1 Eventos

Mecânica
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit



Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit

O que é a vibração?

Qual impacto nos ativos e por que devemos realizar análise de vibração nos equipamentos?

As vibrações são comuns em equipamentos industriais, especialmente em equipamentos rotativos, justamente por esse motivo, se faz necessário a devida relevância para esse aspecto.

Partindo do princípio de que tudo vibra, devemos saber reconhecer se a vibração apresentada está dentro do padrão normal de comportamento do ativo ou não.

Mas o que é a vibração e porque devemos realizar análise de vibração nos equipamentos?

Quando falamos em vibração estamos falando do movimento de oscilação de um corpo em torno da posição de equilíbrio e dos movimentos e forças associadas a ele.

Todos os ativos possuem um padrão de comportamento vibratório.

A vibração excessiva pode ser evidenciada quando um componente mecânico ou elemento de uma máquina rotativa como rolamentos , mancais , conexões, apresentam alguma anomalia como por exemplo desalinhamento, desbalanceamento, trincas, folgas dentre outros o que pode indicar que o comportamento vibratório do ativo teve seu padrão alterado.

Em relação a vibração é importante que saibamos:

Frequência : É a quantidade de vezes, por unidade de tempo, em que um fenômeno se repete. No S.I a unidade de frequência é hertz (Hz), que se equivale a um ciclo por segundo

frequencia

 
Movimento Harmônico: É o movimento que se repete após um intervalo de tempo.

movimento harmonico

Movimento Randômico: São frequências que aparecem de forma aleatórias, podendo ser chamado de ruído.

 movimento randomico

  Amplitude: É a maior distância a partir de um valor. No caso de vibração, é a maior distância que uma onda atinge.

amplitude

amplitude I

Frequência máxima ( range) , A frequência máxima coletada que aparece no espectro, dependerá do range que foi calculado, com base nos possíveis defeitos de um determinado equipamento. Se torna primordial, pois se não coletamos, não analisamos!

 Abaixo temos alguns exemplos que demonstram através da frequência os efeitos da vibração .

tabela frequencia

 Fonte da Imagem : O Poder da Análise de Vibrações em Máquinas - TRACTIAN

 O que é a Análise de vibração?

É o monitoramento dos parâmetros de vibração, tais como aceleração, velocidade, deslocamento, que utiliza a assinatura de vibração de um equipamento, para a detecção de defeitos baseada na condição.

Ela é predicada em dois fatos básicos: (1) todos os modos de falha comuns possuem componentes distintos de frequência de vibração que podem ser isolados e identificados (2) a amplitude de cada componente distinto de vibração permanecerá constante a menos que haja uma mudança na dinâmica operacional do equipamento.

A análise espectral do sinal vibratório obtido, é a resposta da estrutura às excitações dinâmicas decorrentes do funcionamento do equipamento, revelando cada amplitude das frequências associadas a estas excitações. Com espectro de vibração, é possível identificar as frequências associadas a cada componente de interesse, determinando assim o possível defeito/falha característico.

Através da análise de vibração conseguimos perceber os sintomas que podem levar a uma falha funcional.

Ao comparar por exemplo o padrão de comportamento antes da falha é possível termos um diagnóstico, e com uma análise espectral é possível termos um diagnostico assertivo em relação a qual de fato é a falha apresentada.

Quando falamos em desalinhamento nas máquinas por exemplo, que ocorre quando as linhas de centro dos eixos de rotação de duas, ou mais, máquinas acopladas não coincidem uma com a outra, neste caso, os componentes não estão nivelados com o centro.

Esse desalinhamento entre os componentes pode ocorrer devido parafusos frouxos, falha de montagem, defeito na estrutura, e é considerado a segunda fonte de vibração que mais prevalece.

O desalinhamento pode se apresentar de três formas: paralelo, angular ou combinado:

Desalinhamento paralelo ou radial: O próprio nome diz, ocorre quando as linhas de centro se apresentam de forma paralela.
Desalinhamento angular ou axial: A irregularidade é mostrada a partir de ângulo formado entre as linhas centrais.
Desalinhamento combinado: é a mais comum entre as outras, há desvios paralelos e angulares nas linhas do centro.

desalinhamento

Fonte da imagem: Desalinhamento de eixos e os perigos para seu equipamento - TRACTIAN

O artigo completo sobre desalinhamento está também em nosso Blog clique aqui para acessá-lo.

Quando falamos de uma Bomba Centrifuga também podemos mencionar as falhas mais comuns detectadas por vibração como desbalanceamento, desalinhamento, problemas estruturais, cavitação, ressonância na tubulação, entrada de ar, separação do fluido ( altas vazões) recirculação do fluido) nosso blog tem um artigo que fala exclusivamente de vibrações em bombas centrifugas clique aqui e veja o artigo completo

bomba centrifuga

Fonte da imagem: https://tractian.com/blog/bomba-centrifuga

Ao realizamos medições constantes conseguimos monitorar o ativo de tal maneira a identificar sintomas de possíveis falhas e atuar antes que a falha funcional se manifeste.

Para saber mais a respeito do poder da analise de vibrações veja nosso artigo completo clique aqui.
A análise de vibração é essencial para que sejam monitorados os ativos de maneira a não termos impactos indesejados com um downtime não programado.
Essa técnica de análise de vibração faz parte da estratégia de manutenção preditiva, e devemos dar atenção a essa questão especialmente se esse ativo for cadastrado na matriz de criticidade como um ativo “A”.

Essa técnica visa o monitoramento da vibração do equipamento, uma vez aplicada essa técnica conseguimos identificar por exemplo, folgas, desalinhamentos, empenos, em algumas situações podemos identificar inclusive a causa por exemplo um rolamento pode estar apresentando vibração excessiva devido à falta de lubrificação, dentre outros aspectos também.

Um grande aliado neste aspecto é o monitoramento online, através da tecnologia é possível fazer o monitoramento online em tempo real dos ativos.

A Tecnologia desenvolvida pela Tractian permite a coleta de vibração triaxial da sua máquina com coletas em tempo real de até 6.6Khz, com forma de onda completa e espectro de frequência.
Os ativos são conectados aos sensores IoT que conseguem medir com precisão além da vibração, temperatura, horímetro e consumo de energia estimado.

Todas as informações são enviadas em tempo real para a plataforma, os dados são processados e você terá acesso a tudo de forma fácil e online. Sem a necessidade de gateways ou infraestrutura própria para salvar e analisar esses dados.

A plataforma de monitoramento oferece acesso a toda a parte de analytics e espectro de seus equipamentos, envia insights automáticos, acompanhamento do Status da sua máquina em tempo real com: Horímetro, Status de Vibração, Curva de Temperatura e Insights e alertas via WhatsApp e e-mail sobre o comportamento do ativo ,falhas Mecânicas e outras anomalias.

tractian


Através da plataforma também é possível gerar ordens de serviço automáticas, fazendo a gestão da manutenção de maneira eficiente.


Conforme vimos neste artigo, para que possamos realizar a gestão de manutenção de maneira eficiente devemos integrar técnicas que possam nos dar esse respaldo em relação a saúde do ativo , e tratando-se de vibração o acompanhamento se faz necessário.


Referências :

1- Farah, Juliana.
2- Blog da Tractian

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
arlete-tigre Qual impacto da vibração nos ativos? - Revista Manutenção
Arlete Tigre
Nome: Arlete Tigre
Website: https://tractian.com/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gestão da Manutenção


   Redes sociais: 
 
facebook Qual impacto da vibração nos ativos? - Revista Manutenção
 
youtube Qual impacto da vibração nos ativos? - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Gerente de Gestão da Manutenção na TRACTIAN, startup que descomplica a manutenção preditiva e avisa quando as máquinas vão quebrar. Também é Colunista da Revista Manutenção.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Estudou Logística (Universidade de Guarulhos) mas, não atuou na área, por estar inserida na área da Manutenção a viu a necessidade de buscar conhecimento técnico e formou-se Técnica Mecânica, atuou como Coordenadora de Equipe de Manutenção por 05 anos, buscou conhecimentos específicos para Gestão da Manutenção através de cursos relacionados a Engenharia de Manutenção e Engenharia de Confiabilidade. Pós Graduada em Engenharia de Produção ( Universidade Cruzeiro do Sul), MBA Executivo Gestão de Pessoas e Liderança ( Universidade Braz Cubas).


Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE