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Manutenção de equipamentos com múltiplos componentes: um modelo de programação dinâmica

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UFSC


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

 


MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS COM MÚLTIPLOS COMPONENTES:
Um modelo de programação dinâmica

 

 


HIERONIM NAPIERALA

 


FLORIANÓPOLIS
1999

 

 

Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Título de “Mestre em Engenharia da Produção”, área de concentração Pesquisa Operacional e Sistemas.





 

 

Orientador: Prof. Sérgio Fernando Mayerle, Dr.

 

Esta dissertação foi julgada adequada para a obtenção do título de
MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
e aprovada em sua forma final pelo programa de Pós-Graduação

 

Ph.D Professor Coordenador Ricardo Miranda Barcia

Banca Examinadora:

Dr Professor Orientador Sérgio Fernando Mayerle

Dr Professor Antonio Sergio Coelho

Dr Rafael Carlos Velez Benito

 

 

DEDICATÓRIA

 

Não há.

 

AGRADECIMENTOS

 

Ao Prof. Dr. Sérgio Fernando Mayerle, pelo apoio e orientação eficiente.
À Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Ao Departamento de Administração da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondom.
À Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, pelo incentivo.
À CAPES, pela viabilidade da realização deste trabalho.

 

RESUMO

 

Nos últimos anos deu-se muita ênfase à manutenção de veículos. Isto se deve a várias razões, tais como, inflação, disponibilidade de veículos para manutenção, confiabilidade de componentes, etc. Há uma vasta bibliografia referente à manutenção ótima de equipamentos que falham estocasticamente. Nesses estudos foram propostos muitos modelos matemáticos objetivando determinar o instante adequado para a substituição dos componentes, reposição em falha e conserto mínimo. Normalmente, considera-se o equipamento como uma unidade única o que implica simplificar demasiadamente o sistema de manutenção. Nesse trabalho pretende-se elaborar um modelo para sistemas complexos, portanto, compostos por vários componentes, objetivando atingir uma política ótima de manutenção, considerando-se o custo médio por período, a longo prazo.

Palavras chave: Não há.

 

ABSTRACT

 

In the last years it has been given a lot of emphasis to the maintenance of vehicles. This is due to several reasons, such as, inflation, availability of vehicles for maintenance, reliability of components, etc. There is a vast bibliography regarding the optimum maintenance of equipments that fail stochastically. These studies have proposed many mathematical models, that objectify to determine the adequate instant substitution of the components, replacement in failure and minimal repair. Usually, it has been considered that the equipment as an unique unit, which implies to simplify too much the maintenance system. This work, intends to elaborate a model for the complex systems, therefore, composed by several components, that envisage to obtain a best policy of maintenance, based on the medium cost for the long term basis.

Key WordsNão há.

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Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
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DETALHES SOBRE O AUTOR
hieronim-napierala Manutenção de equipamentos com multi componentes - Revista Manutenção
Hieronim Napierala
Nome: Hieronim Napierala
Website: http://lattes.cnpq.br/0390769482272182
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Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC


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APRESENTAÇÃO:

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, é líder do grupo de pesquisa de Estudos em Administração de Serviços e membro do Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Território Oeste do Paraná.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Profissional graduado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), tem experiência na área de Administração, com ênfase na aplicação de modelos matemáticos para planejamento e otimização de sistemas produtivos.


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