação aos propulsores Brunvoll, trata-se do tipo PU74, cada um de 900 quilowatts, os bow thrusters são do tipo FU63, cada um com 700 quilowatts.

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup}
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Navio Yara Birkeland reprodução Press Release da Yara
bruno-silva-new Conheça o primeiro navio 100% elétrico e autônomo do mundo e os  impactos da indústria 4.0 no setor naval - Revista Manutenção
Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0

   Redes sociais: 
linkedin Conheça o primeiro navio 100% elétrico e autônomo do mundo e os  impactos da indústria 4.0 no setor naval - Revista Manutenção
 
facebook Conheça o primeiro navio 100% elétrico e autônomo do mundo e os  impactos da indústria 4.0 no setor naval - Revista Manutenção
 
twitter Conheça o primeiro navio 100% elétrico e autônomo do mundo e os  impactos da indústria 4.0 no setor naval - Revista Manutenção
 
google Conheça o primeiro navio 100% elétrico e autônomo do mundo e os  impactos da indústria 4.0 no setor naval - Revista Manutenção
 
youtube Conheça o primeiro navio 100% elétrico e autônomo do mundo e os  impactos da indústria 4.0 no setor naval - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Bruno Silva é Chefe de Máquinas em embarcações de Apoio Marítimo (Offshore) e Apoio Portuário. Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Engenharia e Tecnologia. Trabalhou com infraestrutura de redes, sistemas, segurança de TI e Transformação Digital. Na área naval, comissionou a construção das embarcações mais modernas do país, ministrou treinamentos marítimos e trabalhou em laboratórios de inovação. Bruno possui formação multidisciplinar em várias áreas de atuação. Toda sua carreira foi desenvolvida com foco em inovação e novas tecnologias, especializando-se em Smart Maintenance (Manutenção 4.0).