TAP manutenção em Porto Alegre
TAP manutenção em Porto Alegre disponibilizada pelo Google Earth sob licença grátis com atribuição

A TAP M&E demitiu cento e sessenta funcionários em Porto Alegre

(SUL 21) A TAP M&E, braço de manutenção e engenharia da companhia aérea portuguesa TAP, iniciou na última semana um processo de demissão de trabalhadores da unidade da empresa no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. De acordo com o Sindicato dos Aeroviários, até o momento, mais de 100 pessoas já foram demitidas, mas a própria empresa teria informado que a intenção seria chegar a 160 até o final desta semana. A empresa passa por um processo de reestruturação e, há três meses, já havia demitido cerca de 300 funcionários da unidade do Rio de Janeiro.

No entanto, de acordo com o diretor do sindicato, Celso André Klafke, antes de realizar o processo de demissão no Rio, a TAP ME havia oferecido um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para os funcionários, com o pagamento de indenização maior do que a multa de 40% do FGTS e a garantia de que os trabalhadores continuariam tendo direito de acesso ao plano de saúde por três anos e a passagens por outros cinco, o que não foi oferecido aos funcionários de Porto Alegre.

Segundo Klafke, como as demissões ainda não foram homologadas, uma vez que as rescisões são oficializadas em um prazo de até 10 dias, o sindicato ainda tenta negociar pelo menos a manutenção do plano de saúde e das passagens. Ele diz que, no diálogo que mantém com a direção da da TAP ME, a empresa descartou a possibilidade de oferecer uma compensação financeira nos moldes do PDV oferecido no Rio de Janeiro.

Presidente da TAP ME Brasil, Glaucia Loureiro confirmou que até o momento foram desligados 106 trabalhadores da empresa e que a previsão da companhia é demitir 164 pessoas até o fim desse processo. Segundo ela, cerca de 830 funcionários continuarão trabalhando na sede de Porto Alegre da empresa.

Questionada sobre a questão do PDV, Glaucia disse que não há possibilidade de oferecer um plano de demissões para os funcionários, mas que foi priorizado o desligamento de quem expressou desejo de sair da empresa, processo já concluído, e agora estariam sendo demitidos trabalhadores de acordo com o rendimento.

O sindicato também diz que está acompanhando o processo de demissões para cobrar o cumprimento da convenção coletiva da categoria, que estabelece que, quando houver dispensas coletivas, a empresa irá priorizar o desligamento de trabalhadores que solicitarem a demissão, já aposentados e aqueles que já teriam tempo suficiente de contribuição para se aposentarem. “A grosso modo, estão seguindo a clausula da convenção coletiva”, diz Klafke.

Reestruturação da empresa

Empresa com sede em Portugal e no Brasil – com centros de manutenção no Rio de Janeiro e Porto Alegre -, A TAP ME presta serviços de manutenção, reparos e revisão para aviões de fabricantes como Airbus, Boeing e Embraer de companhias aéreas das Américas, Europa e África.

Os aeroviários questionam o fato de que as demissões incluem o setor do hangar, o que, segundo Klafke, prejudica a oferta de serviço da empresa. “A TAP é uma empresa que vende mão de obra, o trabalho dele é a manutenção”, diz.

Glaucia afirma que as demissões fazem parte de um processo de reestruturação da companhia iniciado ainda no final do ano passado e que vem sendo elaborado em conjunto com duas consultorias contratadas para auxiliar a TAP ME com o objetivo de aumentar a competitividade internacional da empresa. As demissões no Rio de Janeiro fazem parte do mesmo processo.

O sindicato entende que o processo de reestruturação seria, na verdade, um reflexo da reforma trabalhista em que estariam sendo trocados trabalhadores antigos e qualificados por funcionários mais novos e sem experiência, precarizando condições de trabalho e reduzindo salários.

por Luís Eduardo Gomes
sul21

 
Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.