Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
NnB2YnJrYnMwOTNubDQzamNtcXA0azNxYjAxNTQyNTUyMzI1 Normas para manutenção de portas automáticas - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

0 Eventos

O projeto e a manutenção de portas automáticas devem seguir requisitos das normas

Porta automática disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

Os mais diversos projetos de arquitetura utilizam as portas automáticas devido a beleza, praticidade e facilidade de acesso. Contudo, para que elas tenham um bom desempenho é necessário observar as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através de dois documentos elaborados pela Comissão de Estudo Especial de Portas Automáticas (ABNT/CEE-107), responsável pela normatização para sistemas com portas automáticas acionadas por sensor ou por comando manual.

A ABNT NBR 15202: 2006 - Sistemas de portas automáticas é a norma que estabelece os requisitos para o bom desempenho de sistemas com portas automáticas de uso para pedestre e tráfego de pequenos veículos, que visa garantir operacionalidade com segurança e durabilidade.

ABNT NBR 16025: 2012 - Sistemas de portas automáticas é a norma que estabelece os requisitos e métodos de ensaio dos componentes de portas automáticas deslizantes horizontais (retas e curvas), para batentes e portas utilizadas em saídas de emergência para pedestres.

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (ABRAVIDRO), responsável pel Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), quando o projeto utiliza portas de vidro, deve-se utilizar apenas material de segurança (vidros temperados ou laminados).

Quando esquadrias são utilizadas no projeto, é necessário atender às especificações da ABNT NBR 10821 - Esquadrias para edificações, que é a norma técnica, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191). Confira:

Nestes casos, a ABRAVIDRO recomenda que:

  1. Esquadrias de alumínio precisam ser anodizadas ou protegidas por pintura eletrostática;

  2. Esquadrias de aço carbono ou ligas de aço e cobre devem ser galvanizadas ou receber pintura ou tratamento que as protejam contra corrosão;

  3. As esquadrias escolhidas devem ser aprovadas em ensaios de desempenho acústico, penetração de ar, estanqueidade à água, além de resistência a cargas uniformemente distribuídas e às operações de manuseio.

Com relação à mantenção de portas automáticas, a redação consultou um Engenheiro Eletrônico de controle e automação industrial, especialista em manutenção, que fez a seguinte recomendação:

  É importante informar que ao realizar a manutenção de portas automáticas, deve-se considerar os requisitos pormenorizados nas normas relacionadas, tendo em vista a necessidade de garantir os parâmetros adequados de operacionalidade, durabilidade e segurança, estabelecidos pelos especialistas que participaram da comissão especial de elaboração, e que a substituíção de componentes ou peças originais, por paralelas, mesmo que equivalentes, ou a realização de adaptações técnicas, sem a supervisão de um especialista, pode comprometer o projeto e consequentemente colocar pessoas (profissionais e usuários) em risco.

Fauzi Mendonça

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Porta automática disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição
DETALHES SOBRE O AUTOR
redacao Normas para manutenção de portas automáticas - Revista Manutenção
Redação
Nome: Redação
Website: http://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Editores, redatores e revisores


   Redes sociais: 
Linkedin
 
Facebook
 
Google+
 
Youtube
 
Twitter
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, assim como na gestão de ativos, recursos e serviços.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão citada acima e com os valores pormenorizados no seguinte documento: Institucional.html


COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)

Redes sociais

Anúncios

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE