Ao iniciarmos essa fase de pandemia e sem bem conhecer o comportamento do vírus, todos nós ficamos apreensivos, alguns até mesmo acharam que iríamos ficar sem comida, outros sem remédios, mas com o passar dos dias, acabamos percebendo que não podemos parar e temos que enfrentar tudo o que vier e nos readequar.
Os denominados serviços essenciais foram de extrema importância para todos nós, que acreditarmos que é possível passar por momentos de adversidade e sobrevivermos a eles. O setor da manutenção, também não parou, muitos trabalhadores enfrentaram e enfrentam com bravura essa fase.
Mas o que tem feito os gestores e como se adequar a esse momento ?
Em primeiro lugar, deve estar a segurança dos trabalhadores envolvidos na produção/operação, com orientações de prevenção, sendo que, em segundo lugar deve-se fazer uma varredura nos ativos da empresa, para planejar, priorizar e programar as atividades de manutenção corretiva, corretiva de oportunidade e as de preventiva e preditiva.
Alguns estão em home office, para estes também não está sendo fácil, pois, trabalhar em casa exige muito mais disciplina e engajamento e em muitos casos ainda é necessário conciliar filhos e trabalho.
Os técnicos de campo podem ter receio de sair nas ruas, devido a alta contaminação do covid-19, a primeira coisa a se fazer é orientar para que idosos e portadores de doenças crônicas fiquem em home office, de quarentena ou antecipar suas férias enquanto os demais, que não estejam gripados ou que não apresentem sintomas podem atuar considerando medidas de precauções, como utilziar máscara, alcool gel e manter o distânciamento mínimo de dois (2) metros das outras pessoas.
Neste momento é necessário fazer uma avaliação para mensurar quais técnicos poderão estar na linha de frente, de acordo com as habilidades, tempo de experiência, idade e condições de saúde.
Como orientar sua equipe?
Informar que a higienização é a principal proteção contra o vírus. Fornecer álcool em gel ou álcool líquido 70%, água com sabão e máscaras para proteção das vias respiratórias.
Funcionários que apresentarem os sintomas de COVID-19 (como é chamada a doença provocada pelo novo coronavírus) devem ser orientados a procurar os serviços de saúde. Quem apresentar os sintomas e tiver histórico de viagem, ou contato com algum caso suspeito ou confirmado, deve ser liberado pra casa imediatamente.
Redução de serviços nas empresas, o que fazer com o tempo ocioso ?
Agora devido a redução, quebra de contratos, adiamentos dos serviços é hora de dar atenção aos seus equipamentos, fazer uma manunteção nas suas máquinas, revisar sistemas elétricos e etc... para que, quando tudo isso passar, seus equipamentos estejam em perfeitas condições de atender a nova demanda.
Também pode ser época de fazer uma pesquisa de satisfação em relação aos clientes, elabore um questionário com 5 questões e envie aos seus clientes, pois assim você concede a oportunidade de propor melhorias para garantir excelência no atendimento.
Manutenção nos hospitais
Antes ouvíamos falar muito pouco sobre respiradores, mas o pessoal da manutenção em hospitais tiveram que se reinventar para fazer manutenção neste tipo de máquina/equipamento, que passou a ser muito importante nessa fase, mostrando que a manutenção também pode ajudar a salvar vidas.
Agora é tempo de fazer uma manutenção na nossa mente, na nossa vida e no nosso emprego. A todos da manutenção, parabéns pela bravura por sair de manhã cedo para manter tudo funcionando perfeitamente.
Mais detalhes sobre Coronavirus e as empresas, acessar o link: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/coronavirus-5-atitudes-que-empresas-podem-adotar/
Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
Foto disponibilizada por Pinterest via @
sob licença grátis com atribuição
Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.