The Men Who Built America (traduzido para o português como Gigantes da Indústria) é uma minissérie docudrama de oito horas e quatro partes, que foi originalmente transmitida no History Channel no outono de 2012 e no History Channel . Reino Unido no outono de 2013.
Existe doença holandesa no Brasil?
Estudo sobre a Doença Holandesa e seu impacto na indústria, apresentado no IV Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas em 2008.
Os tempos heróicos de Collor e Zélia: Dívida externa e crise do governo
São Paulo: Nobel, 1991 Fui chamado a esta comissão do Senado para dar meu depoimento sobre a recente negociação dos juros atrasados da divida externa brasileira. Darei minha visão sobre este assunto específico e sobre o problema mais geral da negociação principal da dívida externa.
Saldo de contratações do comércio superou o da indústria em junho de 2022
Preclaros(as), ao analisar os dados do CAGED, constatei que a manutenção no Brasil, registrou um saldo de 5.026 contratações em junho de 2022, mas foi ao comparar a indústria com outros segmentos, que me assustei, pois, evidenciei que o comércio gerou um saldo maior de contratações.
Crescimento econômico com poupança externa?
Países endividados tiveram resultados econômicos negativos na década de 90 devido à estratégia de crescimento com poupança externa.
Caracterizando o imperialismo e a disputa de poder no Sistema Internacional no século XXI: periodização e conceitos básicos
Uma das tarefas mais difíceis na análise do Sistema Internacional e em especial de algumas áreas mais sensíveis como a economia política internacional é dialogar com a história contemporânea e aplicar uma correta periodização.
Os paraísos fiscais e o crime financeiro são funcionais ao Imperialismo anglo-saxão do século XXI
O planeta vive um sistema de economia paralela, e para tal o emprego e uso dos chamados paraísos fiscais (JE) criaram sistemas e regulamentos que ajudam a ocultar o verdadeiro dono dos ativos depositados em seus domínios.
Plutonomia, desigualdade, evasão e lavagem de ativos: uma análise comparativa
Existe um paradoxo no capitalismo em escala global. Os capitais transitam pelo mundo, em especial os mais voláteis e os muito voláteis. Existem mecanismos de transferência de valores, de relações de compensação entre bancos...
Regime de acumulação e domínio financeiro – aprofundando o debate a partir de Chesnais e Braga
Trazemos neste artigo a continuidade do debate e análise a respeito desta etapa de dominância financeira no auge do formato regime de acumulação, no período histórico que podemos afirmar ser pós-Crise de 2008.
Regime de acumulação e domínio financeiro: para entender o caminho do contrato suspeito da vacina indiana
O termo “regime de acumulação predominantemente financeiro” é objeto de estudo de relevantes economistas heterodoxos. Neste artigo, dando sequência no anteriormente publicado na mesma temática.
Fundamentos do regime de acumulação financeira: Um debate clássico
No texto que segue, retomamos um debate da clássica da crítica da economia política e economia política internacional contemporânea, estabelecendo um diálogo frutífero com referências vivas como Maria da Conceição Tavares, Alain Chesnais e Barry Eichengreen.
Jornalismo “econômico” ou porta-voz da especulação financeira e do rentismo? Desmontando três mitos
Trata-se de um tema recorrente. Como este analista estuda o tema há pelo menos duas décadas, vamos resgatar textos de forma a gerar um sentido conjunto e atual. A este respeito, abordamos a censura dos conglomerados na agenda “econômica”, quase sempre com inclinação para a especulação e operando com conceitos de neoliberalismo vulgar.
Industrialização com planejamento soberano: o único caminho para a economia nacional
Um país sem indústria é um país fraco. País fraco depende da indústria de outros países. Em todas as cadeias de valor, quem tem impõe e quem não tem recebe a imposição. Por vezes um “chavão