FOTO disponibilizadas por SCHRADER sob licença grátis com atribuição

Correlata
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
SQL Brasil
Midia Kit

(via BRUNO SILVA) A Schrader / Mobil Lubrificantes realizou no dia 05 de agosto o Seminário de Manutenção 2019. O evento ocorreu em Joinville-SC, no Perini Business Park, que é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul.

A Schrader é distribuidor exclusivo dos lubrificantes Mobil para todo estado de Santa Catarina. Também distribui pneus Michelin, BFGoodrich, Levorin e produtos para limpeza industrial da Henlau Quimica.

Lubrificantes em destaque

O evento teve como foco enfatizar a importância dos lubrificantes para os equipamentos, apresentar soluções, novidades e compartilhar experiências para o sucesso da manutenção.

O Eng. Gilson Teixeira, da Schrader / Mobil abriu o seminário com a palestra “Mitos e desafios da lubrificação”. Ele apresentou a classificação e as principais normas dos óleos lubrificantes. Também falou de óleo base, detergência, nível de aditivação, índices de viscosidade, tipos de desgaste, acondicionamento, entre outros assuntos.

Destacou também a lubrificação de engrenagens e redutores, e bateu um bom papo sobre sistemas hidráulicos, ensaios e graxas.

Você sabia que existe um ensaio chamado “four-ball” que avalia a capacidade que um óleo lubrificante tem de proteger o equipamento contra o desgaste?

Pois é, o teste quatro esferas, ou “four-ball” é um teste de bancada que determina a proteção contra o desgaste por meio de 3 esferas imersas em uma cuba cheia com o óleo lubrificante, postas em contato com uma esfera fixa em um eixo rotativo, sob condições padronizadas de temperatura, rotação do eixo e carga aplicada. A avaliação é realizada por medida da cicatriz formada nas esferas livres, ou pela carga aplicada que conduz à soldagem das 4 esferas.

Outro teste apresentado foi o “FZG Test”, que determina o desgaste por meio de um sistema de lubrificação de engrenagens de dentes retos sobre as quais se aplicam cargas crescentes. A avaliação é realizada visualmente pela aparência das cicatrizes presentes nos dentes das engrenagens.

E quando o assunto foi graxas, houve destaque para o ensaio “dropping point” ou ponto de gota. O ponto de gota é a propriedade qualitativa das graxas lubrificantes que indica a temperatura em que há mudança do estado semissólido para o líquido, e na qual se gera uma gota, indicando a resistência da graxa à temperatura.

Clique aqui para entrar em contato com a Schrader / Mobil Lubrificantes - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Presença de clientes e parceiros

Dando sequência ao evento, o Gerente Comercial Leonardo Correa, da ACEL / Stauff, apresentou a palestra “70% dos problemas hidráulicos ocorrem por partículas sólidas no fluido”, apresentando várias soluções voltadas para sistemas de análise de óleo e particulados, como filtros hidráulicos e filtros de processo, e dando ênfase para a importância da filtragem em sistemas hidráulicos.

Em sua palestra também foram destacadas o grau de limpeza dos óleo lubrificantes, as bases da contaminação e os tipos de fontes de contaminação, como poeira, ar, água, areia, tinta, partículas metálicas de desgaste e até mesmo fibras de tecido (geralmente desprendidas de panos de limpeza).

Clique aqui para entrar em contato com a ACEL Equipamentos Pneumáticos e Hidráulicos Ltda - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Palestra da Encopel / SKF foi ministrada pela Alessandra Goulart, e o tema foi “Manutenção de rolamentos – Fatores chaves para maximização da vida útil”.

Nesta palestra sobre rolamentos foi destacado todo o processo em torno dos rolamentos:

Aquisição do rolamento

Montagem

Lubrificação

Vedação

Alinhamento

Monitoramento

Desmontagem

“Você conhece o App ‘SKF Authenticate’? Ele permite que os clientes enviem fotos de produtos da SKF para verificação de sua autenticidade. A SKF analisará as fotos e retornará com uma conclusão sobre a autenticidade.”

Alessandra ainda apresentou a novidade SKF System 24, que é um lubrificador automático monoponto, para aplicações cruciais que requerem extrema confiabilidade e monitoramento adicional. O SKF System 24 é ideal para temperaturas variáveis e condições de aplicação adversas, como vibração, espaço limitado ou ambientes perigosos.

Clique aqui para entrar em contato com a Encopel Comércio de rolamentos e peças - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

E finalizando o ciclo de palestras, Bruno Henrique, engenheiro da BLF conduziu a palestra “Conservação de óleos lubrificantes”, mergulhando mais no tema contaminação de óleo lubrificante.

Na palestra da BLF, foi destacada a contaminação por Verniz, que pode ser influenciada por oxidação, degradação térmica ou degradação química.

A contaminação por água (água livre, dissolvida ou emulsionada) em sistemas hidráulicos também foi discutida na palestra, com a apresentação de suas principais consequências:

Corrosão das superfícies do metalmecânico

Desgastes abrasivos acelerado

Fadiga dos rolamentos

Falha do aditivo do fluido

Variação da viscosidade

Aumento na condução elétrica

Para entrar em contato com a BLF Bilibio Lubrificação e Filtragem - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O seminário de manutenção foi um sucesso, e contou com a participação de colaboradores de empresas de vários segmentos da indústria.

Marlon Pering, Coordenador de Consumo da Schrader, ainda destacou a importância desse tipo de evento para os participantes: “A Schrader busca sempre promover seminários e workshops, junto a outros players do mercado, para proporcionar conhecimento e troca de informações sobre os temas abordados. O foco no cliente, com soluções personalizadas e profissionais especialistas é um dos pilares da Schrader, que promove também a sustentabilidade e o desenvolvimento de seus colaboradores.”

 

Pense grande, e toda máquina a vante!

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
FOTO disponibilizadas por SCHRADER sob licença grátis com atribuição  

 

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
bruno-silva-new Schrader / Mobil realiza seminário de manutenção para seus clientes - Revista Manutenção
Bruno Silva
Nome: Bruno Silva
Website: http://www.revistamanutencao.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0


   Redes sociais: 
linkedin Schrader / Mobil realiza seminário de manutenção para seus clientes - Revista Manutenção
 
facebook Schrader / Mobil realiza seminário de manutenção para seus clientes - Revista Manutenção
 
twitter Schrader / Mobil realiza seminário de manutenção para seus clientes - Revista Manutenção
 
google Schrader / Mobil realiza seminário de manutenção para seus clientes - Revista Manutenção
 
youtube Schrader / Mobil realiza seminário de manutenção para seus clientes - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Bruno Silva é Chefe de Máquinas em embarcações de Apoio Marítimo (Offshore) e Apoio Portuário. Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Engenharia e Tecnologia. Trabalhou com infraestrutura de redes, sistemas, segurança de TI e Transformação Digital. Na área naval, comissionou a construção das embarcações mais modernas do país, ministrou treinamentos marítimos e trabalhou em laboratórios de inovação. Bruno possui formação multidisciplinar em várias áreas de atuação. Toda sua carreira foi desenvolvida com foco em inovação e novas tecnologias, especializando-se em Smart Maintenance (Manutenção 4.0).


Livros recomendados

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE