Tipos de porcas e suas aplicações
Tipos de porcas e suas aplicações

Tipos de porcas e suas aplicações

As porcas desempenham um papel crucial na fixação de elementos, trabalhando em conjunto com roscas e parafusos. Seu principal propósito é garantir o travamento adequado da rosca do parafuso, evitando o afrouxamento dos elementos. Neste texto, apresentamos uma seleção dos principais tipos de porcas, destacando suas características distintas e as principais aplicações em que são empregadas. Explore as diversas opções disponíveis e descubra como as porcas desempenham um papel fundamental na segurança e estabilidade das montagens.

As porcas são elementos com o objetivo de fixação, associadas a roscas e parafusos. A função das porcas é travar a rosca do parafuso e evitar que o elemento afrouxe. Por isso, nós selecionamos alguns dos principais tipos de porcas, suas características e principais aplicações.

Deixar os fixadores em segundo plano, é bem comum quando se trata de manutenção. A dor de cabeça por conta de uma porca mal apertada pode comprometer toda a operação, por exemplo. 

As porcas são elementos com o objetivo de fixação, associadas a roscas e parafusos. O principal intuito é travar a rosca do parafuso e evitar que o elemento afrouxe.  

Elas são feitas de metal, já sua forma pode ser cilíndrica ou prismática. Hoje encontramos inúmeros tipos para cada aplicação especifica, seja movimento, trepidação, travamento total e outros.  Por isso, nós selecionamos alguns dos principais tipos de porcas, suas características e principais aplicações.

 

Tipos de Porcas

Porca Pall Nut de Segurança

Sua principal função é evitar o afrouxamento por conta de mudanças climáticas (vento, sol, chuva, etc)  ou excesso de vibrações. É bem utilizada em torres elétricas, de telecomunicações. 

Porca Calota

Porca calota

É comum em máquinas e sistemas que necessitam de uma proteção na ponta de suas roscas. 

Há dois tipos de porca calota: modelo padrão e a porca calota alta, que é indicada para a proteção de roscas longas.

Porca Dupla 

Utilizada em caminhões, implementos agrícolas e outros veículos pesados. 

Borboleta

Porca borboleta

Indicada para aplicações que não precisam de grande aperto, já que ele é feito manualmente. É ideal para sistemas de regulagens, principalmente onde tem montagem e desmontagem com certa frequência. 

O uso da porca borboleta ajuda na distribuição da força de aperto das partes montadas, assim diminui as chances de afrouxamento do parafuso ou desgaste prematuro. 

Garra 

Indicada para fixação de encosto e pés em móveis estofados, como poltronas e sofás.  Pode ser comercializada com rosca em milímetros ou em polegadas.

Porca Solda

Utilizam as porcas de solda em chapas finas, onde o acesso é dificultado.

Tecnologias na manutenção: conheça algumas

Porca Sextavada

Porca sextevada

Um dos modelos mais usados no mercado, a porca sextavada é recomendada para fixação de outros tipos de parafusos, como: os franceses e sextavados. 

Além da fixação, também efetua pressão ou deslocamento, como: macaco, usado para levantar carros, já que ela é a peça que movimenta e realiza a elevação pretendida. Ela pode ser usada em barra roscada e haste de metal.

Porca Sextavada Lâmina Trator

Seu uso aparece para fixar estruturas em tratores e equipamentos agrícolas.

Porca Sextavada Cônica

São usadas para a fixação de rodas em linhas automotivas e agrícolas.

Porca Sextavada Flangeada Serrilhada

Indicada para a montagem do cubo traseiro das bicicletas.

Porca Sextavada Flangeada com Nylon

É recomendada para projetos que exigem um nível bem elevado de segurança.

O Nylon está inserido na parte interna da porca, permitindo assim o travamento da fixação, evitando que ela se solte em situações onde existam vibrações.

Castelo sem coroa

Porca Sextavada Flangeada Torque

Esse modelo de porca evita vibrações, oscilações e movimentos naturais de sistemas e outros, melhorando o desempenho da operação. 

Porca Sextavada Torque

Sextavada torque

É empregada para situações em que quer evitar ao máximo vibrações e oscilações nas estruturas. 

Porca Sextavada Esquerda

Esse modelo de porca é usado para roscas, que são rosqueadas para o sentido esquerdo. 

Porca Sextavada Esquerda Cônica

Na maioria das vezes, é colocada para fixar rodas das linhas automotivas e agrícolas.

Porca Meia Lua Elíptica

Utiliza-se para montar camas, cadeiras, beliches e outros móveis.

Porca Castelo Sem Coroa

Porca castelo sem coroa

É aplicada em conjunto com contra-pinos de montagens mecânicas.

Porca Castelo Alta Com Coroa

Para fixação de contra pinos em montagens mecânicas essa porca é a mais recomendada. 

Porca Castelo Baixa Com Coroa

Também é utilizada em conjunto de contrapinos. 

Porca Rápida

Esse modelo se diferencia dos demais, por ser de fácil aplicação além de proporcionar total segurança, já que impede que as peças fixas se movimentam de um local para o outro. 

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.


loading Tipos de porcas e suas aplicações - Revista Manutenção Não há mais arquivos para exibir