O IoTCrimes.com patrocinado pela Pwnie Express, fornece aos executivos de negócios e tecnologia, principais responsáveis pela segurança da informação (CISOs), equipes de segurança de TI e a comunidade cibernética, um diário trimestral de atividades notorias da atividade hacker, brechas e violações na Internet das Coisas (IoT), além das últimas inovações destinadas a frustrar tais crimes.
Diário da Internet das Coisas (IoT)
As ameaças cibernéticas estão evoluindo a partir da segmentação para prejudicar computadores, redes, smartphones, carros, ferrovias, aviões, redes elétricas e qualquer coisa com batimentos cardíacos ou pulso eletrônico.
Quais coisas estão sendo hackeadas hoje? PCs, laptops, tablets, smartphones, dispositivos médicos, aparelhos de cozinha, termostatos, TVs, relógios de pulso, coleiras de animais de estimação, webcams, dentre outras coisas.
A primeira edição de nosso Diário da Internet das Coisas esclarece um potencial apocalipse no futuro das coisas, e as inovações que podem impedir que isso aconteça.
Um futuro em que todas as coisas são hackeáveis?
Todos os dispositivos da Internet de Coisas (IoT) correm o risco de roubo, dano ou destruição.
As ameaças cibernéticas estão evoluindo a partir da segmentação para prejudicar computadores, redes, smartphones, carros, ferrovias, aviões, redes elétricas e qualquer coisa com batimentos cardíacos ou pulso eletrônico.
Quais coisas estão sendo hackeadas hoje? PCs, laptops, tablets, smartphones, dispositivos médicos, aparelhos de cozinha, termostatos, TVs, relógios de pulso, coleiras de animais de estimação, webcams, dentre outras coisas.
A primeira edição de nosso Diário da Internet das Coisas esclarece um potencial apocalipse no futuro das coisas, e as inovações que podem impedir que isso aconteça.
Internet das Coisas Perigosas (IoDT) é mais adequado
Internet das Coisas Perigosas: DVRs, ursinhos de pelúcia, robôs industriais, webcams e mais.
"The Big Data Bang" é um mundo de Internet das Coisas que explodirá à partir de 2 bilhões de objetos (dispositivos inteligentes que se comunicam sem fio) em 2006 para uma projeção de 200 bilhões até 2020 , de acordo com a Intel.
O Gartner prevê que mais de meio bilhão de dispositivos portáteis serão vendidos em todo o mundo em 2021, acima de cerca de 310 milhões em 2017. Os usáveis incluem relógios inteligentes, monitores acoplados na cabeça, câmeras fixadas no corpo, fones de ouvido Bluetooth e monitores de ginástica.
A ABI prevê que mais de 20 milhões de carros conectados serão importados para os Estados Unidos com tecnologia de segurança baseada em software embarcado até 2020, e o provedor espanhol de telecomunicações Telefonica afirma que até 2020, 90% dos carros estarão online, em comparação com apenas 2% em 2012.
Centenas de milhares e, possivelmente, milhões de pessoas podem ser pirateadas agora através de Dispositivos Médicos Implantáveis (DMIs) sem fio conectados e monitorados digitalmente, que incluem Cardioversores Desfibriladores Implantáveis (CDIs), Marcapassos Cardíacos Implantáveis (MCIs), Neuroestimuladores do Cérebro Profundo, bombas de insulina, aparelhos auditivos e mais.
Isso desencadeia todo o crescimento da Internet das Coisas, da atividade hacker e no mais recente Diário da Internet das Coisas (IoT): Histórico tecnológico e criminal de 2017.
Os dispositivos IoT são armas de ruptura em massa?
Casas completamente vulneráveis estão sendo alimentadas por dispositivos da Internet das CoisasBrad Casey
5 de Julho. A Xiaomi e a Nokia estão juntando-se para desenvolver vários complementos de smartphones que incluirão funcionalidades da Internet das Coisas.
6 de Julho. De acordo com o relatório da Satellite Business News, Dish Network e Amazon estão negociando um esforço conjunto para criar uma Internet sem fio de Coisas . As conversas ainda estão engatinhando, mas alguns dentro da indústria prevêem um enorme esforço no futuro.
10 de julho. Em termos de saúde dentro das áreas rurais, a Internet das Coisas pode revelar-se revolucionária, pois permitirá que os provedores de saúde localizados remotamente façam disgnósticos de pessoas que utilizam dispositivos inteligentes.
10 de Julho. Se alguém estiver interessado em investir em ações que envolvam Internet das Coisas, pode ser bem servido ao investir nestas 3 ações.
11 de Julho. Empresa de software empresarial, SAP, forma parceria com a empresa de energia Centrica . A parceria é um esforço para fornecer conectividade Centrica através da Internet das coisas.
11 de julho. Enquanto a Internet das coisas está resultando em quantidades significativas de inovação, pode ser que alguns parem e pensem sobre o risco envolvido com a incorporação do IoT no cotidiano, especialmente em termos de informações de saúde.
12 de Julho. Controle de pragas conta com aplicação inovadora para dispositivos da Internet das Coisas. Entre os métodos utilizados para esta aplicação está a armadilha de rato inteligente e o controle integrado de pragas.
12 de Julho. A plataforma conhecida como IBM Watson da Internet das Coisas foi nomeada líder no mercado IDC . O Watson é usado em 6 continentes por milhares de clientes.
14 de Julho. Especula-se no setor imobiliário que a Internet das coisas está prestes a criar uma grande ruptura no mercado imobiliário corporativo. De acordo com alguns, muitos edifícios poderão relatar dados sobre sua saúde estrutural e disponibilizar esses dados em linha.
17 de Julho. Uma indústria que lucra com a proliferação da Internet das Coisas é a indústria de chips. Conseqüentemente, a Intel, maior empresa fabricante de semicondutores do mundo, consegue obter importantes benefícios financeiros.
17 de Julho. O FBI emitiu um aviso contra brinquedos conectados à Internet das Coisas. De acordo com a polícia, muitos brinquedos conectados à Internet estão indiretamente espionando crianças através do reconhecimento de voz.
18 de Julho. Pesquisadores de segurança encontraram um bug que poderia ser usado para explorar milhares de dispositivos com câmera de segurança embutida na Internet das Coisas ao redor do mundo. A vulnerabilidade pode permitir o acesso raiz dos indivíduos nefastos aos referidos dispositivos.
18 de Julho. A Comcast anunciou que planeja implantar um rede de Internet de Coisas em 12 cidades diferentes. A rede irá cobrir cerca de 50% de cada cidade.
18 de Julho. O Grupo de Interesse Especial Bluetooth anuncia a chegada da rede de malha Bluetooth. Esta nova rede permitirá que os dispositivos Bluetooth se comuniquem com vários outros dispositivos Bluetooth simultaneamente.
24 de Julho. Policiais estão alertando todos os dias, para que os consumidores tenham cuidado ao comprar dispositivos domésticos para a Internet das Coisas. Isso está acontecendo porque um relatório indicou que as agências de espionagem britânicas, em conjunto com a CIA, transformaram vários dispositivos Samsung em dispositivos de teste.
31 de Julho. A plataforma de Internet das Coisas da Samsung, a Artik Cloud , permitiu a Samsung monetizar vários dispositivos IoT. O Artik Cloud permite que os fabricantes ofereçam suporte para aplicativos e dispositivos de terceiros.
2 de agosto. Dois senadores introduziram legislação que teoricamente ajudaria a proteger a Internet das Coisas. A lei estabeleceria padrões mínimos de segurança para fornecedores que tentassem vender dispositivos IoT para o governo dos Estados Unidos.
7 de agosto. De acordo com Maciej Kranz, muitas empresas que tentam incorporar da Internet das Coisass em seus ambientes consideram seus esforços fracassados. Aqueles que encontraram sucesso deram alguns passos muito deliberados.
14 de agosto. À medida que as casas ficam mais inteligentes por meio de dispositivos inteligentes, são oferecidos muitos recursos à família. No entanto, pensamos em todas as ramificações da casa inteligente.
16 de agosto. Muitos dentro do setor de segurança consideram que os dispositivos médicos da Internet das Coisas são um dos principais vetores de ataques que os profissionais de segurança devem considerar minuciosamente. O principal culpado parecem ser dispositivos legados com sistemas operacionais datados.
22 de agosto. A cidade de Buffalo junta-se a uma crescente lista de municípios que incorporam uma rede de Internet das Coisas em toda a cidade . A rede é o resultado de uma parceria entre a Sigfox e a Universidade de Buffalo.
22 de agosto. De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey & Company, muitos executivos corporativos incorporaram a Internet das Coisas em seus roteiros estratégicos, mas muitos não sabem como continuar.
25 de agosto. A VMware e a ADLINK Technology se juntam para desenvolver uma solução de ponta a ponta que tornará a tecnologia da Internet das Coisas mais rápida e eficiente.
27 de agosto. Segundo Janakiram MSV A Internet Industrial das Coisas (IIoT) fez grandes avanços em várias indústrias, inclusive do setor automotivo e saúde. No entanto, um pesquisador diz que o verdadeiro poder do IIoT não será explorado até que o Aprendizado das Máquinas se torne mais avançado.
30 de agosto. De acordo com Gordon Wishon o CIO da Universidade Estadual do Arizona, a implementação da Internet das Coisas no nível do campus fornece uma grande visão sobre o que se pode antecipar em um nível mais macro.
31 de agosto. Com um toque interessante na Internet das Coisas, a Oracle equipou a Mitsubishi, para não criar um automóvel inteligente, mas para criar uma plataforma que auxilie na fabricação inteligente.
31 de agosto. A Internet das Coisas pode revolucionar a forma como cuidamos dos idosos, segundo Philip Regenie da indústria da vida assistida. Grande parte da tecnologia atualmente utilizada, como por exemplo os marcapassos, permitirão diagnósticos remotos, o que aumentará a velocidade e a eficácia dos tratamentos.
31 de agosto. A Vodafone, empresa britânica de telecomunicações, implementou os estágios iniciais de uma rede de Internet de banda estreita na Irlanda . O objetivo final é vincular milhões de dispositivos que requerem baixas quantidades de throughput, como espaços de estacionamento e lixeiras.
1 de setembro. A Oracle decide infundir a plataforma IoT Cloud com inteligência artificial que poderá fornecer informações comerciais mais detalhadas. Os serviços que estarão disponíveis, permitirão às empresas uma maior visibilidade na cadeia de suprimentos, comenta Michael Moore.
1 de setembro. A pesquisadora Shira Caldie, dá sugestões sobre como proteger dispositivos na Internet das Coisas. Ela lista coisas como alterar senhas padrão e senhas fracas e implementar chaves e certificados de criptografia.
5 de setembro. Para ver o crescimento máximo dentro da indústria de Internet das Coisas, devem ser utilizadas as ópticas de ponta. O pesquisador Ritesh Mehta, debate a vantagem das fibras ópticas sobre as câmeras.
6 de setembro. A empresa Indiana estatizada, Bharat Sanchar Nigam Limited conclui um acordo com a Coriant, com sede nos EUA, para estabelecer as bases de uma rede celular 5G em combinação com uma nova rede de Internet das Coisas .
7 de setembro. O pesquisador Chris Neiger, enumera alguns fatos sobre a indústria da Internet das Coisas. A lista feita comprova que o tamanho do mercado IoT é medido em trilhões.
11 de setembro. A T-Mobile planeja lançar sua rede de banda estreita, para Internet das Coisas até meados de 2018. O objetivo final é ajudar os clientes da IoT a colocar seus produtos no mercado mais rapidamente.
11 de setembro. A Internet das Coisas pode ajudar os Estados Unidos a liberar o seu pleno potencial de fabricação, já que muitos pesquisadores do governo, da academia e da indústria privada estão examinando maneiras de implementar o IoT.
11 de setembro. O mercado de Internet das Coisas na China cresceu em mais de US $ 140 bilhões. Muitos dentro da indústria de computação esperam que a China seja um líder global na indústria da IoT.
12 de setembro. A Frost & Sullivan concede um prêmio à DigiCert por seus esforços amplamente aclamados na proteção de dispositivos das Internet das Coisas. A DigiCert é líder no fornecimento de soluções de autenticação e criptografia.
12 de setembro. A indústria de Internet Industrial das Coisas (IIoT) está se tornando cada vez mais dependente de aplicativos móveis. Por exemplo, os aplicativos de teleconferência em vídeo permitem que indivíduos localizados remotamente monitorem áreas perigosas.
12 de setembro. De acordo com Cory Gardner, senadora dos EUA, os dispositivos da Internet das Coisas podem representar um risco de segurança nacional, pois cada dispositivo pode ser usado como uma "arma de ruptura em massa".
14 de setembro. A Câmara de Comércio de Atlanta está tentando fazer de Atlanta um centro para a tecnologia da Internet das Coisas. Eles implementaram uma força-tarefa cuja missão é recrutar as startups de IoT.
15 de setembro. De acordo com Aruna Sundararajan, uma burocrata do governo indiano, a indústria da Internet das Coisas resultará em aproximadamente 10 a 15 milhões de empregos na ìndia nos próximos anos. A maior parte desses trabalhos serão criados pelas startups.
19 de setembro. Com o intuito de proteger melhor os dispositivos da Internet das Coisas, o Trusted IoT Alliance foi criado com o objetivo de padronizar um protocolo blockchain. Entre as empresas envolvidas na Aliança estão isco, Gemalto e US Bank.
20 de setembro. A principal empresa de higiene, a Essity, se unirá à Microsoft para melhor comercializar seus produtos de higiene e saúde aos clientes da Internet das Coisas. A Essity aproveitará a plataforma Azure da Microsoft.
21 de setembro. A idiotice das coisas? Especialista observa como fornecedores diferentes podem utilizar a tecnologia proprietária da Internet das Coisas para criar armadilhas para que os consumidores utilizem exclusivamente seus produtos.
25 de setembro. A SPYRUS, Inc. anunciou uma parceria com a Microsoft que resultará em dispositivos IOT mais seguros, uma vez que o SPYRUS irá auxiliar nos mecanismos de criptografia e autenticação.
26 de setembro. Devido aos problemas de vida útil da bateria, inerentes aos dispositivos da Internet das Coisas, o Cypress Semiconductor implementou uma solução e anunciou um novo chip que fornece dispositivos IoT portáteis com conectividade Bluetooth e Wi-Fi de baixa potência.
Brad Casey is a freelancer writing about any and all things IT and cybersecurity related.
© 2016-2017 Cybersecurity Ventures. Todos os direitos reservados. A Lei federal dos Estados Unidos proíbe a reprodução não autorizada deste relatório, por qualquer meio, e impõe multas de até $ 150,000 por violações. É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer forma ou meio sem autorização expressa por escrito da Cybersecurity Ventures.
Tradução com pequenas adaptações realizada pela redação da Revista Manutenção com autorização expressa de Steve Morgan, fundador e editor-chefe da CYBERSECURITY VENTURES, que é uma empresa que atua desde 1999 fornecendo dados do mercado econômico, insights e previsões inovadoras para uma audiência global de CIOs e executivos de TI, CSOs e CISOs, profissionais de segurança da informação, fundadores e CEOs de empresas de segurança cibernética, capitalistas de risco, investidores corporativos, executivos de negócios e finanças, profissionais de RH e líderes governamentais de defesa cibernética.
Com sede em Menlo Park no Estado da Califórnia, ou seja no Vale do silício, e filial em Long Island no Estado de New York, a CyberSecurity Ventures é parceira oficial de pesquisa para a cúpula anual Cyber Investing, realizada em Wall Street na Bolsa de Valores de Nova York.
Texto: Tradução publicada na Revista Manutenção sob Copyright | © 2016-2017 | {japopup type="ajax" content="https://www.copyright.gov/title17/title17.pdf" width="800" height="600"}{/japopup} |
Calendário 2017 disponibilizada por Freepik sob licença gratuita com atribuiçãomanutenção