(via BRLUX) Trabalhar em perfeitas condições de luz é fundamental para que qualquer serviço seja produtivo e sadio. Da mesma forma, a iluminação também contribui para a segurança de todas as pessoas que transitam pelo local. No caso da iluminação portuária, esses requisitos são ainda mais importantes. Afinal, a iluminação para porto deve considerar todas as peculiaridades desse lugar. Por exemplo, a periculosidade do trabalho que ali é exercido, considerando a forte atividade naval e a logística de contêineres, assim como o trânsito de máquinas, veículos e trabalhadores. Além do fato de que em um porto a atividade acontece 24 horas por dia e sob influência das mais variadas condições climáticas. Portanto, todo o projeto de iluminação portuária deve ser desenvolvido com o máximo de cuidado possível, atendendo todas as exigências legais e concedendo as condições necessárias para que o porto funcione de forma segura e plena.
O QUE CONSIDERAR NO PROJETO DE ILUMINAÇÃO PORTUÁRIA
Já que nesse lugar a atividade acontece de forma ininterrupta, é necessário que a iluminação para porto fluvial seja pensada para dar segurança 24 horas por dia. Para nortear esse projeto, é importante se atentar às normas internacionais de segurança. Dentre esses regulamentos, destaque para o ISPS Code, Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias ou International Ship and Port Facility Security Code, e o Plano de Segurança Público Portuária (PSPP).
A Norma Regulamentadora NR29 – Segurança e Saúde no Trabalho Portuário, também estipula algumas regras de iluminação para terminal portuário que devem ser seguidas. Por exemplo, as iluminâncias mínimas nas áreas do complexo para melhor execução das atividades e segurança de trabalhadores e pessoas que passem pelo lugar.
O sistema de iluminação para porto marítimo deve:
• Ser compatível com a segurança e o trabalho exercido nas instalações;
• Dar perfeitas condições para a movimentação e armazenagem dos mais diversos tipos de cargas;
• Atender as normas nacionais e internacionais de segurança e trabalho;
• Cobrir todas as instalações e ruas do porto marítimo como docas, estacionamento, silos, píer, pátios, etc.
BENEFÍCIOS E VANTAGENS DAS LUMINÁRIAS LED PARA TERMINAL PORTUÁRIO
Considerando esses critérios, é importante selecionar luminárias eficientes para a composição do projeto de iluminação portuária. Nesse aspecto, as luminárias LED para porto são as mais indicadas por apresentarem a melhor relação custo-benefício, durabilidade, eficiência energética e qualidade de iluminação. Por se tratar de um lugar com ampla metragem e diversos espaços com características diferentes, é necessária uma grande quantidade de lâmpadas para atender às condições de luz previstas pelas normas. A vantagem de investir em luminárias LED para porto marítimo reside no fato de a luminária LED apresentar uma vida útil maior em relação às luminárias comuns, assim como uma economia de até 80% no consumo de energia elétrica e uma eficiência luminotécnica maior. Portanto, gerando uma economia por necessitar de menos luminárias para atingir o grau de iluminação adequado, assim como uma redução nos custos com manutenção e despesas de luz de toda a instalação. Dessa forma, é possível afirmar que as luminárias LED são a melhor opção para iluminação portuária, uma vez que atendem a todos os requisitos e especificidades de um projeto de iluminação para porto marítimo, de maneira mais eficaz e com melhor custo-benefício.
via BRLUX
Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
{japopup type="ajax" content="http://www.revistamanutencao.com.br/licenca/by-sa.html" width="800" height="600"}{/japopup} |
Fotos disponibilizada por BRLUX sob copyright