Conheça o manifesto sobre o dilema da indústria: reindustrialização ou desindustrialização. Explore os desafios e perspectivas do setor.
Pra ser sincero: Indústria 4.0 ou aerodinâmica em tanque de guerra?
Perdoem-me os especuladores, pelo desgosto, mas está insuportável. Eu preciso falar sobre esse assunto, pois, o que tenho observado, não cabe em mim, está ferindo a minha alma, existência e consciência ética, portanto, me sinto obrigado a fazer essa abordagem lúcida e crítica, já que poucos são os que se arriscam a desafiar, com ousadia, o senso comum.
BRAZIL: A neocolônia tecnológica
A automação industrial e a robótica representam para muitos, sinônimo de DESENVOLVIMENTO, mas será que isso é uma regra? A constatação da aplicação de automação e robótica em ambientes industriais, por si só não é parâmetro para definir se um país é realmente desenvolvido.
A indústria metalúrgica é o alicerce do desenvolvimento industrial, econômico e social
Com o devido respeito a todas as outras indústrias e categorias profissionais, que produzem bens, produtos e riquezas, me sinto no dever ético e moral de difundir que a indústria metalúrgica e os profissionais que trabalham nela, são irrefutavelmente o alicerce que edifica e sustenta todo o desenvolvimento industrial, econômico e social de um país.
Resenha sobre o artigo: 40 anos de desindustrialização de Bresser-Pereira
Em artigo publicado no mês de maio, que leva o título de: 40 anos de desindustrialização, o Economista e Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Industrialização tardia: Evidências do desenvolvimento retardatário do Brasil
Em 28 de Abril de 2017, através de um convite do Clube de Engenharia, estive presente em um evento na faculdade de direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo, afim de prestigiar o lançamento do Manifesto do Projeto Brasil Nação, capitaneado pelo famigerado economista, cientista político, cientista social, administrador de empresas, formado em direito e professor da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira, e assinado por diversos políticos, professores, intelectuais e empresários como Fernando Haddad, Ciro Gomes, Celso Amorim, Eduardo Suplicy, Lindbergh Farias, Carina Vitral, Luiz Gonzaga de Belluzzo, Raduan Nassar, Pedro Celestino, Leda Paulani, Fábio Konder Comparato, Paulo Henrique Amorim e Mario Bernadini.
Resenha da primeira edição da Revista Manutenção
A primeira edição da Revista Manutenção, surgiu da tentativa de reunir em um único arquivo, todo o conteúdo publicado na edição digital, desde agosto de 2016, quando o periódico iniciou suas atividades, até dezembro de 2017, portanto ela é composta por informações e opiniões que evidenciam além do cotidiano da manutenção, a conjuntura geopolítica e econômica brasileira em um período de arremedo histórico, que certamente determinará o futuro do Brasil e consequentemente de toda a América Latina.