1 Eventos

Imagens ilustrativas disponibilizada por Freepik sob licença grátis com atribuição

Carreira e Sucesso
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit

(Via BRUNO SILVA) Então, a palavra Protagonismo, que saiu do cinema direto para o ambiente organizacional, é um convite para que você assuma a direção da sua vida, que saiba olhar para as ofertas e encaixá-las em seus objetivos, fazendo deste encaixe um fator positivo para você e para empresa em que trabalha.

Tenha cuidado para não confundir Protagonismo com Heroísmo, ou estrelismo, pois nenhuma organização deseja lidar com “estrelas”, ou seja, ser protagonista é também ser humilde para perceber que seu trabalho é melhor quando realizado em equipe.

Max Gehringer, escritor de livros sobre carreira e gestão empresarial, retrata bem o caminho ao protagonismo e divide a carreira de um profissional em 5 estágios:

“O primeiro estágio é aquele em que o funcionário precisa usar crachá, porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.

No segundo estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Jorge da Manutenção Mecânica.

No terceiro estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome: Jorge da Fábrica de Ferramentas.

No quarto estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Jorge, Diretor da Fábrica de Ferramentas.

Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Jorge passam a se referir a ele como ‘o meu amigo Jorge, Diretor da Fábrica de Ferramentas.”

Carreira

Conheça 04 características principais para você se tornar um protagonista em sua carreira:

Sentimento de Dono (Ownership)

Ter Sentimento de Dono significa assumir a postura de sempre fazer o que for necessário para conquistar os resultados esperados (pelo seu líder, pela organização, pelos seus colegas e por você mesmo), mesmo que isso signifique ter que fazer um pouco a mais.

Seja um líder

Ser um líder vai muito além de apenas estar a frente de uma equipe. Ser líder é inspirar pessoas, puxar a responsabilidade do setor para você, saber provocar a motivação nas pessoas, liderar pelo exemplo.

Integre seus conhecimentos técnicos e práticos

Conhecimento prático é aquele adquirido na prática: trata-se do conhecimento popular obtido por meio das tentativas, erros e acertos. O conhecimento técnico, por sua vez, está relacionado a um processo de fazer as coisas com conhecimento obtido por meio da observação e realização de testes. Integrando os conhecimentos técnicos e práticos, o profissional se torna mais preparado para enfrentar o mercado e as adversidades. Em termos organizacionais é sempre bom contar com alguém que possui vasto know-how e que saiba movimentar um setor.

Polivalência

Ser polivalente é apresentar múltiplos valores, ser multifuncional, se adaptar a diversas situações e conseguir desempenhar várias funções diferentes. Esses profissionais ganham destaque dentro da empresa, é inevitável. Sabe aquele seu amigo que topa qualquer parada? Que está sempre disposto a ajudar? Então, nesse momento você já se lembrou de alguém que tem essa característica. É assim que a empresa olha os profissionais polivalentes, sempre com bons olhos.

Pense grande e toda máquina a vante! 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Imagens ilustrativas disponibilizada por Freepik sob licença grátis com atribuição  
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
bruno-silva-new Seja protagonista na sua carreira !! - Revista Manutenção
Bruno Silva
Nome: Bruno Silva
Website: http://www.revistamanutencao.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0


   Redes sociais: 
linkedin Seja protagonista na sua carreira !! - Revista Manutenção
 
facebook Seja protagonista na sua carreira !! - Revista Manutenção
 
twitter Seja protagonista na sua carreira !! - Revista Manutenção
 
google Seja protagonista na sua carreira !! - Revista Manutenção
 
youtube Seja protagonista na sua carreira !! - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Bruno Silva é Chefe de Máquinas em embarcações de Apoio Marítimo (Offshore) e Apoio Portuário. Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Engenharia e Tecnologia. Trabalhou com infraestrutura de redes, sistemas, segurança de TI e Transformação Digital. Na área naval, comissionou a construção das embarcações mais modernas do país, ministrou treinamentos marítimos e trabalhou em laboratórios de inovação. Bruno possui formação multidisciplinar em várias áreas de atuação. Toda sua carreira foi desenvolvida com foco em inovação e novas tecnologias, especializando-se em Smart Maintenance (Manutenção 4.0).


Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE