O embate estimulado entre Mecânica X Elétrica

O embate estimulado entre Mecânica X Elétrica

Existem gestores de empresa que estimulam uma certa rivalidade entre setores para, de forma saudável, criar um clima de competição, que leve esses setores a produzir mais, tentando superar seus "adversários".

Já vi, também, gestores de setor que criam uma competição entre turnos produtivos, o que pode levar o setor todo a bater metas e recordes de produção.

O problema é quando essa rivalidade deixa de ser saudável, colocando setores uns contra os outros ou turnos que brigam entre si.

Pior ainda é quando isso ocorre dentro de um único setor.

Quem fez escola técnica, assim como eu, ou outro tipo de ensino profissionalizante, deve ter participado de eventos esportivos onde rivalizavam Mecânica contra Elétrica.
Normalmente essas são as maiores turmas e a competição é bastante acirrada.

Depois de formados, mecânicos e elétricos vão trabalhar juntos na mesma equipe de manutenção.

O problema é que muitos levam consigo a antiga rivalidade, acham que mecânicos e elétricos continuam sendo inimigos, não são colaborativos e criam uma divisão no setor.

"Mas isso é coisa de recém formados, depois de um tempo eles percebem que estão sendo infantis e mudam naturalmente." - você pode dizer.

O problema é que alguns não mudam e levam essa rivalidade até cargos de chefia.

Já trabalhei em um lugar onde o coordenador da mecânica era brigado com o coordenador da elétrica. Cada um dirigia seu time à sua maneira e não gostava que seus subordinados interagissem com os do outro, quando percebiam que um mecânico estava trabalhando junto com um elétrico iam logo "verificar o que estava acontecendo" e retiravam de lá seus pupilos se a "sua parte" estivesse concluída. Lembrava a Dona Florinda: "Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha!"

O que essas pessoas não percebem é o quanto essa situação é ruim para o setor, o quanto isso atrapalha e atrasa o trabalho da manutenção, chega a ser ridícula a troca de especialidades, sai a elétrica entra a mecânica, sai a mecânica, volta a elétrica, sai de novo, volta...

Se você percebe que seu setor está assim, pare para refletir que, para o gestor da fábrica, não existem problemas de manutenção mecânica ou de manutenção elétrica. Para ele os problemas são de manutenção e não podem existir problemas na manutenção que atrapalhem a resolução.

Se você é gestor de manutenção, promova a união, faça com que todos tenham a visão de que trabalham em um único setor e que a colaboração é fundamental.

Você já viu isso acontecer? Já se sentiu trabalhando em um ambiente de Jogos Vorazes?

Comenta aí! Vamos trocar experiências!

marico-barcala O embate estimulado entre Mecânica X Elétrica - Revista Manutenção
Coordenador de Manutenção

   Redes sociais: 
linkedin O embate estimulado entre Mecânica X Elétrica - Revista Manutenção
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Possui mais de 25 anos de experiência dentro da área de Manutenção Industrial. Já atuou como mecânico, líder, supervisor e coordenador.

Escreve sobre as experiências obtidas em sua trajetória profissional na Manutenção, setor tão amado e tão odiado dentro das indústrias.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Pós-graduado em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção, pela UNIBF, Graduado em Tecnologia Mecânica em Processos de Produção, pela FATEC-SP, Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Federal de São Paulo (atual IFSP). Atua em manutenção desde 1996, já atuou em fábricas de CD e DVD, Industria de embalagens plásticas flexíveis e embalagens plásticas sopradas.
Conhecimentos em usinagem, automação, desenho técnico, pneumática e hidráulica, projetos, montagens. Já atuou como Líder de equipe e gestor de pessoas na maior fabricante latino-americano de embalagens plásticas flexíveis.