Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
ZmQ3aDZnYW5nNm9sMWVwM2phamg3amliNjUxNTUzNDc5MDA5 Normas para manutenção de portas automáticas - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

O projeto e a manutenção de portas automáticas devem seguir requisitos das normas

Porta automática disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT
MAXINST
Parceiro
JW Service Engenharia
GMG Service
BRLUX
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro
Parceiro

Os mais diversos projetos de arquitetura utilizam as portas automáticas devido a beleza, praticidade e facilidade de acesso. Contudo, para que elas tenham um bom desempenho é necessário observar as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através de dois documentos elaborados pela Comissão de Estudo Especial de Portas Automáticas (ABNT/CEE-107), responsável pela normatização para sistemas com portas automáticas acionadas por sensor ou por comando manual.

A ABNT NBR 15202: 2006 - Sistemas de portas automáticas é a norma que estabelece os requisitos para o bom desempenho de sistemas com portas automáticas de uso para pedestre e tráfego de pequenos veículos, que visa garantir operacionalidade com segurança e durabilidade.

ABNT NBR 16025: 2012 - Sistemas de portas automáticas é a norma que estabelece os requisitos e métodos de ensaio dos componentes de portas automáticas deslizantes horizontais (retas e curvas), para batentes e portas utilizadas em saídas de emergência para pedestres.

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (ABRAVIDRO), responsável pel Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), quando o projeto utiliza portas de vidro, deve-se utilizar apenas material de segurança (vidros temperados ou laminados).

Quando esquadrias são utilizadas no projeto, é necessário atender às especificações da ABNT NBR 10821 - Esquadrias para edificações, que é a norma técnica, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191). Confira:

Nestes casos, a ABRAVIDRO recomenda que:

  1. Esquadrias de alumínio precisam ser anodizadas ou protegidas por pintura eletrostática;

  2. Esquadrias de aço carbono ou ligas de aço e cobre devem ser galvanizadas ou receber pintura ou tratamento que as protejam contra corrosão;

  3. As esquadrias escolhidas devem ser aprovadas em ensaios de desempenho acústico, penetração de ar, estanqueidade à água, além de resistência a cargas uniformemente distribuídas e às operações de manuseio.

Com relação à manutenção de portas automáticas, a redação consultou um Engenheiro em Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, especialista em manutenção, que fez a seguinte recomendação:

  É importante informar que ao realizar a manutenção de portas automáticas, deve-se considerar os requisitos pormenorizados nas normas relacionadas, tendo em vista a necessidade de garantir os parâmetros adequados de operacionalidade, durabilidade e segurança, estabelecidos pelos especialistas que participaram da comissão especial de elaboração, e que a substituíção de componentes ou peças originais, por paralelas, mesmo que equivalentes, ou a realização de adaptações técnicas, sem a supervisão de um especialista, pode comprometer o projeto e consequentemente colocar pessoas (profissionais e usuários) em risco.

Fauzi Mendonça

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Porta automática disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuição
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
redacao Normas para manutenção de portas automáticas - Revista Manutenção
Redação
Nome: Redação
Website: http://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Editores, redatores e revisores


   Redes sociais: 
Linkedin
 
Facebook
 
Google+
 
Youtube
 
Twitter
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, assim como na gestão de ativos, recursos e serviços.

MISSÃO, VISÃO E VALORES:

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão citada acima e com os valores pormenorizados no seguinte documento: Institucional.html


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Facebook

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE