Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
NjJranFhM2hycGV2bHVqbXZvNmlqNmQ3bTUxNTQyNTUyNDcy Itaipú desenvolveu a própria ferramenta de solda - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

0 Eventos

Itaipú desenvolveu a própria ferramenta de solda para reparo em barras estatóricas

Mantenedores disponibilizada Jornal de Itaipú através da Lei nº 12.527/2011

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

(Itaipú) A equipe da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Geração (SMMG.DT) corrigiu um defeito no barramento circular da unidade geradora 9A, na última semana. Para fazer o reparo em um local pouco comum, eles precisaram desenvolver um acessório específico para a máquina de solda. O vazamento, identificado e corrigido parcialmente no início do ano, exigiu a alteração da manutenção periódica da UG 9A, prevista para fevereiro de 2018 e antecipada para o mês de outubro.

O reparo começou no dia 16 e durou quatro dias, entre desmontagens, preparação, soldagem e normalização, envolvendo os empregados da SMMG.DT com o apoio da Divisão de Manutenção Mecânica das Unidades Geradoras (SMMU.DT). A solda por indução foi feita em um ponto de difícil acesso nas barras estatóricas – mais precisamente na posição T1, da saída de fase do barramento circular.

“Foi feito um reparo provisório no início do ano porque não tínhamos as ferramentas necessárias para o conserto”, explica Douglas Grzybowski (SMMG.DT). Na ocasião, foi aplicado um processo alternativo, por meio de solda a frio. “Nós sabíamos que seria provisório e estávamos esperando a próxima parada da máquina para fazer o reparo definitivo”.

Enquanto isso, a SMMG.DT desenvolveu o equipamento para fazer a solda por brasagem. “Era necessário ter uma ferramenta com uma curvatura específica para sair do gerador e conectar a máquina de brasagem ao local da solda”, diz Douglas. O projeto foi levado ao fabricante, nos Estados Unidos, que criou a nova ferramenta.

ferramenta de solda itaipuMáquina de solda disponibilizada pelo Jornal de Itaipú através através da Lei nº 12.527/2011

O objetivo era fazer o reparo definitivo em fevereiro do ano que vem, na manutenção periódica trissemestral da UG 9A. A solda provisória, no entanto, não suportou até a data e a parada da máquina foi antecipada, utilizando a flexibilização da programação de paradas.

Monitoramento criterioso

Foi a equipe da SMMU.DT que identificou o primeiro vazamento, no início do ano, e também o problema acontecido recentemente, que exigiu o adiantamento da parada da máquina. Como os vazamentos eram muito pequenos, a detecção exigiu um monitoramento bastante criterioso. “Periodicamente é monitorado o nível do tanque de expansão, no sistema de água pura, e foi observado um comportamento fora do normal”, explica Marcelo Penzin (SMMU.DT).

De acordo com ele, foram feitos vários procedimentos para verificar se havia vazamento na parte externa da máquina, como manobras de isolação dos trocadores de calor e a verificação das tubulações e válvulas do sistema de água pura. Como não foram encontrados vazamentos nestes componentes externos, a suspeita voltou-se para o interior da máquina e foi solicitada a parada da unidade geradora para verificação e correção do defeito, agora já reparado.

via Press Release
manserv

 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob lei de acesso à informação  Lei de acesso à informação
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Mantenedores disponibilizada Jornal de Itaipú através da Lei nº 12.527/2011
Curso em Itaipú disponibilizada pelo Jornal de Itaipú através da Lei nº 12.527/2011
DETALHES SOBRE O AUTOR
redacao Itaipú desenvolveu a própria ferramenta de solda - Revista Manutenção
Redação
Nome: Redação
Website: http://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Editores, redatores e revisores


   Redes sociais: 
Linkedin
 
Facebook
 
Google+
 
Youtube
 
Twitter
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, assim como na gestão de ativos, recursos e serviços.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão citada acima e com os valores pormenorizados no seguinte documento: Institucional.html


COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)

Redes sociais

Anúncios

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE