A Energia Eólica é a transformação da energia cinética do vento em energia útil. Há mais de 3.000 anos o homem conhece a energia eólica, onde começou pelos cata-ventos, moinhos que moinha os grãos e bombeavam água. Na década de 70 esse tipo de captação passou a ser uma alternativa devido a crise do petróleo.
No Brasil temos parques eólicos (coleção de turbinas no mesmo local), já nos EUA existe a maior turbina eólica do mundo, com 20 andares cujas lâminas possuem comprimento de um estado de futebol, enquanto a Espanha domina essa tecnologia, tanto que desenvolveram recentemente turbinas eólicas sem pás.
Vantagens: dependendo do tamanho da turbina, pode-se abastecer umas 600 residências, o custo em relação a outras opções de energias é reduzido.
Desvantagens: o alto custo para instalação.
A torre eólica é composta por:
Anemômetro => verifica a intensidade e a velocidade do vento funcionando de dez em dez minutos.
Biruta (sensor de direção) => capta a direção do vento.
Pás (hélices ou lâminas) => captam o vento em toda sua potência levando-o até o centro do motor.
Gerador => converte energia mecânica em energia elétrica.
Mecanismo de Controle => adequa potência da velocidade do vento.
Caixa de Multiplicação (transmissão) => transmite energia mecânica do eixo do rotor ao eixo gerador.
Rotor => transmite a rotação das pás para o gerador.
Nacele => compartimento instalado na torre contendo (caixa multiplicadora, freios, embreagem, mancais, controle eletrônico e sistema hidráulico).
Torre => elemento que sustenta o rotor e a nacele para o funcionamento eólico.
MANUTENÇÃO NAS TORRES EÓLICAS
O profissional precisa ter um curso de segurança em altura (alpinismo industrial), ter conhecimento em aerogeradores etc.
A manutenção das torres são feitas em 4 etapas:
Preventiva => fazer inspeções dos aerogeradores e troca de peças;
Curativa => analisar pequenos problemas e já resolvê-los.
Sistemática => fazer uma analise sobre as torres e a programação de paralisão dos equipamentos nos parques eólicos.
Condicionada => como existem softwares que tem sensores que emitem informações sobre as torres ao painel de de sistema, isso possibilita uma manutenção rápida de diversas peças, aumentando a longevidade dos equipamentos, reduzindo assim os custos de manutenção.
A Energia eólica é uma grande fonte de energia renovável, embora não signifique que seu impacto ambiental seja nulo; mas é muito importante saber que não emite gases poluentes e não gera resíduos tornando-se assim uma opção para a geração de energia limpa em todo mundo.
Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | {japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup} |
Eólico disponibilizada por Freepik sob licença grátis com atribuição