Não Publicado

No artigo de hoje nós falaremos sobre a mentira mais falada sobre selo mecânico.

Se você trabalha em manutenção, ou você já falou ou você já ouviu alguém falando sobre essa mentira.

A mentira mais falada a respeito de selo mecânico acontece quando o pessoal requisita a substituição de selos mecânicos, por observar vazamento acima do normal.

A frase normalmente utilizada é: "Precisar fazer manutenção na bomba por o selo mecânico está vazando."

Esta frase é mentira porque o selo mecânico vaza o tempo todo e a esse vazamento é dado o nome de "vazamento residual".

Se o selo mecânico vaza o tempo todo, então porque as pessoas dizem que ele está vazando para se referir a situação de operação anormal do selo mecânico?

O motivo é muito simples, a operação normal de um selo mecânico possui um vazamento muito baixo através das suas faces de selagem, como indicado na figura 01. Como existe atrito entre as faces e atrito viscoso, temos a geração de calor.

Adicionar texto alternativoNo alt text provided for this image

Essa geração de calor provoca a evaporação do líquido que está vazando e consequentemente, esse vazamento é imperceptível, ou seja, nós não conseguimos ver a olho nú, mas ele está lá. É por isso, que devemos ter cuidado ao permanecer próximo a equipamentos que operam fluidos perigosos.

Quando o selo mecânico já está danificado, ele passa a ter uma vazamento visível, dando a falsa impressão que ele começou a vazar , o que motiva as pessoas a dizerem que os selos mecânicos estão vazando.

Explicamos em maior detalhe no vídeo "O que é e como funciona o selo mecânico" o princípio de funcionamento do selo mecânico".

Recapitulando, ele possui duas faces extremamente lisas, chamadas de faces de vedação. Uma delas gira com o eixo e a outra permanece estacionária. O fluido operado pelo equipamento entra entre essas faces, separando-as. A esse fluido entre as faces, nós chamamos de fluido de líquido. Acontece que a espessura desse filme de líquido é bem pequena, varia de 2 a 10 micrometro, de tal forma que ainda temos contato dessas faces, por isso atrito de fricção. Por outro lado, o fluido também sofre atrito viscoso devido à sua viscosidade. Esses dois atritos geram calor suficiente para evaporar o líquido, conforme mencionamos anteriormente.

O mais importante, para você que nos lê é: "Fique atento quando estiver próximo de equipamentos que operam fluido perigoso para não sofre nenhum problema."

Mais Artigos...

Última edição

Edições anteriores

Literatura Técnica

<

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE