(Via BRUNO SILVA) Então, a palavra Protagonismo, que saiu do cinema direto para o ambiente organizacional, é um convite para que você assuma a direção da sua vida, que saiba olhar para as ofertas e encaixá-las em seus objetivos, fazendo deste encaixe um fator positivo para você e para empresa em que trabalha.
Tenha cuidado para não confundir Protagonismo com Heroísmo, ou estrelismo, pois nenhuma organização deseja lidar com “estrelas”, ou seja, ser protagonista é também ser humilde para perceber que seu trabalho é melhor quando realizado em equipe.
Max Gehringer, escritor de livros sobre carreira e gestão empresarial, retrata bem o caminho ao protagonismo e divide a carreira de um profissional em 5 estágios:
“O primeiro estágio é aquele em que o funcionário precisa usar crachá, porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.
No segundo estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Jorge da Manutenção Mecânica.
No terceiro estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome: Jorge da Fábrica de Ferramentas.
No quarto estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Jorge, Diretor da Fábrica de Ferramentas.
Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Jorge passam a se referir a ele como ‘o meu amigo Jorge, Diretor da Fábrica de Ferramentas.”
Conheça 04 características principais para você se tornar um protagonista em sua carreira:
Sentimento de Dono (Ownership)
Ter Sentimento de Dono significa assumir a postura de sempre fazer o que for necessário para conquistar os resultados esperados (pelo seu líder, pela organização, pelos seus colegas e por você mesmo), mesmo que isso signifique ter que fazer um pouco a mais.
Seja um líder
Ser um líder vai muito além de apenas estar a frente de uma equipe. Ser líder é inspirar pessoas, puxar a responsabilidade do setor para você, saber provocar a motivação nas pessoas, liderar pelo exemplo.
Integre seus conhecimentos técnicos e práticos
Conhecimento prático é aquele adquirido na prática: trata-se do conhecimento popular obtido por meio das tentativas, erros e acertos. O conhecimento técnico, por sua vez, está relacionado a um processo de fazer as coisas com conhecimento obtido por meio da observação e realização de testes. Integrando os conhecimentos técnicos e práticos, o profissional se torna mais preparado para enfrentar o mercado e as adversidades. Em termos organizacionais é sempre bom contar com alguém que possui vasto know-how e que saiba movimentar um setor.
Polivalência
Ser polivalente é apresentar múltiplos valores, ser multifuncional, se adaptar a diversas situações e conseguir desempenhar várias funções diferentes. Esses profissionais ganham destaque dentro da empresa, é inevitável. Sabe aquele seu amigo que topa qualquer parada? Que está sempre disposto a ajudar? Então, nesse momento você já se lembrou de alguém que tem essa característica. É assim que a empresa olha os profissionais polivalentes, sempre com bons olhos.
Pense grande e toda máquina a vante!
Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
Imagens ilustrativas disponibilizada por Freepik sob licença grátis com atribuição
Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.