Para aplicações dinâmicas, o uso de cabos para movimentos contínuos, tais como os da série Chainflex® da igus®, pode aumentar drasticamente a vida útil e produtividade quando comparados aos cabos tradicionais, que são propensos à falhas como torção, quebra da blindagem/condutor, ou abrasão e/ou separação da capa.
Neste guia, conheça as sete chaves das características de design que podem garantir que um cabo para movimentos contínuos funcionará para sua aplicação por milhões de ciclos, mesmo nos meios mais exigentes.
1 - Elemento central de alívio de tensão
O núcleo central deve ser preenchido com um elemento central de alta qualidade, e de alta resistência à tração para proteger condutores torcidos de cair no centro do cabo.
2 - Estrutura do condutor
O cordão de cobre dos cabos para movimentos contínuos Chainflex® é escolhido de acordo com designers testados e comprovados. Os resultados dos testes do laboratório da igus® indicaram que um cordão condutor de diâmetro médio a fino é preferível. Muitos fabricantes de cabos competidores empregarão um cordão condutor extra fino, que tem a tendência de torcer quando sujeitado a um alto número de ciclos. Usando as descobertas dos testes de cabos de longo prazo, igus® utiliza uma combinação de diâmetro de cordão condutor, comprimento de passo, e direção de passo para alcançar a melhor performance e vida útil, mesmo nas aplicações mais exigentes.
3 - Isolamento do condutor
Materiais de isolamento dentro do cabo devem ser resistentes para aderir um ao outro. O isolamento deve também suportar os fios individuais trançados do condutor. Apenas PVC extrudado sob alta pressão da mais alta qualidade ou materiais de TPE devem ser utilizados.
4 - Núcleo do cabo
Condutores individuais são empacotados em grupos, que são montados juntos em uma única camada ao redor do núcleo do cabo. Este design permite aliviar as forças de compressão sobre as vias causadas pela flexão e/ou torção do cabo. Atenção especial é dada ao comprimento e direção do passo. O interior da capa do cabo também ajudará a manter a integridade do seu núcleo e prover uma superfície contínua à blindagem.
5 - Interior da capa
Uma capa interna extrudada sob pressão deve ser utilizada para cabos sujeitos a movimentos contínuos, em oposição ao embrulho de lã econômico ou preenchimento. Esta capa interna extrudada garante que os condutores isolados são eficientemente guiados, assim como mantém a integridade do núcleo do cabo e provém uma superfície contínua para a blindagem como um todo.
6 - Design da blindagem
Uma blindagem trançada de alta qualidade provém proteção da interferência eletromagnética (EMI) para o cabo. Um ângulo de trança otimizado previne a blindagem dos cordões de quebrar ao longo dos eixos lineares e aumenta a estabilidade de torção. A blindagem tem uma cobertura óptica de aproximadamente 90%, provendo máxima efetividade da blindagem.
7 - Capa externa
O material da capa externa deve ser resistente à radiação UV, abrasão, óleos, e químicos, assim como ser economicamente viável. No entanto, a capa externa de um cabo para aplicações dinâmicas deve ser resistente à abrasão, e permanecer flexível enquanto provém suporte. Para melhores taxas de desgaste e vida útil, a capa externa deve ser extrudada sob pressão. Quando você implementa um cabo para movimentos contínuos projetado com essas normas em mente, você pode aumentar drasticamente a vida útil da sua máquina, e reduzir o risco de paralisação imprevista devido à falhas do cabo.