(BRUNO) Mas e aí? O que são Soft Skills?
São competências comportamentais do profissional, ou seja, atributos pessoais que envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Podemos dizer que são habilidades particulares, pois nascem de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa.
E as Hard Skills?
Essas já são as chamadas competências técnicas que acrescentamos ao currículo. As Hard Skills são as habilidades que podem ser ensinadas em uma capacitação, como exemplo, o uso de ferramentas e conhecimentos profissionais.
Um detalhe interessante é que o conhecimento técnico (Hard Skills) pode ser transmitido de um profissional para o outro por meio de treinamentos corporativos, já as Soft Skills são difíceis de serem ensinadas. Isso porque Soft Skills estão diretamente relacionadas a hábitos, habilidade social, comportamento e forma de enxergar o ambiente.
É exatamente por isso que muitas empresas recrutam seus talentos mirando nas Soft Skills fortes dos candidatos, já prevendo um treinamento das Hard Skills necessárias para a função.
E quais são a 10 Soft Skills de mais importantes ou almejadas pelo mercado?
Comunicação eficaz
Colaboração / Trabalho em equipe
Relacionamento interpessoal
Equilíbrio emocional / capacidade de trabalhar sob pressão
Flexibilidade / adaptabilidade / resiliência
Liderança
Ética no trabalho
Pensamento criativo
Atitude positiva / proatividade
Gestão do tempo / Organização
Termino o artigo com a frase de um autor desconhecido: “Aqui só o bem entra, aqui só o bem fica!”
Pense grande, e toda máquina a vante!
Texto: Primeira ediçãopublicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
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