Capa
Capa disponibilizada pela IGUS via Press Release sob licença Creative Commons BY-SA

Soluções em plásticos para a redução de custos e aumento de produtividade na FEIMEC

(IGUS) Durante os dias 24 e 28 de Abril, a empresa Alemã igus irá apresentar na FEIMEC – Feira direcionada ao setor de Automação Industrial e novas tecnologias, diversas novidades em produtos para movimentação que estão invadindo o mercado – alguns destaques que serão evidenciados no estande da igus, serão: a máquina drylin package, que demonstrará o set-up automático de guias lineares em esteiras transportadoras para a indústria de embalagens, a comparação de buchas e mancais em polímero versus as soluções metálicas, uma Estação Interativa Lean, demonstrando o funcionamento da esteira porta cabos E4.1 Lean e seu mecanismo de separação que reduz em até 80% o tempo de montagem e instalação e também a linha completa de cabos de Rede, perfeitos para operação prolongada e com vida útil garantida.

Os produtos e soluções igus® possuem inúmeras aplicações e benefícios incomparáveis quando utilizados em diversos maquinários. O objetivo para a FEIMEC será levar e apresentar soluções que demonstram como otimizar a produção e reduzir custos, que consequentemente conseguem promover um maior ganho tecnológico para diferentes indústrias. Os polímeros da igus trazem diversos benefícios na modernização de equipamentos e em aplicações onde o desgaste é um problema.

Dentre os produtos principais da empresa, estão os sistemas de esteiras porta cabos, cabos flexíveis, conectores, buchas autolubrificantes, mancais, guias lineares, e entre outros que, além de possuírem vida útil longa, reduzem o tempo de máquinas paradas nas indústrias. Para cada desafio que envolve máquinas e equipamentos, soluções testadas no laboratório de testes da empresa, localizado na Alemanha, que aumentam a confiabilidade das máquinas e reduzem o volume de trabalho de manutenção.

Para a linha de esteiras porta cabos da igus®, nessa FEIMEC uma das máquinas que chamará a atenção como exemplo de aplicações possíveis, será o Guidelok. Um equipamento vertical para fornecimento de energia que apresenta a aplicação de esteiras porta cabos, que assegura o funcionamento sem impactos. O sistema guia mídias e dados em segurança, possui montagem e instalação fácil, é resistente à corrosão e é ideal para aplicações que possuem espaço reduzido ou aplicações suspensas.

Demonstrando as aplicações mecânicas da empresa, a sessão de buchas e mancais autolubrificantes abordará o tema “Plástico versus Metal” e exemplificará os Top10 motivos para utilizar buchas de plástico composto ao invés das soluções metálicas, passando por pontos como resistência, amortecimento de vibração, taxas de desgaste e as economias geradas pela isenção de lubrificação e manutenção. Os consultores técnicos estarão de prontidão para tirar dúvidas e mostrar todos os diferenciais e vantagens técnicas dos produtos igus®.

Na linha de guias lineares drylin, a máquina drylin package conveyour estará simulando as diversas opções disponíveis para regulagens automáticas em esteiras transportadoras e máquinas de embalagem, exemplificando durante todo o período da feira diferentes métodos para o set-up automático e regulagem de fusos e guias lineares, onde com um único acionamento por motores é possível fazer a movimentação acontecer.

Já na parte de cabos especiais, levaremos cabos que atendem diferentes exigências e demandas em aplicações dinâmicas. Dentre os destaques, teremos a linha de cabos de Rede (cabos ethernet, devicenet, entre outros) que são resistentes a milhões de ciclos ou torções e com a possibilidade de calcular vida útil e garantia de 36 meses. São cabos altamente flexíveis e projetados para resistirem a altos níveis de estresse, além de serem resistentes a altas temperaturas, óleos e outros fatores externos que geralmente podem prejudicar os cabos e comprometer a operação contínua por períodos prolongados.

Para complementar as novidades, a Estação Interativa Lean terá como destaque a esteira porta cabos E4.1L(Lean). Um produto de rápida montagem, leve, com interior ideal para o cabo e com a relação entre dimensões internas e externas otimizadas. Possibilita fácil acesso a todo o interior por ambos os lados, possui um sistema de separação interior excelente e um dos mecanismos de abertura mais rápido disponível no mercado. Essas características garantem maximizar os resultados e uma economia de até 80% no tempo de montagem e instalação.

A demonstração do novo sistema E4.1Lean da igus, na Estação Interativa Lean, representará também o programa Y.E.S. – Young Engeneering Support - o programa da igus de apoio a jovens estudantes de engenharia. A aluna Karina Vicente, da Escola Politécnica da USP que estará responsável por durante todo o período da feira em demonstrar e exemplificar o fácil processo de montagem e desmontagem da esteira porta cabos E4.1L.

A feira será uma excelente oportunidade para quem ainda não conhece as soluções da igus®, saber mais e também conversar com os consultores técnicos que estarão de prontidão para tirar dúvidas e saber mais sobre as aplicações que podem ser otimizadas com os produtos em polímero de alto desempenho.

Segundo Marcelo Pimenta, CEO da igus do Brasil, a FEIMEC será uma excelente oportunidade para estreitar laços com os clientes existentes, e também demonstrar a todos como as soluções em polímero estão sendo cada vez mais adotadas no mercado, em diversos setores – “A igus está quebrando paradigmas e demonstrando que nossas soluções plásticas de excelente custo-benefício promovem ganhos técnicos e operacionais muito maiores, ao mesmo tempo em que reduzem problemas frequentes que implicam em perda de produtividade. Afinal, essa é a missão dos motion plastics® - reduzir custos e aumentar a tecnologia”.

via IGUS
igus

 
Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.