Vídeo reprodução
Vídeo reprodução disponibilizada pela ANYbotics sob licença Padrão do Youtube

Indústria 4.0: Primeiro robô OPERÁRIO do mundo está em desenvolvimento, conheça o ANYmal

Em meio a tantas especulações sobre o futuro da indústria, heis que surge um vídeo demonstração do que será o primeiro robô instrumentista do mundo, cuja ficha técnica descreve esta obra prima com os seguintes números: 30 kg, 80 x 60 x 40 cm deitado, 80 x 60 x 70 cm em pé,  capacidade de carga igual a 10 kg, velocidade de 1.0 m/s, consumo de energia de 300 W, autonomia de 2 a 4 horas e mobilidade articular 360 ° para todas as articulações.

Depois que a frota de robôs da Boston Dynamics composta pelos modelos Bigdog, LittleDog, AlphaDog, RISE, PETMAN, RHex Rough-Terrain, Sand Flea Jumping, Cheetah, Legged Squad, Atlas, WildCat e o Handle, desfilou no youtube e viralizou nas redes sociais, a ficção cinetífica passou a fundir-se com a realidade, de uma forma que surpreendeu até mesmo os mais otimistas com as inovações tecnológicas da eletrônica embarcada.

Mas o que ninguém esperava, era que uma outra empresa, ousaria se propor a desenvolver robôs para auxiliar ou até mesmo substituir humanos em determinadas funções, o que aconteceu através da ANYbotics, uma empresa sediada em Zurique na Suiça, cujo objetivo é fornecer soluções para um novo nível de mobilidade e recursos de interação e permitir que os robôs trabalhem no chão de fábrica, mais especificamente exercendo funções em conjunto com instrumentistas OFFSHORE.

 

Há também um segundo vídeo divulgado no canal da empresa no Youtube que demonstra em alguns trechos as possíveis aplicações do robô na indústria, sendo que é possível ver o ANYmal fazendo a leitura de instrumentos próximo a uma caldeira, caminhando entre tubulações com vazamentos, do que provavelmente é uma planta química e até mesmo em um ambiente com chamas, simulando um incêndio, confira: 

 

Em um terceiro vídeo a empresa deixa bem explícito o viés operário de suas criaturas, ao expor o ANYmal caminhando em ambiente industrial junto com operários e subindo escadas de metal daquelas com degraus hostis até mesmo para humanos. 

 

Segundo o site da empresa o ANYmal pode realizar as seguinets atividades:

  • Inspeção visual: Uma câmera de zoom RGB de ponta coleta informações detalhadas de grandes distâncias. Os algoritmos de visão computacional interpretam as imagens para ler o estado dos componentes, como medidores analógicos, medidores de nível de líquido e posições da alavanca da válvula.
  • Inspeção térmica: Uma câmera térmica mede leituras precisas de temperatura sem interação física para monitorar o funcionamento das máquinas. A varredura regular do ambiente para anomalias de temperatura permite detectar riscos, como incêndio de cabos, antes que eles ocorram.
  • Inspeção auditiva: A assinatura acústica de máquinas e processos pode ser capturada com precisão por microfones para detectar desvios da operação normal. Além disso, os microfones ultra-sônicos são usados ​​para captar e localizar vazamentos de gás.
  • Mapeamento 3D: Os sensores a laser são usados ​​para criar um mapa 3D preciso e de alta resolução do ambiente. Esses mapas são dados valiosos para pesquisar ambientes e detectar quaisquer mudanças geométricas.
  • Detecção de objetos: Algoritmos de computador avançados são usados ​​para identificar objetos e humanos em imagens de câmeras e medições a laser. Isso permite verificar, por exemplo, se um caminho de passagem é claro, extintores de incêndio estão disponíveis e não há pessoas presentes em áreas proibidas.
  • Detecção de gases: A detecção antecipada de gases contribui para a operação segura das instalações, e sensores sensíveis de detecção de gás são usados ​​para alertar sobre os riscos potenciais das emissões de gases.

Para tal, o robô operário conta com as seguintes especificações e recursos:

  • Locomoção todo tipo de terreno: Diferentes passos permitem movimento omnidirecional, posicionamento preciso do pé em terrenos acidentados e locomoção rápida em terrenos moderados e planos.
  • Atuação em conformidade: As articulações ANYdrive permitem o controle de força de interação e rotações de juntas completas de 360 ​​° para possibilitar manobras versáteis para várias tarefas de locomoção e manipulação.
  • Percepção do meio ambiente: As câmeras LIDAR ou estéreo fornecem dados de visão 3D para localização, mapeamento e planejamento de caminhos.
  • Interface de hardware: Interface de adaptador personalizável para montar um cabeçote do sensor de pan-tilt e outra carga útil do aplicativo.
  • Robusto e leve: Uma combinação de fibra de carbono e alumínio garante alta robustez e baixo peso.
  • Protegido e robusto: O ANYmal é completamente vedado contra a entrada de poeira e água (IP67) e o design robusto o protege contra impactos em ambientes agressivos.
  • Computação e energia da bateria: Os computadores de bordo fornecem energia para otimizações complexas e tarefas de visão, e as baterias garantem cerca de 2 a 4 horas de operação autônoma.

Últimas demonstrações Públicas:

Veja ANYmal em ação nos seguintes eventos:

23 a 27 de abril de 2018 Hannover Messe (Pavilhão 2, Stand C39) Hanover, Alemanha
24 a 26 de abril de 2018 Polymesse Zurique, Suíça
5 de junho de 2018 Café da manhã Cluster Mecatrônica Suíça  Zurique, Suíça
19 a 22 de junho de 2018 automatica  (Pavilhão B4, Stand 317) Munique, Alemanha
27 a 30 de agosto de 2018 ONS 2018  (estande no. 1030) Stavanger, Noruega
11 a 13 de setembro de 2018 R-18 Odense, Dinamarca
1 a 5 de outubro de 2018 IROS 2018 - Conferência Internacional sobre Robôs Inteligentes e Sistemas  (Estande nº 48) Madri, Espanha
29 a 31 de outubro de 2018 Conferência sobre Aprendizagem de Robôs (CoRL) Zurique, Suíça
1º de novembro de 2018 Dia da Indústria Suíça de Robótica Lausanne, Suíça
24 a 25 de novembro de 2018 Dia iluminado Amsterdão, Países Baixos
8 a 11 de janeiro de 2019 CES Las Vegas, Estados Unidos
10 a 12 de fevereiro de 2019 Cúpula do Governo Mundial Dubai, Emirados Árabes Unidos

No site da empresa ainda é possível agendar uma demonstração do ANYmal através de um formulário que promete também contato direto com a equipe de desenvolvimento, com a possibilidade de agendar uma visita ao escritório da empresa em Zurique na Suiça.

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup}
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Vídeo reprodução disponibilizada pela ANYbotics sob licença Padrão do Youtube 
Fauzi Mendonça

Engenheiro em Eletrônica

Especializações

Manutenção e Confiabilidade

Redes sociais

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da Engenharia, Confiabilidade, Gestão de Ativos e Manutenção.

Desenvolvedor Web e Webdesigner, é responsável pelo design, layout, diagramação, identidade visual e logomarca da Revista Manutenção.

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pós graduado em Engenharia de Manutenção, pela Faculdade Anhanguera de Tecnologia (FAT) de São Bernardo e em Engenharia de Confiabilidade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Profissional atua há mais de vinte (20) anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Técnico, Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.