Existem alguns termos utilizados no mundo dos negócios e do marketing, que você provavelmente já ouviu, já utilizou ou quer saber o que significa. Alguns com origem no idioma inglês, mas que são "jargões" de grande peso nesses ambientes corporativos e no dia a dia, pois abrangem conceitos e metodologias que facilitam a tomada de decisões e enriquecem o nosso vocabulário.
Análise SWOT (SWOT Analysis) - Analisa a competitividade de uma organização.
Benchmarking - Processo de avaliação usado para estabelecer metas para melhorias no processo, produtos e serviços, comparando uma empresa com outras que possuem desempenho melhor.
BI - significa Business Intelligence - é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio
Brainstorming - é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, também conhecida como “tempestade de ideias”.
B2B - Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.
Break-even - Em português, 'ponto de equilíbrio', é quando os custos da empresa são iguais às suas receitas.
Budget - significa orçamento, normalmente anual. O processo de planejamento financeiro anual, envolve pelo menos cinco áreas da empresa: marketing, engenharia, logística e/ou produção, vendas, treinamento e finanças.
BSC – Balanced Scorecard - Sistema de medição do desempenho e controle gerencial.
Business Intelligence – ou inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
CEO – Chief Executiver Officer – Diretor executivo, pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização.
Commodities - Produtos primários, geralmente com grande participação no comércio internacional.
CRM - Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) - Permite identificar/entender grupos de clientes e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma mais rentável para ambos.
Cinco S (5s) - Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina.
Coaching - que define um processo de desenvolvimento humano, para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas.
Coach - Profissional que aplica a metodologia do Coaching.
Downsizing - reduzir, encolher, diminuir, cortar, ou seja, visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível.
Design Thinking – facilita pensar e atuar “fora da nossa caixa”, bem como utilizar a criatividade de forma colaborativa para gerar ideias criativas a partir das necessidades reais dos stakeholders.
Empowerment - As empresas que dão mais poder, autonomia e responsabilidades aos seus colaboradores são as que estão mais bem posicionadas para competir.
Eficácia – É fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera.
Eficiência – É operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados.
Endomarketing - Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o colaborador dentro da organização.
Exomarketing - mais ativo e agressivo, melhor aclimatados para conquistar novos clientes, devido a uma busca contínua por preços mais baixos e maior conveniência, tanto em termos de localização quanto de outras instalações.
Holística -Significa todo ou inteiro. Busca entendimento integral dos fenômenos, indo ao contrário da crise de fragmentação atual.
Job rotation – Rodízio de funções promovido entre funcionários, com a finalidade de maximizar o aprendizado e aproveitamento dos mesmos dentro da empresa.
Joint venture - Associação de empresas, definitiva ou não, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
Just-in-time - É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de estoques. Estoque zero - determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata.
Kaizen - Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, mudar para melhor, tanto na área profissional quanto na pessoal.
Key Performance Indicator (KPI) - Avalia o desempenho do negócio (p.ex., taxa de cancelamento de pedidos, taxa de horas de parada de equipamento, fator de capacidade líquida, retorno sobre investimento, custo da mão-de-obra, etc.).
Learning Organization (Organização que aprende) – São empresas gerenciadas de forma transparente, com gestores que divulgam aquilo que sabem, pedem ajuda quando não sabem e facilitam o aprendizado de seus liderados.
Market Share - grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.
Marketing Digital – usar de várias formas pela internet atrair clientes e gerar negócios para uma si próprio.
Inbound Marketing – significa marketing de atração, ao invés de ter anúncios, chamamos a atenção de outras formas.
Marketing de Conteúdo – envolve planejar, produzir e distribuir todo o conteúdo usado na estratégia inbound de uma empresa, além de medir os resultados.
Outbound Marketing – Identificar clientes em potencial e iniciar um diálogo com estes em busca da venda.
CTA – Call to Action – ou À ação, convite para os visitantes de uma página a interagir com o conteúdo.
Funil de Vendas – é uma forma de entender quem está perto de se tornar cliente e tratá-los de acordo com isso.
LEAD – todo cliente em potencial em seu negócio, para um lead se tornar seu cliente é preciso atraí-lo com contéudo de qualidade.
Landing page – é uma página dedicada exclusivamente a uma oferta.
CMO – Chief Marketing Officer – diretor de marketing da empresa, ele coordena todas a decisões tomadas sobre o assunto.
Testes A/B – servem para testar diferentes abordagens e ver o que converte mais em uma página.
CAC - Custo de é um cálculo feito para mostrar quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes.
LTV – Lifetime Value é o valor vitalício do cliente, é uma média total que se pode esperar do cliente até que eles deixem de usar o produto ou serviço.
Link Building – é a prática de colocar links para outros artigos relacionados ao tema de que se está falando.
SEO – Search Engine Optimization – é uma série de técnicas que ajudam no posicionamento das páginas de uma site em portais de pesquisa, como o Google.
CPC – Nessa opção o anunciante paga a cada vez que alguém clica no link.
C.PM – a cada mil vezes que o anúnico é exibido, o anunciante paga.
CPA – significa custo por ação, o anunciante paga somente quando o objetivo final de sua campanha é atingido – uma venda, pedido de orçamento, download de uma material, etc.
Smarketing – Vendarketing – é a união entre equipes de vendas e marketing de uma empresa para conseguir melhores resultados.
UX – significa experiência do usuário - é rabalhar para ter um site fácil de navegar para conquistar clientes exigentes que já são experientes em utilizar sites para compras e fidelizá-los.
Marketing Viral – é usado para falar daquelas campanhas que se espalham tão rápido como um vírus.
Growth Hack – significa Marketing de Guerrilha – é usar uma estratégia rápida para atingir resultados, muitas vezes viralizando nas redes sociais.
Algoritmo – é uma sequência de instruções para que um computador possa realizar alguma função. O Google usa um algoritmo para determinar os resultados de buscas na internet.
Geomarketing – é usar a conectividade e o GPS smartphones para poder entrar em contato com um consumidor que esteja no lugar certo e na hora certa.
Tráfego Pago – é quando a empresa paga para exibir seus interesses em outro site ou meio de comunicação utilizando o fluxo de visitantes, tais como Google Adwords e promoção de posts no Facebook.
Tráfego orgânico – é quando o fluxo de visitantes chegam no seu site sem a necessidade de pagar a terceiros a divulgação.
Backlink – é um link posicionado com estratégia ou orgânica que aponta para uma página de destino.
Mídia Paga – engloba todos os canais de comunicação, utilizando, banners, outdoors, flyers, comerciais de rádio e TV.
Branding – é a gestão de uma marca, onde o consumidor percebe a interação com produtos e serviços e canais de comunicação de um negócio.
Mindset – é um modelo mental predominante, que é responsável pela maneira como o individuo compreende, enxerga e julga tudo o que acontece em sua vida, motivando suas decisões e atitudes norteando sua vida.
Compliance – é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares de uma empresa.
Facilities – é a aplicação de mão-de-obra especializada e dedicada à serviços dentro de uma empresa.
Networking - indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.
Startups - é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas.
Webinar – é um formato de conteúdo em vídeo que se assemelha a palestras e apresentações, mas online. Eles são utilizados para gerar leads pois apresentam altos índices de engajamento.
E assim a cada dia surgem novos termos nesse cenário devido a globalização e os engajamentos das mídias sociais.
Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup} |
Imagens ilustrativas disponibilizada por Freepik sob licença grátis com atribuição