Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
ZTZ0dGg5ZjAybGI0aGE5cTdoNzB2dTRjcTYxNTUzNDc5MDgx Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias? - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias?

Etiquetas e placas disponibilizada por TAGOUT via Press Release sob licença Creative Commons BY-SA

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT
MAXINST
Parceiro
JW Service Engenharia
GMG Service
BRLUX
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

(TAGOUT) Pode parecer um pouco clichê, mas quem avisa amigo é. Sinalizar é uma das formas utilizadas no ambiente industrial para chamar a atenção dos trabalhadores e que mais têm impacto na prevenção de acidentes. Basicamente, servem para avisar sobre um potencial risco para a segurança do trabalhador. Por isso, entender a sinalização é muito importante!

A implantação de etiquetas e placas de sinalização no ambiente industrial é uma obrigação do empregador e está prevista em diversas normas regulamentadoras (NR-4, NR-10, NR-12 e NR-33). Estes dispositivos são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção dos colaboradores em relação aos riscos coletivos existentes nos processos industriais.

A vantagem do equipamento de proteção coletiva é que não depende da atitude do funcionário para que seja eficaz, sendo a medida de proteção coletiva prioridade em qualquer empresa.

Explicamos para que servem e como funcionam as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias. Leia agora!

Importância da sinalização de segurança

A sinalização de segurança pode ter três funções diferentes:

Sinalização de orientação: facilita a movimentação do trabalhador no ambiente industrial, indicando a rota de fuga e o mapa de riscos. Assim, traz informações importantes para situações de emergência.

Sinalização de segurança: alerta ao trabalhador sobre situações perigosas, atitudes indevidas no ambiente de trabalho, orienta sobre os equipamentos de proteção necessários para evitar acidentes em determinada atividade.

Sinalização de emergência: servem para orientar os funcionários em situações de emergência. Indicam as ações que devem ser feitas caso ocorram eventos não programados e que possam expor as equipes à acidentes.

Alguns exemplos de sinalização de segurança são os pictogramas com rota de fuga, placas de identificação de extintor de incêndio, placas indicando proibido fumar e outras.

Placas de sinalização

As placas de sinalização servem para alertar os funcionários sobre como evitar os riscos no ambiente de trabalho, orientar sobre a forma segura de operação dos equipamentos e máquinas e etc.

Para chamar a atenção, devem estar afixadas em local de destaque, ter indicação cores e figuras geométrica e até bordas zebradas.  O importante é chamar atenção e alertar quanto aos riscos existentes no ambiente. Assim, são responsáveis pelo deslocamento dos trabalhadores no espaço de trabalho, tornando possível a tomada de decisão segura.

Conheça alguns exemplos:

Placas de aviso: servem para reforçar regras de segurança e procedimentos no ambiente de trabalho. Podem conter texto, cores e símbolos gráficos para facilitar na compreensão da mensagem pelos trabalhadores.

Placas de atenção: têm o objetivo de alertar os trabalhadores sobre uma situação de risco, orientando sobre condutas corretas ou procedimentos, sobre o isolamento de áreas e exigindo o uso de determinados tipos de EPIs. Podem conter texto, cores e símbolos gráficos.

Placas de perigo: são utilizadas para alertar sobre riscos de ferimentos graves ou de morte.

Placas fotoluminescentes: podem ser vistas no escuro e indicam rotas de fuga (como "saída de emergência"), botões de emergência ou a localização de equipamentos de combate a incêndio.

Etiquetas de sinalização

Alguns procedimentos são necessários para reduzir os riscos de acidentes em determinadas atividades industriais. Na tarefa de manutenção de máquinas e equipamentos, por exemplo, alguns cuidados preventivos são fundamentais, como a colocação de uma etiqueta de sinalização.

Além de bloquear os dispositivos de energia (por meio de cadeados ou garras de bloqueio) a fim de impedir a reenergização durante o processo de manutenção, o operador precisa sinalizar que a máquina está em manutenção. É aí que entram as etiquetas de sinalização, que servem para avisar sobre a inspeção do equipamento e trazem informações como horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção, o nome do responsável e alerta do bloqueio.

Não deixe de conhecer as opções de etiquetas e placas de sinalização industrial da Tagout! Clique aqui

Uma cópia em inteiro teor deste artigo pode ser visualizada através do LINK abaixo.
Somente ASSINANTES da Revista Manutenção podem BAIXAR o arquivo e a assinatura é gratuita. ASSINAR

via TAGOUT
TAGOUT

 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Etiquetas e placas disponibilizada por TAGOUT via Press Release sob licença Creative Commons BY-SA
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
marcio-tosmann Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias? - Revista Manutenção
João Tosmann
Nome: João Tosmann
Website: http://www.tagout.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Engenheiro Eletricista


   Redes sociais: 
linkedin Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias? - Revista Manutenção
 
facebook Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias? - Revista Manutenção
 
twitter Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias? - Revista Manutenção
 
google Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias? - Revista Manutenção
 
youtube Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias? - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

João Marcio Tosmann é engenheiro eletricista e diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem. É autor de diversos artigos sobre segurança do trabalho, com objetivo de promover a discussão de temas relacionados a saúde e ao bem-estar dos profissionais no local de trabalho e a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

É formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM. Possui experiência em projetos de manutenção industrial e logística em autopeças. Atuou como membro da diretoria do Complexo Industrial Automotivo General Motors (CIAG) e líder de projetos de novos veículos como Celta (General Motors) e EcoSport (Ford). Atualmente é diretor da Tagout, com sede em Vinhedo (SP), indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem voltados para o mercado brasileiro, além de consultoria e treinamento.


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Facebook

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE