Colunas

Grade Lista

O termo “regime de acumulação predominantemente financeiro” é objeto de estudo de relevantes economistas heterodoxos. Neste artigo,  dando sequência no anteriormente publicado na mesma temática.

Leia mais...

No texto que segue, retomamos um debate da clássica da crítica da economia política e economia política internacional contemporânea, estabelecendo um diálogo frutífero com referências vivas como Maria da Conceição Tavares, Alain Chesnais e Barry Eichengreen.

Leia mais...

Trata-se de um tema recorrente. Como este analista estuda o tema há pelo menos duas décadas, vamos resgatar textos de forma a gerar um sentido conjunto e atual. A este respeito, abordamos a censura dos conglomerados na agenda “econômica”, quase sempre com inclinação para a especulação e operando com conceitos de neoliberalismo vulgar.

Leia mais...

Em artigo anterior deste portal debatemos de forma comentada as contribuições de John Hobson quanto ao imperialismo entrecruzado pelo poder do capital financeiro. Mesmo não sendo marxista.

Leia mais...

Estudar o papel estratégico das Jurisdições Especiais (também chamados de “paraísos fiscais”) para o imperialismo do século XXI, sob o regime de acumulação financeira, implica um caminho complexo.

Leia mais...

Há pouco mais de cento e cinquenta anos não existiam computadores, smart phones, redes (internet/social/profissional), tampouco mensageiros instantâneos, publicar um livro por exemplo, era um privilégio para poucos, mas apesar de todas essas dificuldades, naquela época o embate de ideias antagônicas acontecia com classe, ou seja, de maneira inteligente, racional e respeitosa, através de correspondências, livros, conferências, congressos, simpósios ou assembleias, como aconteceu por exemplo no episódio épico em que um filósofo e economista escreveu o livro A Filosofia da Miséria, e obteve de outro filósofo e economista a resposta no mesmo formato (livro), cujo título A Miséria da Filosofia, foi uma irônia dirigida ao autor da primeira obra.

Leia mais...

Em artigo publicado no mês de maio, que leva o título de: 40 anos de desindustrialização, o Economista e Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Carlos Bresser-Pereira, descreveu de forma pormenor o processo de desindustrailização que acomete o Brasil desde meados da década de oitenta (80s), quando a economia do país puxou o freio de mão, devido a crise da dívida externa, mantendo-se praticamente paralisada durante toda a década de noventa (90s), em consequência da adoção de um regime de política econômica liberal, que infelizmente não foi superado na década seguinte e que ressurgiu agora em meados de 2018, através de meia dúzia de aprendizes de feiticeiros, cujo o objetivo estratégico não declarado é retardar ainda mais o desenvolvimento industrial e econômico do país para atender aos interesses escusos do mercado financeiro-rentista.

Leia mais...

Em 28 de Abril de 2017, através de um convite do Clube de Engenharia, estive presente em um evento na faculdade de direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo, afim de prestigiar o lançamento do Manifesto do Projeto Brasil Nação, capitaneado pelo famigerado economista, cientista político, cientista social, administrador de empresas, formado em direito e professor da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira, e assinado por diversos políticos, professores, intelectuais e empresários como Fernando Haddad, Ciro Gomes, Celso Amorim, Eduardo Suplicy, Lindbergh Farias, Carina Vitral, Luiz Gonzaga de Belluzzo, Raduan Nassar, Pedro Celestino, Leda Paulani, Fábio Konder Comparato, Paulo Henrique Amorim e Mario Bernadini.

Leia mais...

Layout disponibilizado por New7Ducks - FreePik.com e Foto disponibilizada por Tatiana Sapateiro

Ponto de vista

A primeira edição da Revista Manutenção, surgiu da tentativa de reunir em um único arquivo, todo o conteúdo publicado na edição digital, desde agosto de 2016, quando o periódico iniciou suas atividades, até dezembro de 2017, portanto ela é composta por informações e opiniões que evidenciam além do cotidiano da manutenção, a conjuntura geopolítica e econômica brasileira em um período de arremedo histórico, que certamente determinará o futuro do Brasil e consequentemente de toda a América Latina.

Leia mais...

Colunistas

  • Fauzi Mendonça

    Fauzi Mendonça

     Contatos:

  • Cláudia Diaz

    Cláudia Diaz

     Contatos:

  • Caio Huais

    Caio Huais

     Contatos:

  • Igor Marinelli

    Igor Marinelli

     Contatos

  • Bruno Lima Rocha

    BRUNO LIMA ROCHA

     Contatos:

  • Bruno Lima Rocha

    MICELLI CAMARGO

     Contatos:

  • Sample avatar

    Vaga Disponível

     Contatos

Manutenção pelo mundo

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE