Segredinho da manutenção:
"Chama o Chico que isso só ele sabe resolver!"
Se você é gestor de manutenção e já ouviu esse frase, corre!
Corre chamar o Chico! Corre descobrir porque só ele sabe e dividir o conhecimento com o restante da equipe! Treinamento urgente! Elaborar procedimento, instrução de trabalho, LUP, LPP, o que for preciso, mas foge dessa situação!
Quando só uma pessoa sabe é muito ruim. Ruim para a equipe, que se sente menosprezada quando "só serve o Chico", ruim para você, que se o Chico não está disponível naquele momento, precisa fazer "malabarismo" para disponibilizá-lo ou deixar o equipamento parado, ruim para o Chico, que não tem sossego, afinal, como só ele sabe, não pode ter descanso nos finais de semana, horários noturnos, feriados, qualquer momento que o tal equipamento falhar, estão ligando para ele, ou buscando em casa.
Eu já fui o Chico. Até hoje tenho arrepios quando escuto falar que só uma pessoa sabe!
Conhecimento precisa ser dividido, quanto mais as pessoas souberem o que você sabe, melhor para você. Não existe mais aquela coisa de reter conhecimento para garantir sua posição.
Quando você ensina, aprende ainda mais, pois passa a enxergar a situação de outras maneiras e ao responder dúvidas das pessoas, descobre coisas que nem imaginava.
Pode ser que nem todos fiquem tão bons quanto o Chico, pode ser que surjam outros melhores, mas, com certeza, aquele que compartilhou o conhecimento será reconhecido e admirado.
Falo sobre manutenção, mas essa situação é comum em qualquer área.
Busque e compartilhe conhecimento, é sempre o melhor caminho.
Já passou por essa situação? Comenta aí!
#manutencaoeassim