Ponto de vista
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Anunciantes
Tractian Gestão de Ativos
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
SQL Brasil
ENGETAG Consultoria
Revista Manutenção EDU
Midia Kit

Com o devido respeito a todas as outras indústrias e categorias profissionais, que produzem bens, produtos e riquezas, me sinto no dever ético e moral de difundir que a indústria metalúrgica e os profissionais que trabalham nela, são irrefutavelmente o alicerce que edifica e sustenta todo o desenvolvimento industrial, econômico e social de um país. Mas antes que me perguntem, vou responder:

- SIM! Eu sou Metalúrgico e do ABC.

Contudo, não foi o orgulho, tampouco a nostalgia que me levou a escrever sobre esse assunto, certo de que alimento sim, muito orgulho pela profissão que herdei do Luiz, que além de ser meu pai, é o melhor torneiro mecânico que eu conhecí, atualmente aposentado, ele me criou descascando metal em alta rotação e sob o efeito do cheiro de óleo solúvel.

O que me levou a escrever sobre esse assunto, foi na realidade a falta de respeito e reconhecimento que a categoria enfrenta atualmente, mesmo sendo ela que resolve os problemas mais complexos e difíceis da sociedade, ao executar projetos de Engenharia e até mesmo ao fazer a manutenção deles na etapa em que eles estão produzindo.

- Alguém: Mas Fauzi, o Engenheiro não é mais importante que o torneiro?

- Eu: Depende! Depende do ponto de vista, pois desenhar fábricas, máquinas, equipamentos, instrumentos, componentes, peças, veículos e implementos, é algo relativamente fácil, dificil mesmo é tirar o projeto do papel.

- Alguém: Será?

- Alguém: Confia em mim, porque eu sou Engenheiro.

O metalúrgico é o profissional que faz a mágica acontecer, afinal o papel aceita qualquer coisa, até merda, mas o processo industrial e a produção, NÃO.

Sem a indústria metalúrgica, todas as outras indústrias não conseguiriam sair do papel, uma vez que as fábricas, máquinas, equipamentos, instrumentos, componentes, peças, veículos e implementos, passam obrigatoriamente pelas mãos dos metalúrgicos, que são profissionais de importância imensurável para o desenvolvimento industrial, econômico e social de um país, devido ao fato de que são eles que fabricam as máquinas, que são utilizadas na produção de bens e produtos industrializados, por todas as outras indústrias.

Todas as outras indústrias são dependentes crônicas da indústria metalúrgica, no Projeto (PJ), no Desenvolvimento (DE) e na Manutenção (MNT) de ativos, logo, o ferreiro da idade média, metamorfoseado no torneiro, fresador ou ferramenteiro contemporâneo, deve ser não só respeitado e admirado, mas também, reconhecido pela contribuição que fez / faz para manter a sociedade funcionando e crescendo.

Enfim, a mensagem que quero deixar registrada é a seguinte:

RESPEITE e RECONHEÇA a importância dos METALÚRGICOS, afinal TUDO o que você utiliza e consome no dia a dia, passou ou passa inevitavelmente, diretamente ou indiretamente pelas mãos de um TORNEIRO, portanto:

✰ 13 RESPEITE O TORNEIRO 13 ✰

Entendeu? Caso não, observe atentamente, na sutileza dos detalhes, a imagem que ilustra esse artigo de opinião e reflita sobre o quão importante é para o desenvolvimento de um país, a autonomia e a habilidade de desenvolver, fabricar ou produzir com recursos próprios, fábricas, máquinas, equipamentos, instrumentos, componentes, peças, veículos e implementos.

  E ZÉ FINI

Bertoldo Brecha


COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE

Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
fauzi-mendonca A indústria metalúrgica é o alicerce do desenvolvimento industrial, econômico e social - Revista Manutenção
Fauzi Mendonça
Nome: Fauzi Mendonça
Website: https://www.revistamanutencao.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Engenheiro de Manutenção


   Redes sociais: 
linkedin A indústria metalúrgica é o alicerce do desenvolvimento industrial, econômico e social - Revista Manutenção
 
facebook A indústria metalúrgica é o alicerce do desenvolvimento industrial, econômico e social - Revista Manutenção
 
twitter A indústria metalúrgica é o alicerce do desenvolvimento industrial, econômico e social - Revista Manutenção
 
youtube A indústria metalúrgica é o alicerce do desenvolvimento industrial, econômico e social - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da Engenharia de Manutenção.

Desenvolvedor Web e Webdesigner, é responsável pelo design, layout, diagramação, identidade visual e logomarca da Revista Manutenção.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pós graduado em Engenharia de Manutenção, pela Faculdade Anhanguera de Tecnologia (FAT) de São Bernardo, pós graduando do Curso de Engenharia de Confiabilidade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atua há mais de quinze (15) anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.


Literatura Técnica

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE